Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de março de 2010

Diálise Peritoneal Cíclica Contínua (CCPD)

DIÁLISE PERITONEAL CÍCLICA CONTÍNUA (CCPD)



O que é CCPD?
A Diálise Peritoneal Cíclica Contínua ou CCPD é outra forma de diálise, na qual também se usa o peritôneo como membrana dialisante. A diferença está em que na CCPD se usa uma máquina para efetuar as trocas de dialisato automaticamente.
Normalmente, esse procedimento dura uma hora e meia e pode ser feito a noite, enquanto o paciente dorme.



O que é fístula?
A fístula é um acesso vascular por onde deverá ser realizada a hemodiálise. Esse acesso é formado na ligação entre uma artéria e uma veia do antebraço, feita através de uma pequena cirurgia. A alteração do fluxo faz com que a veia se torne mais larga e resistente, permitindo um fluxo de sangue mais rápido. Esta ligação permitirá a colocação de duas agulhas, uma por onde o sangue sairá para o dialisador e outra pela qual o sangue filtrado será devolvido para a pessoa.


Quais os cuidados que devem ser tomados com a fístula?
O braço da fístula deve ser lavado com água e sabonete e conservado sempre bem limpo. Esses cuidados evitarão uma infecção que poderia inutilizar a fístula. Qualquer sinal de inchaço ou vermelhidão deve ser comunicado imediatamente ao médico ou a enfermeira. Fazer exercícios com a mão e o braço onde está localizada a fístula, faz com que os músculos do braço ajudem no fortalecimento da fístula. Deve-se evitar carregar pesos ou dormir sobre o braço onde está a fístula, pois a pressão sobre ela pode interromper o fluxo de sangue.


O que é cateter?
O cateter é um tubo de plástico estreito que é inserido em uma veia larga do pescoço, e pelo qual será feita a retirada e a devolução do sangue durante a hemodiálise.
Geralmente este tipo de acesso é temporário, mas, algumas vezes, é usado para um tratamento mais longo.



Quando se deve começar o tratamento dialítico?
Recomenda-se iniciar a diálise assim que a função renal estiver deteriorada (restando entre 15-25% de função) e quando a melhora já não é possível através de tratamentos habituais. Este grau de insuficiência renal crônica se manifesta habitualmente com os sinais e sintomas descritos acima e com manifestações mais graves, como derrame pericárdico e evidência de desnutrição grave.



É importante que se inicie o tratamento dialítico em boas condições clínicas, ou seja, antes destas manifestações descritas estarem presentes. Para isto, o nefrologista deve fazer um rigoroso acompanhamento clínico, bem como a avaliação laboratorial freqüente (principalmente dos valores séricos de uréia e de creatinina).



Dr. M.C. RiellaMédico Nefrologista - CRM 2370 PRFonte: http://www.pro-renal.org.br/renal_02.php

3 comentários:

  1. Eu sou o José Manuel Carreiro
    irc em hemodiálise á 29 anos,e montes de historias para contar, tenho uma linda fistula, nunca é demais toda a informaçâo que possa ajudar,sou da ilha de S. Miguel Açores, PORTUGAL
    Mais informe-lhe que foi publicado um livro com testemunhos de irc

    ResponderExcluir
  2. Para qualquer contato:
    carreirohd@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. OBRIGADA JOSÉ MIGUEL, PELO SEU COMENTÁRIO. GOSTARIA MUITO DE SABER MAIS VOU TE PASSAR O E-MAIL PARA COMUNICARMOS. SEI O QUANTO É DIFÍCIL POIS, ACOMPANHEI MEU PAI POR QUASE 09 ANOS E SOFRI MAIS QUE ELE PORQUE MEU SIM ERA O NÃO MEU SORRISO ERAM MINHAS LÁGRIMAS. MAS, GRAÇAS À DEUS NÃO ME ARRENPENDO DE TER PARADO A MIM VIDA PARA OLHAR POR ELE FARIA TUDO OUTRA VEZ SINTO MUITA SAUDADES POR QUE TEM APENAS 10 MESES QUE ELE PARTIU PRINCIPAL DE COLOCÁ-LO DE CASTIGO (kkkk). Segue o e-mail: reccomecar@yahoo.com.br,
    obrigada pela visita.abs,
    Carla

    ResponderExcluir

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla