Powered By Blogger

sexta-feira, 12 de março de 2010

Diálise Peritoneal

DIÁLISE PERITONEAL



O que é diálise peritoneal?


A diálise peritoneal ou CAPD - Diálise Ambulatorial Peritoneal Contínua - é outro procedimento que substitui o trabalho dos rins. Do mesmo modo que a hemodiálise, retira o excesso de água e substâncias químicas que deveriam ser eliminadas pela urina. O procedimento, porém, é diferente.



Como funciona a diálise peritoneal?


Este tipo de diálise usa o revestimento do abdome para filtrar o sangue. Esse revestimento é chamado de membrana peritoneal. Uma solução purificadora, chamada dialisato, flui por um tubo especial para o abdome. Líquido, resíduos e substâncias químicas passam de minúsculos vasos de sangue da membrana peritoneal para o dialisato. Depois de várias horas, o dialisato é escoado do abdome e leva os resíduos do sangue com ele. A seguir, o dialisato fresco é colocado no abdome e o processo de limpeza recomeça.


Esse procedimento é realizado quatro ou cinco vezes por dia e pode ser feito pelo próprio paciente em casa. Enquanto o dialisato está na cavidade peritoneal, o paciente pode exercer outras atividades, como trabalhar e estudar.


Dr. M.C. RiellaMédico Nefrologista - CRM 2370 PRFonte: http://www.pro-renal.org.br/renal_02.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla