Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Diabetes e os Rins




Diabetes e os Rins




O mau controle do diabetes, seja ele do tipo 1 ou 2, é a principal causa de insuficiência renal em todo o mundo. Para se ter uma idéia, de 40% a 50% dos pacientes submetidos atualmente à diálise* apresentam nefropatia* diabética.
Uma das funções dos rins é impedir que substâncias importantes para o organismo sejam eliminadas pela urina, dentre elas, a
albumina*, um tipo de proteína do sangue. Por essa razão, uma das maneiras mais características de se detectar o quanto os níveis excessivos de glicose estão afetando os rins é verificar se está ocorrendo uma perda inesperada de albumina na urina, mesmo que em pequenas quantidades. É a chamada microalbuminúria*. Quando esta microalbuminúria* for percebida, é hora de intensificar o controle da glicemia.
A presença de microalbuminúria também pode ser um sinal de que importantes vasos sanguíneos estão sendo afetados, principalmente os que irrigam o coração e o cérebro, aumentando as chances de infartos e derrames.

* Mais informações no blog sobre diálise, nefropatia, albumina,etc.



Nefropatia

A nefropatia é o termo médico para a lesão dos rins. O diabetes mal controlado pode levar, a longo prazo, à lesão renal grave. Caso a lesão atinja um estágio em que os rins já não funcionam mais adequadamente, a diálise (utilização de uma máquina para filtrar o sangue) ou o transplante do rim podem ser necessários.



Albumina


Proteína sintetizada no fígado. Representa 60% do total de proteínas do plasma e serve como transportadora de várias substâncias.


Microalbuminúria


Muitos diabéticos apresentam perda de albumina em pequenas quantidades pela urina antes de desenvolverem uma proteinúria persistente. A microalbuminúria é um sinal de que o diabético poderá vir a apresentar uma nefropatia. Os valores podem variar dependendo do laboratório, mas considera-se uma excreção de albumina de 20 a 200µg/minuto como definição de microalbuminúria.
abs,
Carla

Fonte: extraído do site:www.diabetesnoscuidamos.com.br
http://www.diabetesnoscuidamos.com.br/diabetes.aspx?id=30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla