Powered By Blogger

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Saiba Como Comprar Alimentos.


Você pode procurar ajuda de um nutricionista para um cardápio balanceado e saudável, e adequado para o seu estilo de vida.

Leia o Rótulo dos Alimentos.

A leitura dos rótulos faz com que o diabético escolha os produtos mais indicados para manter sua glicemia bem controlada. Além do prazo de validade, é importante verificar o quadro de informação nutricional e a lista de ingredientes. Deve-se prestar atenção especial aos carboidratos (tipo e quantidade), gorduras, colesterol, sódio e fibras.

Carboidratos

É importante identificar os açúcares na lista de ingredientes. Sacarose, açúcar invertido, açúcar mascavo, dextrose, glicose, maltose, melado, mel e xarope de milho são alguns tipos de açúcar que podem ser encontrados na composição de alguns produtos e por isso, devem ser consumidos com orientação de nutricionista.

Quando o produto apresentar modificação no teor de carboidratos, o rótulo deve informar, além da quantidade de carboidratos totais, a quantidade de cada constituinte, por exemplo: açúcares, polióis, amido, polidextroses e outros carboidratos.

Gordura

Alguns produtos “diet” que não apresentam açúcar em sua composição podem ser ricos em gorduras. O chocolate “diet” é um bom exemplo disso. Dê preferência para aqueles alimentos onde gorduras insaturadas estão num volume maior que as saturadas.

Fibras

É importante que o alimento tenha uma boa quantidade de fibras. Os alimentos integrais sempre apresentam um volume maior de fibras. O consumo de fibras é normalmente muito abaixo da recomendação que é de 25g por dia. Portanto é importante o consumo de alimentos ricos em fibras que ajudam a retardar a entrada de açúcar no sangue, além de melhorar o trânsito intestinal.

Sódio (sal)

Apesar do sódio não afetar os níveis de glicose no sangue, a ingestão habitual deste nutriente é superior às necessidades do organismo. Sendo assim, é importante evitar os produtos com alto teor de sódio, como alguns alimentos enlatados e os embutidos. Os pacientes diabéticos com hipertensão devem estar ainda mais atentos à quantidade de sódio nos produtos.

Atenção a Estes Termos:

Sem açúcar: significa que o produto não contém açúcar na composição do produto.
Isento de açúcar: termo similar a “sem açúcar” – significa que não há presença de açúcar na composição do produto.



Sem adição de açúcar: significa que não foi adicionado açúcar na formulação do produto, mas o produto pode conter açúcar de algum ingrediente. Ex: geléia “diet” – não foi acrescentado açúcar mas contém o açúcar da própria fruta.
Redução de açúcar: significa que o açúcar foi diminuído, mas não excluído do produto.



Edulcorante: é a matéria prima do adoçante que é produto final. Adoçante é aquilo que usamos para adoçar o cafezinho, que é composto de edulcorantes como: ciclamato, sacarina, aspartame e sucralose por exemplo. Estes são edulcorantes usados como ingredientes para fazer produtos dietéticos, entre eles o adoçante de mesa.



Polióis: são álcoois, muito usados em produtos dietéticos para dar corpo (volume) e adoçar. Os mais encontrados no mercado são: manitol, sorbitol, isomaltose e xilitol. Eles são absorvidos parcialmente e mais lentamente que a sacarose.



Amido: é a forma de armazenamento da glicose de uma planta. É um carboidrato complexo, compostos constituídos de longos fios de unidades de glicose. Depois do cozimento, o amido é altamente digerível pelos seres humanos. O amido cru muitas vezes resiste à digestão.



Dextrose: nome alternativo para a glicose, é o açúcar encontrado naturalmente em frutas e no sangue humano e animal.

“Diet e Light”

Muitos portadores de diabetes acreditam que podem consumir qualquer produto “diet” e que basta estarem atentos apenas aos produtos “light”, pensando que estes podem apresentar açúcar na sua composição. Porém, nem todo produto “diet” é destinado a quem tem diabetes e alguns produtos “light” que não apresentam açúcar podem ser utilizados. Portanto verifique bem:

“Diet” é todo produto no qual houve eliminação de um determinado nutriente que pode ser colesterol, sódio, gordura ou carboidrato. Por isso nem sempre um produto “diet” refere-se à ausência de açúcar. Os produtos “diet” destinados aos diabéticos são apenas aqueles que apresentam modificação no conteúdo de carboidratos, ou seja, não contêm nenhum tipo de açúcar e podem conter adoçantes.

“Light” é todo produto que sofre uma redução mínima de 25% em calorias ou num determinado nutriente (gordura, colesterol, carboidratos, sódio). Embora o produto “light” não seja necessariamente isento de açúcar. Entretanto, alguns produtos que não contêm açúcar são classificados como “light”, embora pudessem ser denominados “diet”. É o que acontece com alguns refrigerantes.

Para não ter dúvidas na hora da compra, leia atentamente o quadro da informação nutricional, bem como a lista de ingredientes. Lembre-se: a palavra “diet” no rótulo nem sempre significa que o alimento não contenha açúcar. Só assim você saberá se o produto é realmente adequado às suas necessidades e assim poderá escolher de forma consciente o produto de melhor conveniência.

Adoçantes

Quanto aos adoçantes, escolha o que mais se ajusta ao seu paladar. Todos eles são seguros e a quantidade mínima de ingestão é sempre segura ao diabético. Escolha aquele adoçante onde vários edulcorantes entram na formulação. A mistura de vários edulcorantes faz do adoçante um produto com melhores qualidades. Adoçantes feitos com apenas um edulcorante tendem a possuir sabor marcante. Existem aqueles que são próprios para culinária (que resistem ao fogo) e aqueles que vão bem no cafezinho. Novamente a leitura atenta do rótuloajudará na melhor escolha.

Para finalizar, uma última recomendação: ao comprar alimentos procure unir o útil ao agradável. Opte por produtos saudáveis mas que também irão satisfazer o seu paladar e de sua família.

Leia sempre nos rótulos dos produtos:



  1. A lista de ingredientes

  2. As informações nutricionais

  3. O prazo de validade

Boas compras!!!


Fonte: Revista BD Bom Dia –

www.bdbomdia.com

Nutricionista: Márcia Terra, diretora da Nutri Insight – Consultoria em Nutrição e coordenadora do Departamento de Nutrição da ANAD

abs,

Carla


http://www.diabete.com.br/artigo/artigos.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla