Powered By Blogger

sábado, 16 de junho de 2012

Estudo aponta como a telemedicina pode ajudar no tratamento do diabetes


Estudo aponta como a telemedicina pode ajudar no tratamento do diabetes

5/6/2012 - Paranashop

Um estudo apresentado na Associação Americana de Endocrinologistas Clínicos destacou os benefícios do uso de telemedicina na avaliação e no tratamento de pacientes, especialmente os que vivem na área rural.  A análise foi centrada em pacientes de diabetes e outras doenças endocrinológicas, como a obesidade, doença da tireoide e osteoporose, patologias que continuam a aumentar mundialmente.
De acordo com André Vianna, endocrinologista do Centro de Diabetes Curitiba, o índice de diabetes entre as populações rurais dos EUA é aproximadamente 17% mais alto do que as dos centros urbanos. “E existe uma falta de médicos especialistas, principalmente endocrinologistas, nas zonas rurais. Por isso da importância da telemedicina”, revela Vianna.
O especialista explica que a telemedicina (TM) diz respeito à transferência de dados eletrônicos médicos, como imagens de alta resolução, registros de som e de vídeo de pacientes para locais remotos, utilizando a tecnologia  de telecomunicações, com a intenção de fornecer assistência médica de alta qualidade ou para facilitar a investigação médica. “Esta espécie de atendimento virtual, infelizmente, não é aprovada ainda pelo Conselho Federal de Medicina no Brasil”, diz o médico.
O estudo americano investigou a eficácia da análise e do tratamento de pacientes com doenças endocrinológicas usando TM e analisou a capacidade de um serviço de consultoria endocrinológica baseada em telemedicina para melhorar as mensurações de resultado em pacientes de comunidades rurais.
Uma clínica localizada em um centro urbano foi conectada através de vídeo-teleconferência para pacientes em localidades rurais, permitindo a inspeção/exame visual e feedback em tempo real "face a face" entre o médico e o paciente. Usando câmeras de vídeo, monitores de televisão e a internet para transmitir registros eletrônicos, áudio e vídeo, criou-se uma definição de "sala de exame virtual". Uma enfermeira no local remoto facilitou a comunicação entre o médico e o paciente, ajudando com o exame físico.
Durante este estudo de mais de 2,5 anos, 66 pacientes foram examinados. A maioria dos pacientes com diabetes do tipo 2, caso mais comum da doença, apresentou  uma melhoria significativa na saúde. Quase todos os pacientes (97%) disseram se sentir confortáveis ao usar a "sala de exame virtual".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla