Powered By Blogger

sábado, 9 de setembro de 2017

Gordura promove desenvolvimento do Cancro de muitas formas

Yellow ribbonMês de Conscientização do Suicídio    


Mês de Conscientização do Alzheimer

Quarta, 06 de Setembro de 2017



 

Fonte de imagem: Huffingtonpost
Um novo estudo apurou que o tecido adiposo, ou gordura, poderá influenciar o desenvolvimento do cancro de diversas formas.

Conduzido por uma equipa de investigadores liderados por Cornelia Ulrich, do Instituto do Cancro Huntsman, da Universidade de Utah, EUA, o estudo procurou identificar mecanismos específicos que ligam a obesidade ao cancro.

“A obesidade está a aumentar dramaticamente no mundo inteiro e é agora reconhecida como sendo um dos maiores fatores de risco para o cancro, com 16 tipos diferentes de cancro associados a obesidade”, explicou a investigadora.

A autora afirmou ainda que estudos anteriores tinham já demonstrado que a gordura contribui para o desenvolvimento do cancro pois faz aumentar o risco de inflamação, afeta o metabolismo das células cancerígenas e a imunidade, o que contribui para o desenvolvimento tumoral.

Para o estudo, a equipa conduziu uma análise de publicações sobre a interação entre a gordura e o cancro ao longo de 70 anos e encontrou 20 publicações dedicadas especificamente ao tema.

Muitos dos estudos demonstraram que as células adiposas estromais têm a capacidade de se infiltrar nas lesões cancerígenas. Estas células encontram-se em maior quantidade em pacientes obesos com cancro da próstata e com cancro da mama.

A análise efetuada demonstrou ainda que alguns tipos de gordura são metabolicamente ativos, segregando mais substâncias que conduzem ao desenvolvimento do cancro.

Existem três tipos de gordura: branca, bege e castanha. Cada tipo de gordura pode ser encontrado em quantidades diferentes e atua de forma distinta consoante a localização no corpo. A gordura branca, por exemplo, está associada à inflamação e a um prognóstico pior em pacientes com cancro da mama, anotaram os investigadores.

A equipa analisou o efeito da gordura nos cancros da mama, próstata, colorretal, esófago, útero, ouvidos, nariz e garganta, de acordo com a proximidade do tecido adiposo dos órgãos afetados.

Cornelia Ulrich explicou que com o cancro colorretal, por exemplo, o tecido adiposo está normalmente localizado junto aos tumores, e no cancro da mama a gordura faz parte do microambiente direto do tumor.

A autora considera que será no futuro útil avaliar o papel desempenhado pela distância do tecido relativamente à relação entre o tumor e a gordura, e procurar formas de intercetar esses processos que promovem o desenvolvimento tumoral.

Este estudo demonstra a importância de se manter um peso saudável. Mesmo as pessoas mais magras devem seguir uma dieta saudável e praticar exercício físico pois a gordura pode acumular-se mais profundamente, à volta dos órgãos. 



Referência
Estudo publicado na revista “Cancer Prevention Research”
 
obs.conteúdo meramente informativo procure seu médico
 
abs
Carla
https://www.bancodasaude.com/noticias/gordura-promove-desenvolvimento-do-cancro-de-muitas-formas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla