Powered By Blogger

sábado, 9 de setembro de 2017

Cancro da Próstata: despistagem através do teste do PSA diminui o risco de morte

Sábado, 09 de Setembro de 2017 

 
Fonte de imagem: Daily Express
A determinação do antígeno específico da próstata (PSA) pode reduzir consideravelmente o risco de morte por cancro da próstata, sugere um artigo recentemente publicado na revista “Annals of Internal Medicine”.

Estes resultados contradizem as orientações atuais do United States Preventive Services Task Force (USPSTF), que desaconselham a realização do teste do PSA devido a falta de provas de que diminui o risco de morte provocada pela doença.

De acordo com os autores da revisão – conduzida pela Ruth Etzioni, da Fred Hutchinson Cancer Research Center em Seattle, EUA – estes resultados sugerem que as orientações sobre o teste de PSA podem ter de ser revistos.

A equipa dessa investigadora refere que as orientações do USPSTF sobre o PSA são baseadas em grande medida nos resultados de dois estudos: o European Randomized Study of Screening for Prostate Cancer (ERSPC) e o Prostate, Lung, Colorectal, and Ovarian Cancer Screening Trial (PLCO).

Enquanto os resultados do ERSPC sugerem que o PSA está associado a uma redução na mortalidade específica do cancro da próstata, os resultados do PLCO mostraram que o teste não oferece essa vantagem.

No entanto, ao reverem estes dois estudos usando um modelo matemático, os investigadores concluíram que ambos apresentavam evidências de uma redução significativa da morte por cancro da próstata em consequência do teste de PSA.

Em cada um dos estudos, os investigadores compararam o risco de morte por cancro da próstata entre os homens que realizaram e não realizaram o teste de PSA.

Usando o seu modelo matemático, a equipa conseguiu dar conta das diferenças sobre a forma como cada estudo tinha sido implementado, bem como de todas as variações nas definições práticas.

Tomando em consideração essas diferenças, os investigadores descobriram que os dois estudos demonstravam que o teste de PSA está associado a uma redução significativa do risco de morte por cancro da próstata. 






Yellow ribbonMês de Conscientização do Suicídio    


Mês de Conscientização do Alzheimer

Referência
Estudo publicado na revista “American Geriatrics Society”
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.bancodasaude.com/noticias/cancro-da-prostata-despistagem-atraves-do-teste-do-psa-diminui-o-risco-de-morte/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla