Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Terceira Etapa da Campanha Nacional de Vacinação H1N1 - Gripe Suína

Vacinação de jovens contra "gripe suína" começa nesta segunda-feira
04/04 - 21:54, atualizada às 08:29 05/04 - iG São Paulo

Começa nesta segunda-feira, dia 5 de abril, a terceira etapa da campanha nacional de vacinação contra a influenza H1N1 ou "gripe suína". Adultos com idade entre 20 e 29 anos têm até o dia 23 de abril para tomar a vacina.
Em virtude do feriado da Semana Santa, o Ministério da Saúde prorrogou a vacinação de grávidas, doentes crônicos (exceto idosos) e crianças de seis meses a menores de dois anos até o dia 23 de abril. Assim, a segunda etapa, que terminaria na última sexta-feira (2), deverá continuar ao longo da terceira fase.

Os Estados, em parceria com os municípios, são responsáveis por definir e divulgar os locais e horários de vacinação. Em todo o País, são mais de 36 mil salas de imunização. Para serem vacinadas, as pessoas de 20 a 29 anos devem ir aos postos de vacinação levando documento de identidade com foto.

A meta do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 80% do público-alvo desse grupo, formado por 35,1 milhões de pessoas. Essa faixa etária foi a que teve o maior número proporcional de casos de doença respiratória grave causada pelo novo vírus no ano passado: 24% do total de 44.544 casos, em todo o País. O grupo também concentrou 20% das mortes ocorridas em 2009 (ao todo, foram 2.051).Com a prorrogação da segunda fase até 23 de abril, todas as grávidas que ainda não se vacinaram, independentemente do período de gestação, podem se imunizar. As mulheres que engravidarem após o fim da terceira etapa poderão tomar a vacina nas fases seguintes. Não é necessário apresentar atestado médico para comprovar a gravidez. Na vacinação das crianças, pais e responsáveis devem levar aos locais de imunização apenas os bebês de seis meses a menores de dois anos com o cartão de vacinação das crianças, que receberão uma dose dividida em duas vezes. A segunda meia dose será administrada 30 dias após a primeira. Se a criança completar seis meses depois do dia 2 de abril, também poderá ser vacinada normalmente. Em relação aos doentes crônicos, devem procurar os postos de vacinação pessoas com menos de 60 anos que têm problemas sérios de coração, pulmão, rins, fígado, diabéticos, pacientes em tratamento para aids e câncer ou os chamados grandes obesos (veja lista no site do Ministério da Saúde). Aqueles que serão vacinados devem levar aos postos um documento de identidade com foto e a carteira de vacinação do adulto, se possuírem. Também não é preciso levar atestado médico comprovando a doença crônica.

Os idosos com doenças crônicas devem aguardar. A população com mais de 60 anos terá uma etapa exclusiva, entre os dias 24 de abril e 7 de maio, juntamente com a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra gripe comum. Nesse período, todos os idosos serão imunizados contra a gripe comum, como acontece todos os anos. Se tiverem doenças crônicas, serão vacinados também contra a gripe pandêmica. Assim, o idoso só precisará ir ao local de vacinação uma única vez.
P.S: NÃO ESQUEÇA QUE FOI PRORROGADA A CAMPANHA ANTERIOR POR CAUSA DO FERIADO. CONSULTE O SITE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE COM O CRONOGRAMA. CARLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla