Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Alguns Esclarecimentos sobre a Hemodiálise

Alguns Esclarecimentos sobre a Hemodiálise

QUANTO TEMPO DURA A HEMODIÁLISE?

Em geral, a hemodiálise é feita três vezes por semana, com duração de quatro horas. Podem existir variações neste tempo de acordo com o tamanho e a idade do paciente, assim como em mulher grávida. Adultos de grande porte podem necessitar de um tempo maior. É o médico quem determina a quantidade de hemodiálise que cada paciente precisa, de acordo com o estado de atividade do corpo, da alimentação e ingestão de líquidos.

Não perca tempo: aproveite o tempo da sessão de diálise para ler, escrever, assistir televisão ou simplesmente dormir um pouquinho.

PODEM SURGIR PROBLEMAS DURANTE A HEMODIÁLISE?

É bastante comum sentir cãibras musculares e queda rápida da pressão arterial (hipotensão) durante a sessão de hemodiálise. Esses problemas acontecem, principalmente, em conseqüência das mudanças rápidas no equilíbrio dos líquidos e do sódio. A hipotensão pode fazer com que você sinta fraqueza, tonturas, enjôos ou mesmo vômitos. Você poderá evitar muitas complicações se seguir à dieta recomendada, tomar poucos líquidos e tomar seus remédios nos horários corretos.

Durante a sessão de hemodiálise, o médico ou a equipe de enfermagem deve ser comunicado caso você não esteja se sentindo bem, para que receba o tratamento necessário rapidamente.

O QUE É PESO SECO?

O peso seco é o seu peso ideal, com o qual você deve estar sentindo-se bem, sem inchaços, com pressão arterial normal. Este peso deve ser atingido ao término de cada sessão de hemodiálise. Quando se ingere muita água ou outros líquidos entre as sessões de hemodiálise, o seu peso pode ficar muito acima do peso seco e, além do inchaço, você pode sofrer intensa falta de ar, antes de chegar o momento de uma nova diálise. Para perder todo o peso durante a sessão você estará sujeito a cãibras, queda acentuada da pressão arterial, náuseas, vômitos e mal estar.
Você se sentirá bem melhor se seguir à risca as determinações de seu médico quanto ao seu peso ideal.

O SUCESSO DA TERAPIA DEPENDE DE VOCÊ

Rins sadios trabalham 24 horas por dia, 7 dias por semana, para remover impureza do sangue. A hemodiálise não pode substituir completamente a função dos rins, portanto é vital que os pacientes sempre compareçam às sessões de Hemodiálise, mesmo que eles não se sintam dispostos para sair. A hemodiálise com o passar do tempo, se tornará rotina, no entanto é possível continuar trabalhando e manter uma vida familiar e social ativa. A falência renal pode muitas vezes causar dificuldades com as atividades sexuais e sociais. É importante buscar ajuda discutir o problema com seu parceiro, amigos e com a equipe da clínica.
Como em qualquer doença crônica, podem existir momentos que os pacientes achem difícil de suportar. Conviver com a Hemodiálise pode ser estressante e muitos pacientes podem ocasionalmente se sentir ressentidos com seu tratamento. O mais importante é lembrar que você não esta sozinho. Existem muitas pessoas prontas para dar suporte e orientações, tanto a você, bem como, para seus familiares.

CUMPRA TODAS AS SESSÕES DE HEMODIÁLISE

TOME SOMENTE A MEDICAÇÃO PRESCRITA, NA DOSE E NOS HORÁRIOS INDICADOS

ALIMENTE-SE BEM RESPEITANDO A DIETA INDICADA PELA
NUTRICIONISTA E/ OU SEU MÉDICO

TIRE SUAS DÚVIDAS COM A EQUIPE MÉDICA E DE ENFERMAGEM
CONTE SEUS PROBLEMAS PARA A PSICÓLOGA E ASSISTENTE SOCIAL

SE INFORME SOBRE O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO SERVIÇO

Marcia Regina V. Fermi
Coordenadora de Enfermagem do Grupo Nefrocare – COREN 34.500

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla