Powered By Blogger

sábado, 24 de julho de 2010

A Fístula Artério-Venosa

A FÍSTULA ARTÉRIO- VENOSA


Para fazer hemodiálise é necessário um fácil acesso à sua corrente sanguínea para que o sangue possa circular até o dialisador capilar e retorne ao corpo. Este acesso é chamado de fístula artério-venosa (FAV). A fístula é uma ligação entre uma artéria com uma veia através de uma cirurgia. A dilatação da veia permite que agulhas de grande calibre possam ser inseridas, permitindo um fluxo de sangue adequado para a realização da diálise. Durante a sessão de hemodiálise duas agulhas são inseridas no paciente. Uma agulha que devidamente conectada a um equipo de sangue arterial permitirá a saída do sangue e entrada no dialisador capilar, retornando depois de filtrado pelo equipo de sangue venoso, conectado a agulha venosa e esta, ao paciente.




O acesso vascular FAV da hemodiálise é a linha da vida do paciente, portanto, são necessários cuidados para sua preservação e manutenção. Uma fístula bem cuidada pode durar anos!!!

Siga os cuidados e orientações abaixo:

• Manter o local sempre limpo, lavando sempre com água e sabonete. Isto evita infecções que podem inutilizar a fístula. Qualquer sinal de inchaço e/ou vermelhidão deve ser comunicado imediatamente ao médico ou à equipe de enfermagem.
• Faça exercícios com a mão e o braço onde está localizada a fístula, isto faz com que os músculos do braço ajudem no amadurecimento da fístula.
• Evite carregar pesos ou dormir sobre o membro da FAV, pois a pressão sobre ela pode interromper seu fluxo.
• Não usar relógios e roupas apertadas que restrinjam o movimento e podem provocar traumas na FAV
• Não permita a retirada de sangue ou uso de medicamentos nas veias no braço da fístula, a não ser que seu médico autorize. As retiradas de sangue podem criar coágulos no interior do vaso e interromper seu fluxo e os medicamentos podem irritar as paredes das veias.
• Não permita as verificações de pressão no braço onde esta localizada a fístula, pois o fluxo de sangue pode ser interrompido.Caso aconteçam hematomas (manchas roxas) após uma punção, use compressas de gelo no dia, e água morna nos dias seguintes, conforme a recomendação médica ou da enfermagem.


• É sempre bom evitar as punções repetidas em um mesmo local da fístula, para que não se formem cicatrizes que dificultam as próximas punções.
• Tenha o hábito de palpar seu pulso na região da fístula para sentir o fluxo de sangue passando. Caso perceba que o fluxo está muito fraco, diferente do costumeiro ou que parou completamente, procure auxilio médico imediatamente, pois este é um sinal de mau funcionamento ou perda da fístula.



Marcia Regina V. Fermi
Coordenadora de Enfermagem do Grupo Nefrocare – COREN 34.500


Fotos do site e informações: http://www.mdsaúde.com/postado
pelo Dr. Pedro Pinheiro

abs,


postado por Carla

6 comentários:

  1. Carla, adorei o seu blog, pois tenho, na minha família, um paciente em hemodiálise. Gostaria de saber se há um modo de evitar que o braço em que está a fístula fique deformado.
    Obrigada,

    Til

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Til pela visita. Mas, não há como evitar a deformidade do braço pq. a artéria faz com que a veia fique mais espessa ou seja, mais larga e quanto mais espessa melhor o fluxo de sangue para o tratamento. Acima tem umas orientações como cuidar da fístula.Cuide bem da fístula ela garantirá uma boa hemodiálise juntamente com os cuidados médicos. abs,
    Carla

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu blog, gostaria que vc mim orientasse sobre trasplante de rim como devo agir se tenho doador vivo ajude por favor bjs

    ResponderExcluir


  4. Olá, Ana! Obrigada, pela visita. Primeiramente vc. deve conversar com seu médico para ver a possibilidade da doação pois, o grau de compatibilidade que deve haver entre um doador vivo e um receptor e para isto há um longo caminho a ser percorrido :

    Manifestar desejo espontâneo e voluntário de ser doador;
    • Demonstrar parentesco;
    • Estar em boas condições clínicas e psicológicas;
    • Ter compatibilidade ABO com o receptor;
    • Submeter-se a exames para comprovar sua compatibilidade (HLA e cross-match);
    • Submeter-se a exames médicos, laboratoriais e radiológicos previamente estabelecidos, necessários para assegurar ao doador uma cirurgia sem inconvenientes e um pós-operatório confortável, assim como dar-lhe segurança de que adoação não afetará sua qualidade de vida, sua capacidade laborativa e
    suas possibilidades de procriar.

    Nenhuma dessas explicações substitui a orientação médica.

    Dr. M.C. Riella
    Médico Nefrologista - CRM 2370 PR

    Fonte: http://www.pro-renal.org.br/renal_02.php

    abs, volte smp. boa sorte

    ResponderExcluir
  5. Boa noite...coloquei a fav mas ainda não uso,tenho maior cuidado pra não pegar peso e nem dormir sobre o braço.So que faço serviço domestico( tudo moderado) será que tem algum problema? Jacioneide

    ResponderExcluir
  6. Jacioneide, olá! Obrigada pela visita e comentário, olha a fístula é muito sensível ela se rompe com a maior facilidade ao menor esforço você tem que fortalecer por que o cateter é muito perigoso a chance de infecção é muito grande. Você não pode ficar perdendo fístula é fundamental para seu tratamento. A artéria faz com que a veia fique mais espessa ou seja, mais larga e quanto mais espessa melhor o fluxo de sangue para o tratamento. Acima tem umas orientações como cuidar da fístula.Cuide bem da fístula ela garantirá uma boa hemodiálise juntamente com os cuidados médicos. Converse com seu médico.
    abs,fraternos
    Carla

    ResponderExcluir

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla