Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Cuidados com a Fístula e o Cateter


Cuidados com a Fístula


Cuidados iniciais, ou seja, após a cirurgia

• Fazer exercícios diários de abrir e fechar a mão, com uma bolinha de fisioterapia para que a fistula desenvolva, isto faz com que os músculos do braço ajudem no amadurecimento da fístula.
• Manter o braço levantado sempre que possível ou em cima de um travesseiro
• Após a hemodiálise ao chegar em casa retire o curativo com cuidado para não haver sangramento e lave o braço com água e sabão


Cuidados diários com o braço onde se encontra a fístula pois, a pressão sobre ela pode interromper o fluxo ou formar coágulos internos:


• Não dormir em cima do braço
• Não verificar a pressão arterial
• Não carregar peso e/ou sacolas pesadas
• Não deixar colher sangue ou fazer injeções
• Não usar cremes ou pomadas
• Lavar o braço com água, sabão e enxugá-lo antes de começar a hemodiálise. Isto evita infecções que podem inutilizar a fístula.
• Verificar se a fístula possui um frêmito (se esta vibrando) quando possui é sinal que ela está funcionando e na ausência da vibração e qualquer sinal de inchaço e/ou vermelhidão deve ser comunicado imediatamente ao médico ou às enfermeiras.
• Caso haja sangramento após o curativo coloque um pano ou uma compressa apertando bem o local e procure imediatamente uma unidade de pronto atendimento ou onde você faz hemodiálise
• Caso aconteçam hematomas (manchas roxas) após uma punção, use compressas de gelo, no dia e água quente nos dias seguintes, conforme a recomendação médica ou da enfermagem.



Cuidados com o cateter


• Não deixe molhar, sujar e nem retire o curativo do cateter
• Somente o profissional da hemodiálise ou da área da saúde pode fazer o curativo ele será feito e trocado nos dias de hemodiálise ou quando houver necessidade
• Não deixe ninguém que não seja do setor da hemodiálise mexer no cateter

Complicações com o cateter

• Dor e o local ficar vermelho
• Secreção purulenta (pus) no local
• Febre
• Calafrios

Se você observar estes sinais procure imediatamente os médicos e/ou os profissionais da hemodiálise e fale com eles.

Uma fístula bem cuidada pode durar anos.

Carla
fonte:www.nefrocare.com.br
www.mdsaude.com

34 comentários:

  1. boa tarde Carla , se eu e a minha esposa tivesse visto esta informação antes , possivelmente teria evitado a morte dela. grato

    ResponderExcluir
  2. Jarson, obrigada pela visita! Que o Senhor os conforte sei o quanto é difícil este momento eu também perdi a 4 meses atrás o meu amigo do qual tinha como irmão nesta mesma condição problemas na fistula e não cuidado com alimentação é um processo muito complicado e quase não temos ninguém para nós orientar foi este intuito que fiz o blog porque passei muita dificuldade com meu pai na hemodiálise somente quem passa por um processo de cuidar de pessoas com doenças e tratamentos crônicos que sabe o que estou falando. Tente fazer de sua dor e experiência que você teve para ajudar outros no seu tempo. abs. fraternos e volte sempre estou por aqui quando não responder rapidamente é porque estou com problemas com minha mãe que tem Alzheimer e eu vencendo um câncer, mas respondo. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Carla pela resposta. O momento e muito difícil e doloroso tudo que eu faço me faz lembrar dela. So Deus e o tempo poderá cicatrizar essa ferida. Te desejo conforto e carinho pra ti . Deus te abençoe . Um abr.

    ResponderExcluir
  4. OLÁ!!!
    Carla espero que estejas bem, obg pelas informações foram de suma importãncia bss!

    ResponderExcluir
  5. Olá!!! Carla espero que estejas bem,obg pelas informações as mesmas foram de suma importãncia! bjss...

    ResponderExcluir
  6. Olá, Soraide! Obrigada pelo carinho e pela visita ao blog volte sempre. Estou tentando ficar bem por que a vida segue não está sendo fácil tenho que buscar motivos para reaprender, recomeçar e principalmente reviver. O que motiva um pouco é saber que tenho que ajudar as pessoas foi o que motivou a fazer o blog o que vem me ajudando há anos. Se ajudo as pessoas pode ter certeza que sou mais ajudada. Nenhuma perda é boa não podemos ir contra os desejos do SENHOR. As perdas são necessárias para crescermos mas muito dolorida...
    abs. fraternos
    Carla

    ResponderExcluir
  7. Carla me diga quando o cateter fica inchado e roxo que procedimento devo usar para diminuir o sintoma

    ResponderExcluir
  8. Como cuidar do cateter de hemodialisse quando fica inchado e roxo que procedimento tomar.

    ResponderExcluir
  9. M.J. Lenis Rodrigues, olá! Obrigada pela visita e comentário. Olha eu tinha pavor quando meu colocou o cateter graças a Deus foi por duas vezes somente eu tinha o maior cuidado com ele por que é muito perigoso pode infecconar e ter complicações severas. Eu acho melhor você falar com o seu médico e/ou procure o cirugião que fez o procedimento. Não brinque com o cateter é muito perigoso. Deus de proteja
    abs.
    Carla

    ResponderExcluir
  10. Olá Carla bom dia Carla eu queria tira uma dúvida meu marido ele é trasplando a 6 anos porém não tiro a fístula ele acho melhor ele fica com ela porém apareceu umas pintas no braço e o braço da inchando e estou muito preocupada ele não quer ir no médico e aí não está tomando os remédios direito será q está dando alguma complicação

    ResponderExcluir
  11. Thaís Pereira, olá! Obrigada pela visita e comentário. Acho melhor você levar seu marido ao nefrologista e/ou angiologista para que eles possam olhar a situação da fistula, as manchas e como ele não tem se medicado direito pode ter alguma complicação Deus queira que não. Ele tá deprimido para não fazer uso da medicação? Tão complicado arrumar um órgão para fazer o transplante converse com ele sem cobrança tente mostrar para ele os benefícios do transplante em vez da hemodiálise que é mais restrita. Deus convosco, espero que a situação fique mais amena. Se puder me informar a situação.
    abs.fraterno
    Carla

    ResponderExcluir
  12. Boa noite!!! Observei que vc colocou que um dos cuidados é não passar creme no braço da fistula, mas tenho um enorme ponto de interrogação🤔.
    O braço do meu pai está com a pele muito sensível e foi aconselhado que o mesmo usasse olho de girassol ou um creme para fortalecer, pois o micropolio esta cortando sua pele. Nestes casos como agir?

    ResponderExcluir
  13. Unknown, oie! Obrigada pela visita e comentário. Olha vou falar a experiência que tive com meu pai: hidratamos o braço com óleo de girassol( pode ser o de cozinha é a mesma coisa), calêndula e usávamos m creme de arnica para depois que ele chegasse e antes de partir para a hemodiálise. Por favor tome muito cuidado com a fistula não deixe fazer esforço com braço e faça exercícios com uma bola de fisioterapia essa que tem nas lojas de R$1,99 para ele ficar apertando com isto vai fortalecer a fistula.
    abs. fraternos,
    Carla

    ResponderExcluir
  14. Minha fistula muito boa mas minha pele ta fina e uma veia onde nao faço mais punçao devido a um aneurisma , fou feito uma plicatura 15 dias p diminui a pressao do sangue meu braçov veias ficaram grandes
    O aneurisma continua e gostaria de saber se existe algum procedimento p diminuir e ainda preservar minha fistula
    Fico nervosa com medo de romper

    ResponderExcluir
  15. Ana Lúcia, olá! Obrigada pela visita e comentário. Aff sei o quanto é difícil manter a fístula infeliz somente o seu médico e/ou angiologista que podem saber os procedimentos necessários.Desculpa não poder ajudar por que é muito sério a respeito da fístula ela envolve veia e artéria. Todos os dias peço por todos que estão na hemodiálise para que Deus abençoe.
    obs. pergunta ao médico se pode fazer compressas??
    abs. fraternos,
    Carla

    ResponderExcluir
  16. Ola,Meu pai colocou a fistula vai fazer 1 mes e ainda nao esta utilizando ele esta fazendo hemodiálise pelo catete.Mais o braço dele aonde si encontra a fistula wsta inchado oq devo fazer?oq pode ser?

    ResponderExcluir
  17. Ola,meu pai colocou a fistula vai completa 1 mes mais o braço dele inchou e mao tbm ele ainda nao esta utilizando a fistula oq devo fazer?

    ResponderExcluir
  18. Unknown e Yara Senna, oie! Obrigada pela visita e comentário. Olha vou falar a experiência que tive com meu pai: hidratamos o braço com óleo de girassol( pode ser o de cozinha é a mesma coisa), calêndula e usávamos um creme de arnica para depois que ele chegasse e antes de partir para a hemodiálise. Por favor tome muito cuidado com a fistula não deixe fazer esforço com braço e faça exercícios com uma bola de fisioterapia essa que tem nas lojas de R$1,99 para ele ficar apertando com isto vai fortalecer a fistula.
    abs. fraternos,
    Carla

    ResponderExcluir
  19. ola, boa tarde minha mãe colocou a fistula no braço a 2 meses ja esta cicatrizada e tem pulsação mas ele tem muita dor no braço e as vezes ele tem como caimbta os dedos ficam duros e meio torto sera que isto é normal , o medico dela é so em maio e estou preocupada

    ResponderExcluir
  20. Boa noite minha tia faz hemodialise e hoje ela tentou tirar o curativo e não quer parar de sangrar o que ela poderia fazer

    ResponderExcluir
  21. Sheyla, olá! Obrigada pela visita e comentário. Desculpa somente hoje pude ler seu comentário. Quando meu pai fazia hemodiálise ele sempre tira no dia seguinte da sessão e debaixo do chuveiro depois de ter molhado muito. Não puxe o curativo pode sangrar muito podendo levar a uma hemorragia(veia ligada artéria muito fluxo) e perda da fístula.
    abs.fraternos,
    Carla

    ResponderExcluir
  22. Unknown, oie! Obrigada pela visita e comentário. Desculpa somente hoje pude ler seu comentário.Por favor não deixe carregar pesado, nem dormir em cima dele e nem dobrar. Por favor tome muito cuidado com a fistula não deixe fazer esforço com braço e faça exercícios com uma bola de fisioterapia essa que tem nas lojas de R$1,99 para ficar apertando com isto vai fortalecer a fistula.
    abs. fraternos,
    Carla

    ResponderExcluir
  23. Boa noite Carla meu pai fez a fistula mas não deu certo, e agora a mão dele está um pouquinho inchada isso é normal.meu nome e Líbia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Líbia, olá!Obrigada pela visita e comentário.Geralmente fica inchada mas peça o nefrologista dar uma olhada.
      abs. fraternos,

      Excluir
  24. Boa noite,meu marido faz hemodiálise a um ano e meio,de vez em quando ele passa mal c queda de pressão,mais essa semana ele passou mal e a fístula tá fraquinha e sem fremito.as enfermeira e aqle...daquele médico não fala nada se ele corre risco de perder a fístula ou se tem algo q possa fazer p ela voltar.vc sabe?obrigado,ah ele tem 78a

    ResponderExcluir
  25. Unknown, oie! Obrigada pela visita e comentário. Já que os médicos e equipe de enfermagem não falaram nada perguntem sobre a fistula do seu marido. Eu vigiava meu pai em tudo fui uma acompanhante hiper chata olha os exames tira a eritropoetina sempre perto dos médicos. Por favor não deixe carregar pesado, nem dormir em cima dele e nem dobrar. Por favor tome muito cuidado com a fistula não deixe fazer esforço com braço e faça exercícios com uma bola de fisioterapia essa que tem nas lojas de R$1,99 para ficar apertando com isto vai fortalecer a fistula.Aqueça o braço onde está a fistula deixa perder não é muito doloroso este tratamento.Deus abençoe...
    abs. fraternos,
    Carla

    ResponderExcluir
  26. Gostaria de saber, minha mãe fez a fistula mais ainda não está sendo usada pois esta muito inchada e vermelho, os médicos do manda por gelo estou muito preocupada oque devo fazer ?

    ResponderExcluir
  27. Unknown, oie! Obrigada pela visita e comentário. Já que os médicos e equipe de enfermagem falaram para que colocasse gelo e compra uma bolinha de fisioterapia essa que tem nas lojas de R$1,99 para ficar apertando com isto vai fortalecer a fistula. Por favor tome muito cuidado com a fistula não deixe fazer esforço com braço perguntem sobre a fistula da sua mãe.

    abs fratenos

    Carla

    ResponderExcluir
  28. Oi meu nome é jaques. Fiz a fistula na ultima sexta e percebi que as vezes o fremito fica fraquinho. Principalmente a noite. Isso é normal ?

    ResponderExcluir
  29. Unknown, oie! Obrigada,Jaques pela visita e comentário. Compra uma bolinha de fisioterapia essa que tem nas lojas de R$1,99 para ficar apertando com isto vai fortalecer a fistula. Por favor tome muito cuidado com a fistula não deixe faça esforço com braço e aqueça bem o braço. Perguntem sobre sua fistula. Boa sorte

    Deus abençoe...
    abs. fraternos,
    Carla

    ResponderExcluir
  30. olá! sou transplantado a 2 anos é levo a vida bem dentro dé normalidade, porém, notei que minha fístula tem inchado vagarosamente mesmo não é utilizando a 2 anos. existe uma forma de diminuir esse inchaço? desligando a fístula esse inchaço some? desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  31. Unknown, oie! Obrigada pela visita e comentário. Acho que sim, não posso afirmar procure seu médico peça para avaliar e se há possibilidade de desligar a fístula. Boa sorte,
    Deus abençoe
    abs.
    Carla

    ResponderExcluir
  32. Boa noite Carla, faço hemodiálise desde março e aproximadamente duas semanas estou fazendo apenas pela fistula, porém ela está inchada,roxa e doendo muito o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  33. Unknown, oie! Obrigada pela visita e comentário. Desculpa não ter respondido antes eu peguei conjuntivite por eu ter a imunidade baixa complicou um pouco, mas, agora graças a Deus tudo bem. Espero que você já tenha procurado seu nefrologista para ele avaliar. Deus abençoe,
    abs. fraternos,
    Carla

    ResponderExcluir

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla