Powered By Blogger

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

DIABETES INSÍPIDUS

O diabetes insípidus é uma forma de diabetes mais rara e que nada tem a ver com falta de insulina ou aumento da glicose no sangue.



Este texto é sobre diabetes insípidus. Se está a procura de informação sobre diabetes mellitus o seu texto é este: DIAGNÓSTICO E SINTOMAS DO DIABETES

A palavra diabetes vem do grego antigo e significa sifão, um sistema mecânico que permite a passagem de água de um lado para outro.

O primeiro relato de diabetes data do ano 70 D.C e descrevia doentes que apresentavam grandes volumes de urina (poliúria) associado a muita sede. Porém, foi somente no século XVII que se descobriu que havia 2 tipos diferentes de diabetes. Um associado a excesso de glicose no sangue (hiperglicemia) e outro não. Estabeleceu-se então o diabetes mellitus e o diabetes insípidus.

Para entender o que é o diabetes insípidus, é necessário antes entender como o rim controla a quantidade de água que é excretada na urina. Vou tentar explicar da maneira mais simples possível.

O eixo hipotálamo/hipófise, duas glândulas do nosso sistema nervoso central, produzem um hormônio chamado vasopressina ou hormônio anti-diurético (ADH, sigla em inglês). Este hormônio é liberado na corrente sanguínea e age principalmente nos túbulos renais, impedindo que os rins percam água através da urina.

O mecanismo funciona da seguinte maneira: imaginemos um indivíduo em um dia quente de verão trabalhando ao sol. Essa pessoa sua muito e como tem pouco acesso a água, começa a se desidratar. O nosso organismo é muito sensível a qualquer sinal de desidratação e pequenas perdas de água ativam logo a liberação do ADH para o sangue.

O ADH age de 2 maneiras. Uma estimulando a sede e fazendo que pessoa comece a procurar por água antes que a desidratação fique mais grave. A segunda é nos rins, diminuindo a quantidade de água que sairá pela urina, retardando o processo de desidratação. Quando há muito ADH circulante a urina fica bem concentrada, com coloração e odor forte devido a pouca quantidade de água para diluir as substâncias presentes (leia: URINA COM CHEIRO FORTE ). Por isso, a cor da urina é sempre um bom indicador do estado de hidratação de um indivíduo.

Agora imaginemos uma pessoa bem hidratada que se encontra em uma festa, em um ambiente com ar-condicionado e várias bebidas e comidas disponíveis. Essa pessoa começa a ingerir líquidos e o organismo nota que há mais água no corpo do que necessário. Neste momento a hipófise suspende a liberação de ADH, e o rim, sem a presença deste hormônio, começa a excretar o excesso de água pela urina. A urina agora é bem clara, quase transparente.

Através do ADH o organismo tem um controle muito fino da quantidade de água corporal. Pequenas alterações para mais ou para menos são suficientes para estimular ou inibir a liberação de ADH, concentrando ou diluindo a urina.

Então, o que é exatamente o diabetes insípidus ?

O diabetes insípidus ocorre basicamente por 2 motivos: Um problema no sistema nervoso central que impede a produção e liberação do ADH, mesmo em estados de desidratação; Ou um problema nos rins que passam a não responder a presença do hormônio. Em ambos casos o resultado final é um excesso de perda de água pela urina, chamada de poliúria.

Quando existe ADH mas o rim não responde ao mesmo, damos o nome de diabetes insípidus nefrogênico. Quando há falta de produção do ADH pelo sistema nervoso central, chamamos de diabetes insípidus central.

Os doentes com diabetes insípidos apresentam intensa diurese, se desidratam facilmente e por isso bebem muita água. Enquanto o doente tiver acesso fácil a líquidos, não ocorrem grandes complicações além do inconveniente de precisar urinar o todo tempo. Se o paciente urina em excesso e não bebe água para repor as perdas, inicia-se um processo de desidratação severa que coloca a sua vida em risco. Se quiser ler sobre todas as causas de urina em excesso: URINA EM EXCESSO. O QUE PODE SIGNIFICAR ?

1.) Diabetes insípidus central

O DI central ocorre por agressões ao eixo hipotálamo-hipófise que pára de produzir o ADH necessário para evitar perdas de água excessiva na urina. As principais causas são:

- Cirurgia do sistema nervoso central com lesão acidental do hipotálamo ou hipófise.

- Traumas

- Tumores do sistema nervoso central

- Auto-imune com produção de auto anticorpos contra as células produtoras de ADH (leia: DOENÇA AUTO-IMUNE )

- Genética. Algumas famílias apresentam falhas na produção de ADH por mutações genéticas.

- Anorexia nervosa

- Encefalopatia hipóxica. Lesão cerebral por hipoxemia (falta de oxigênio), normalmente secundária a períodos de parada cardíaca.

2.) Diabetes insípidus nefrogênico

O DI nefrogênico ocorre por uma incapacidade do ADH em agir no rim, normalmente por defeitos nos receptores dos túbulos renais. O hipotálamo produz o ADH, porém este não consegue executar suas funções nos rins.

As principais causas de DI nefrogênico são:

- Alterações genéticas nos receptores dos túbulos renais.

- Uso crônico de lítio

- Hipercalcemia (cálcio sanguíneo elevado)

- Hipocalemia (potássio sanguíneo baixo)

- Amiloidose

- Síndrome de Sjögren

Existe uma terceira forma de diabetes insípidos que ocorre durante a gravidez. A placenta de algumas mulheres produz uma enzima que inativa o ADH circulante, levando a um DI transiente, que desaparece após o parto.

Tratamento

No Diabetes insípidus central como há falta de produção do ADH, o tratamento se baseia-se na reposição de ADH sintético via oral ou intra-nasal.

No caso do diabetes insípidus nefrogênico, o problema não é falta de ADH. Por este motivo, não adianta usar ADH sintético. O tratamento é feito com a suspensão do lítio ou correção dos distúrbios do cálcio e do potássio. Nos casos genéticos o tratamento é feito com dieta pobre em sal, diuréticos da família dos tiazídicos e antiinflamatórios.
.......................................................
Leia também:
- URINA EM EXCESSO. O QUE PODE SIGNIFICAR ?
- DIAGNÓSTICO E SINTOMAS DO DIABETES
- DOENÇA AUTO-IMUNE
- URINA COM CHEIRO FORTE
- MITOS E VERDADES SOBRE VITAMINAS
- OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA
- AÇÃO E EFEITOS COLATERAIS DOS ANTIINFLAMATÓRIOS
....................................................
Leia mais: http://www.mdsaude.com/2009/04/diabetes-insipidus.html#ixzz0nO6f9tqW


Leia mais: http://www.mdsaude.com/2009/04/diabetes-insipidus.html#ixzz0nO6fCvu1


EM CASO DE DÚVIDAS CONSULTE O ESPECIALISTA E/ OU SEU MÉDICO
abs, Carla

9 comentários:

  1. Dr. Pedro, me ocorreu uma duvida a pouco quando fui doar sangue. E como eu tenho diabetes insipdus central (genetica) fui descartado. Pois utilizo o medicamento DDAVP (Desmopressina). Gostaria de saber se isso realmente me torna inapto e porquê? Grato Pela atenção Donato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tradução:A cada ano, 11.000 pessoas viram as suas Diabetes misteriosamente invertida, mas até mesmo seus médicos não poderia dizer por que razão até suspeitar de um pesquisador diabetes resolvido este mistério médico décadas… começar a usar a sua natural, tratamento em casa para inverter o Diabetes sem medicação. Para mais informações por favor clique no seguinte link: Como curar Diabetes. Falar em breve

      hum Bogart,olá! Obrigada pela visita e comentário. Não é intuito deste blog fazer nenhuma divulgação de medicamentos por favor peço para não publicar site e/ou sugestão de medicamentos somente médicos tem essa função. Desde já agradeço e feliz 2017
      abs
      Carla

      Excluir
  2. Donato, obrigada por visitar meu blog. Repassei sua pergunta para o Dr. Pedro e Dr. Leonardo assim que eles responderem posto a resposta para vc.abs,
    Carla

    ResponderExcluir
  3. Donato, como respondi para vc. que repassei o comentário e o Dr. Pedro me informou que respondeu para vc. qualquer dúvida entre em contato.Obrigada,
    abs,
    Carla

    ResponderExcluir
  4. Carla, gostaria de saber sobre um especialista nessa área: Diabetes Insipudus Central. Há tres anos descobri a doença e tenho muito mal estar. Gostaria de um tratamento específico, pois não tenho com quem dividir as dúvidas e minha visão é que mais sofre.ssbc@oi.com.br

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde descobri q tinha diabetes insipidus a 2 anos e faço tratamento em Salvador, só q gostaria de uma segunda opinião. Você teria um especialista pra me indicar?Ediane.camara@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Unknown! Obrigada pela visita e comentário volte sempre. Olha eu acho melhorar você procurar outro endocrinologista e um nefrologista além de não ser médica não sei sobre o seu histórico clínico . Caso depois queira me informar ficaria agradecida. Boa sorte se conseguir mais informação posto para você.
      abs. fraternos
      Carla

      Excluir
  6. Bom dia, Carla! Sou portadora de Diabetes insipidus central há 6 anos, de causa desconhecida. Tenho dúvidas se posso ser doadora de sangue e se a DI afeta a memória e a libido.

    ResponderExcluir
  7. Monica Viola, olá! Obrigada pela visita e comentário. Volte sempre

    Requer um diagnóstico médico
    Além da sede extrema e urina intensa, outros sintomas podem incluir levantar-se à noite para urinar ou urinar na cama.
    As pessoas podem ter:
    No corpo: sede excessiva, desidratação, fadiga, mal-estar ou distúrbios do equilíbrio hidroeletrolítico (água e eletrólitos)
    No trato urinário: micção excessiva, micção frequente ou enurese (micção durante o sono)
    Também é comum: dor de cabeça ou perda de peso
    Consulte um médico para receber orientação
    Fontes: Hospital Israelita A. Einstein

    abs.fraternos

    Carla

    ResponderExcluir

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla