Powered By Blogger

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Dia Mundial do Rim

Dia 10 de Março será assinalado pela Sociedade Portuguesa de Nefrologia como o Dia Mundial do Rim, este ano com o tema “Proteja os seus rins, salve o seu coração” dando a conhecer à todos a relação entre a doença renal crónica e as doenças cardiovasculares. Muitas pessoas desconhecem mas os indivíduos que sofrem de doença renal crónica estão mais susceptíveis a desenvolver doenças cardiovasculares complicadas, nomeadamente o enfarte do miocárdio.
Por isso a Sociedade Portuguesa de Nefrologia desenvolverá diversas acções por todo Portugal, nomeadamente acções de sensibilização em escolas e universidades seniores, de modo a alertar a população para o problema da doença renal crónica. Em todo o mundo, mais de cem Países vão assinalar a data.

As funções do rins assemelham-se à função de um filtro, consiste na “limpeza” do sangue dos resíduos tóxicos resultantes do funcionamento do organismo (metabolismo). Além disso os rins tem importante papel na regulação da quantidade de água e sal, no controlo da tensão arterial, na quantidade de sangue produzida pela medula óssea, na produção de vitamina D e equilíbrio das funções endócrinas do organismo humano.

Estima-se que um em cada 10 indivíduos (com idade superior a 18 anos) seja atingido pela doença, ou seja, cerca de 800 mil pessoas em Portugal poderão sofrer de doença renal crónica, numa qualquer fase da sua evolução.

Todos os anos surgem mais de 2.000 novos casos de doentes em falência renal, a necessitar de diálise.A progressão da doença é muitas vezes silenciosa, isto é, sem grandes sintomas, o que leva o doente a recorrer ao médico tardiamente, já sem possibilidade de qualquer recuperação.

O que é Doença Renal Crónica?

É uma doença progressiva caracterizada por uma deterioração lenta e irreversível dos rins e das suas funções. Uma dessas principais funções consiste na eliminação de substâncias tóxicas resultantes do funcionamento (metabolismo) dos órgãos. Em consequência, aquelas substâncias ao ficarem retidas no sangue, resultam numa acumulação de produtos metabólicos tóxicos cujo quadro clínico se designa por azotemia ou uremia.

Pode atingir pessoas de ambos os sexos e parece progredir mais rapidamente no sexo masculino. A sua incidência é maior nos adultos e idosos, fazendo com que seja considerada uma doença que atinge sobretudo as idades mais avançadas. Todavia, é importante reter que a doença renal crónica pode evoluir silenciosamente durante muito tempo. A DRC pode ser suspeitada através de alguns sinais clínicos, mas o diagnóstico de certeza só é possível através de exames laboratoriais no sangue e na urina.

Causas e Sintomas:

* A diabetes mellitus, sobretudo a tipo 2, é a causa mais comum. Em Portugal, cerca de 30 % das causas de insuficiências renal crónica em diálise devem-se à nefropatia diabética.

* A hipertensão (tensão arterial elevada) contribui com mais de 20%. A hipertensão surge com frequência associada à obesidade e à diabetes mellitus tipo 2.
* Muitas doenças renais (nefrites) evoluem ao longo do tempo associando alguns sinais e sintomas pouco evidentes, mas que incluem, frequentemente, a hipertensão arterial
* Existem doenças hereditárias dos rins (com vários casos familiares) que podem progredir para a insuficiência renal com necessidade de diálise e/ou transplante* Em fases já avançadas da evolução da doença pode surgir a anemia que se traduz por sensação de fraqueza e cansaço intenso
* A ausência de sintomas, nos primeiros estádios da doença, faz com que grande parte da população desvalorize os cuidados a ter com a saúde dos seus rins.

Principais sinais gerais de alerta:

* tensão arterial elevada

* olhos, mãos e/ou pernas e pés inchados persistentemente, de manhã ou ao fim do dia

* urina espumosa

* urina com sangue

* urinar frequente e em grande quantidade, sobretudo durante a noite

* Perda do apetite e sensação de fraqueza geral ou de cansaço intenso
Fonte: LPM

abs,

Carla
fonte; retirado do blog: blogdamulher.com

Um comentário:

  1. Olá, blogueiro(a)!
    Através do programa Saúde Não Tem Preço, agora os brasileiros passam a ter acesso gratuito aos medicamentos para controle da diabetes e hipertensão.
    Seja nosso parceiro e utilize seu espaço para divulgar esta novidade. Se tiver interesse em colocar algum material da campanha em seu blog, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
    Para saber mais sobre a campanha, acesse: www.saudenaotempreco.com
    Você também pode nos seguir no Twitter: www.twitter.com/minsaude
    Obrigado,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla