Powered By Blogger

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Nutrição em Hemodiálise

Os principais objetivos do acompanhamento nutricional dos pacientes renais crônicos é manter um bom estado nutricional, prevenindo deficiências nutricionais; controlar edema e desequilíbrio eletrolítico; prevenir ou retardar o aparecimento de osteodistrofia renal; arritmias cardíacas; desnutrição e outras complicações, formulando uma dieta que seja a mais adequada para o paciente renal, proporcionando uma melhor qualidade de vida e reduzindo a taxa de morbidade e mortalidade observada nesta população.

O início da terapia os pacientes ou/e familiares necessitam de educação muito mais intensiva para adaptação e ao longo do tratamento passam a conhecer suas dietas, tendo sido muito bem instruídos por um nutricionista em sua unidade de diálise não dispensado o aconselhamento periódico dietético do profissional.

As padronizações das rotinas dentro do grupo Nefrocare têm o objetivo de maximizar os cuidados nutricionais, facilitando a eficácia do tratamento e a comunicação com a equipe.

A atribuição da nutricionista na área renal é avaliar o estado nutricional; identificar as necessidades nutricionais individuais dos pacientes; informar sobre os cuidados nutricionais aos familiares e reavaliar periodicamente o estado e as recomendações nutricionais de cada paciente.

Dentre as diversas técnicas de aferição dos compartimentos corporais disponíveis na rotina clínica dos serviços de hemodiálise, o tradicional método de avaliação das pregas cutâneas, aferição de peso, altura e índice da massa corporal realizados periodicamente têm sido e o método adotado. Com o objetivo de monitorar o estado nutricional e promover sugestões, soluções e plano de ação, para melhor qualidade de vida ao paciente também são monitorados mensalmente os exames bioquímicos (fósforo, cálcio, potássio e uréia).



POTASSIO

O controle de potássio na insuficiência renal crônica deve ser de extrema importância, pois há redução de sua excreção e consequentemente se elevando no organismo podem ocorrer arritmias cardíacas, podendo ser fatais. Quase todos os alimentos são ricos em potássio, mas são mais presentes em frutas, verduras e legumes. Estes alimentos não podem ser retirados totalmente do cardápio, pois são fontes de fibras que ajudam na função intestinal e contem vitaminas e minerais importantes para a função do organismo. A tabela abaixo é diferenciada por cores (verde/laranja/vermelho). Os alimentos da coluna vermelha devem ser consumidos apenas nos dias de diálise (uma porção).

Para o controle maior do potássio existem métodos para a redução do potássio:Quando fizer verduras ou legumes refogados deve descascar, picar, deixar de molho em água por duas horas, jogue a água fora, coloque outra água e deixe cozinhar por no mínimo 15 minutos se for verduras folhosas ou por 30 minutos se for legumes e jogue a água do cozimento fora e complete o preparo. Este procedimento faz perder em média 50% do potássio.


CARAMBOLA

Em 1996 foi distribuída para alguns pacientes a fruta carambola em um centro de diálise e foram relatados seis casos de intoxicação pela ingestão da fruta (de 2 a 3

unidades) ou suco de fruta. Existe uma neurotoxina na fruta que ocorreu nestes casos sintomas de insônia, soluços, confusão mental e até morte.


FÓSFORO

O fósforo também é um mineral que existe nos alimentos e eleva na insuficiência renal crônica, se acumulando no organismo. Quando o fósforo se eleva iniciam sintomas de prurido (coceira) em todo o corpo e também começam ocorrer descalcificação dos ossos e calcificação de tecidos moles (músculo, coração, pulmão...), pois o fósforo ?puxa?

o cálcio depositado no osso para o sangue e consequentemente o osso vai ficando fraco (osteoporose) e começa a depositar nos músculos (calcificação tecidos).

A hemodiálise retira apenas parte do fósforo do organismo, portanto deve ser restringido alimentos ricos em fósforo e usar os quelantes de fósforo, medicamento que quelam (fixam) o fósforo e levam para as fezes. Esses medicamentos devem ser usados exatamente conforme prescrição médica.

Os quelantes mais utilizados são o carbonato de cálcio, acetato de cálcio e sevelamer (não contem cálcio).


LIQUIDO E SÓDIO (SAL)

Na insuficiência renal crônica pode ocorrer acumulo de líquidos no organismo. Portanto a restrição de líquidos é muito importante para prevenção de doenças cardiovasculares. A ingestão excessiva de líquidos, torna-se o procedimento dialitico mais complicado, pois durante o tratamento pode ocorrer hipotensão, câimbras musculares, náuseas, cefaléia e não conseguindo retirar o excesso pode ocorrer edema agudo de pulmão.

Para saber a quantidade de líquido que pode ser ingerida ao dia deve saber o volume de urina de 24 horas. O volume urinário de 24 horas significa a quantidade de líquido que deve ser ingerda ou caso o paciente não tenha diurese (urina) a quantidade de liquido é de 500 ml /por dia.

Líquidos a serem considerados: água, chá, água de coco, bebidas alcoólicas, gelo, gelatina, sorvete, café, leite, suco, caldo de feijão, sopa, refrigerante, chimarrão.

O excesso de sódio (sal) usado no preparo dos alimentos e os que contem nos produtos industrializados além de elevar a pressão arterial aumenta a sede,tornando um ciclo vicioso. Portanto, deve ser restrito o uso de sal sendo a media de consumo de 2 a 3 gramas por dia (cada grama equivale a uma colher de café).


PROTEINAS


As proteínas são utilizadas para o crescimento e desenvolvimento do nosso organismo e para a formação de células de defesa que combatem infecções. São responsáveis pela formação e manutenção da pele, cabelo, órgãos, se ligam a alguns medicamentos para fazer sua função, etc. Durante o tratamento dialítico você perde algumas proteínas, portanto deve ser repostas através da alimentação, consumindo carne vermelha, aves, peixes (sendo este cada 15 dias) e clara de ovos. A quantidade é individualizada e deve estar especificada em sua dieta que será prescrita quando a nutricionista fizer sua avaliação nutricional.

abs,

Carla

fonte:www.nefrocare.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla