Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Dicas para vestir: Parkinson

O uso de roupas que você gosta e se sente bem pode fazer maravilhas para melhoria auto-confiança. Enquanto as pessoas com doença de Parkinson (DP) podem ter problemas com a roupa, os profissionais, como terapeutas ocupacionais, podem aconselhar sobre diversas técnicas de limpeza, equipamentos, tecnologias assistivas e uma gama cada vez maior de tecidos e estilos, que ajudam a fazer do vestir algo muito mais fácil.
Vestir e despir


Diversas técnicas podem permitir manter a independência no vestir e despir, e pode também permitir continuar usando o guarda-roupa existente. A dica é tentar encontrar a maneira mais fácil de vestir e despir. Isso pode envolver tentar posições diferentes (por exemplo, sentar-se), com diferentes tecidos (tecidos elásticos podem ser mais fáceis de puxar e tirar) ou usando itens diferentes na sala para ajudar (por exemplo, usando a parede, a cama ou uma cadeira próxima da cama).



As dicas a seguir também podem ajudar:



- Consulte um terapeuta ocupacional para aconselhamento sobre a vestir e despir.



- Dê tempo e espaço para 0 vestir, e tente escolher um momento em que o cliente está ‘on’ e sua medicação está com o efeito máximo.



- Pessoas com dificuldade de fixação botões muitas vezes tornam a atividade mais fácil quando sentam e descrevem os movimentos para si ao longo das etapas: “encontrar o botão… encontrar buracos … botão no buraco … e … puxar.”



- É muito mais fácil, seguro e rápido se sentar ao vestir as metades superior e inferior do corpo. Concentrar-se e na tarefa e evitar distrações como falar ou ouvir o rádio enquanto se veste também irá também melhorar o “fluxo” de movimentos.




Descrever as ações que pretende desenvolver, como no exemplo anterior do botão, usando poucas palavras pode ser útil para trabalhar o controle manual quando os movimentos habituais perdem seu fluxo natural automático.



- Quando é necessário estar de pé parapuxar para cima ou para endireitar peças de vestuário, encostar a parte de trás da panturrilha (batata da perna) contra a cama ou cadeira, para um bom equilíbrio.



- Você pode ser capaz de reduzir o número de itens que você tem que colocar, escolhendo, por exemplo, uma saia forrada ou itens acolchoados, como sapatos.



- Pode ser útil unir peças, como calças e cuecas, com velcro para que possa colocar dois itens de uma vez. Lembre-se que velcro deve estar sempre fechado antes de lavar.



Há equipamentos disponíveis, tais como adaptações para vestir, tais como para ajudar a enfiar o sapato, que podem ser úteis, mas não podem atender algumas pessoas com Parkinson e seu uso pode ser frustrante. Consulte um terapeuta ocupacional para mais informações sobre este assunto.




abs,


Carla


fonte: www.cuidardeidosos.com.br/A reprodução deste texto só pode ser realizada mediante expressa autorização do Portal Cuidar de Idosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla