Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Dicas de Nutrição para Pacientes Renais



Proteínas


As proteínas são classificadas de acordo com seu valor nutricional. Uma proteína completa contém todos os aminoácidos essenciais e é considerada de alto valor biológico (AVB). As proteínas existentes nas carnes em geral, ovos, leite e derivados são proteínas com alto valor biológico ou proteínas completas.


Proteínas incompletas ou de baixo valor biológico (BVB) são aquelas que não possuem quantidades suficientes de aminoácidos necessários para promover o crescimento do organismo, como é o caso das existentes nas leguminosas, nos cereais e vegetais em geral.


A dieta deve, no entanto, ser mista sendo de proteínas de AVB e BVB para se completarem, tornando evidente a importância da variedade na seleção dos alimentos.O metabolismo das proteínas resulta na excreção pelo rim de algumas substâncias em que se destaca a uréia que se torna tóxica quando não excretada pelos rins, pois a uréia permanece no sangue, acarretando alguns sintomas como náusea, vômitos, mal estar e falta de apetite. Entretanto, quando a ingestão protéica é insuficiente pode levar a perda de peso, massa muscular e consequentemente a desnutrição.


As necessidades diárias de proteínas são calculadas de acordo com o peso ideal e também com as necessidades de cada indivíduo, portanto, verifique com a sua nutricionista quais são as necessidades protéicas que deve ser ingeridas.



Lipídios


É a fonte energética mais concentrada no nosso organismo e sua função é produzir energia, proteção dos órgãos vitais e veículos de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K).


As fontes alimentares podem ser de origem animal (creme de leite, manteiga, toucinho, banha, óleo de peixe, queijos, gorduras de carnes, gema de ovo, etc) e de origem vegetal (margarina, gordura hidrogenada, óleos vegetais, abacate, amendoim, nozes, etc).


As necessidades recomendadas para o paciente renal são praticamente iguais para uma dieta normal, entretanto é importante o controle do consumo de lipídios, a fim de prevenir ou tratar alterações lipídicas que são comuns em pacientes que fazem hemodiálise.



Carboidratos


São as principais fontes energéticas do nosso organismo. Deve ingerir carboidratos apenas para manter as necessidades o organismo. Quando há excesso de ingestão, o mesmo se deposita sob a forma de tecido adiposo subcutâneo e visceral, causando obesidade e quando a ingestão é insuficiente o organismo usa como fonte de energia, causando o emagrecimento.


Existem os carboidratos simples e complexos. Os carboidratos simples são de rápida absorção, ou seja, não necessitam sofrer qualquer transformação para serem absorvidos, são as sacaroses (açúcar), frutose (frutas e mel), galactose (frutas) e lactose (leite).


Os carboidratos complexos a absorção é mais lenta e não precisam passar por diversas etapas de digestão para ser absorvidos, são o arroz, milho, trigo, pães, aveia, batata, mandioca, farinhas,etc.


Um dos carboidratos não digerível é a celulose (fibra) que são necessárias ao organismo, pois estimula os movimentos peristálticos, como o peristaltismo intestinal. As fontes principais são verduras, legumes e frutas.


O paciente renal pode apresentar constipação intestinal, devido a menos ingestão de líquidos e prática de atividade física, portanto para prevenir ou melhorar este problema consuma diariamente alimentos ricos em fibras, mas com controle, pois os mesmos também são ricos em minerais como o potássio que deve ser controlado para estes pacientes.



Minerais


Construtora fazendo parte de tecidos duros (ossos e dentes), como também fazendo parte na composição de tecidos moles (músculos, células sangüíneas e outros), e função reguladora (atividades metabólicas, ritmos do coração,etc).Alguns minerais têm que ser controlados em paciente renal como potássio, sódio, cálcio e fósforo que descreveremos abaixo.



Potássio


Participam ativamente em processos fisiológicos do nosso organismo como funcionamento dos músculos, dentre eles o coração e células nervosas.


Na insuficiência renal, o excesso de potássio não pode ser eliminado, podendo trazer complicações sérias como paratesias (formigamentos), paralisias, confusão mental, dores musculares, dificuldades respiratórias e arritmias cardíacas.


O potássio existe praticamente em todo alimento, entretanto quando o alimento entra em contato com a água, parte do potássio passa para água e reduz em média 60% do potássio.


Para saber os alimentos ricos em potássio verifique dentro do site no tópico nutrição nefrocare. Métodos para reduzir potássio de vegetaisDescasque os legumes, pique, deixe de molho em água em abundancia por 2 horas, jogue a água fora, coloque outra água e deixe cozinhar por no mínimo 15 minutos se for verduras e 30 minutos se for legumes e jogue a água do cozimento fora. Complete o preparo.




Sódio


O sódio é um mineral que está presente em muitos alimentos, mas a principal fonte é o sal de cozinha.


Na insuficiência renal o excesso de sódio e água no organismo é eliminado na diálise. A ingestão excessiva pode fazer com que aumente a sede, eleve a pressão arterial, edema em geral (inchaço), piorar funções cardíacas e edema pulmonar.


Existem no mercado substituto do sal, que é o sal dietético, entretanto não deve ser utilizado para quem faz hemodiálise, pois o mesmo é rico em potássio (controlado em renal crônico).


A ingestão diária de sódio em média é de 2 a 4 gramas por dia , que equivale cada grama 1 colher de (café).Alimentos ricos em sódio encontrados em sua composição:





  • Carnes processadas: presunto, mortadela, bacon, paio, lingüiça, salame, carne seca, chouriço e outros.


  • Peixes processados e salgados: sardinha em lata, aliche, bacalhau.Aves processadas: nuggets, stake de frango, hambúrguer de frango, lingüiça de frango.


  • Temperos industrializados: temperos prontos como caldo de carne, temperos em pó, glutamato monossódico, sopas desidratadas, amaciantes de carne, maionese, catchup, mostarda, molho para saladas, molho de soja (shoyu), molho inglês.


  • Patês/vegetais enlatados: patês comerciais, palmito, ervilha, milho, picles,azeitonas, cogumelos.


  • Bicarbonato de sódio: usado em doces, hortaliças e produtos para panificação.


  • Salgadinhos industrializados: chips, amendoim, salgadinhos de pacote.

Dicas Úteis:




  • Diminua a quantidade de sal preparo dos alimentos e não use temperos industrializados.


  • Para realçar o sabor dos alimentos use suco de limão, vinagre e utilize especiarias/ervas aromáticas como alho, cebola, cebolinha, salsa, alecrim, colorau, hortelã, louro, manjericão, gengibre, folha seca de mostarda, etc.




Cálcio e Fósforo


O cálcio e fósforo são minerais que ajudam manter os ossos sadios. Quando os rins não estão funcionando, o fósforo acumula no sangue e o corpo não usa o cálcio de maneira eficiente.


O corpo tenta corrigir esta situação e inicia o processo de retirar o cálcio do osso, em que se acumula no sangue. Esse acúmulo de fósforo (proveniente de consumo excessivo nos alimentos) e cálcio acarreta sintomas como prurido (coceira), enfraquecimento e fraturas ósseas, calcificações de vasos sanguíneos, pulmões e coração.


A hemodiálise retira apenas parte do fósforo sangüíneo, portanto deve ser restrito alimentos ricos em fósforo e também como coadjuvante usar medicamentos conforme prescrição me dica os quelantes de fósforo que são sevelamer, carbonato de cálcio e acetato de cálcio. Estes medicamentos quelam (fixam) no fósforo e levam para as fezes.


Para saber os alimentos ricos em fósforo verifique dentro do site no tópico nutrição nefrocare.Dicas úteis :





  • Os quelantes devem ser usados durante as refeições e lanches que contenham alimentos ricos em fósforo, conforme prescrição medica.


  • Tomar os quelantes de fósforo nas quantidades e horários corretos.


  • O uso do quelante torna-se enjoativo, para ajudá-lo misture-o no alimento.


  • O quelante pode se utilizado durante a diálise,caso o lanche seja rico em fósforo.


  • Tenha sempre quantidades de quelante no bolso ou bolsa, caso poderá consumir alimentos ricos em fósforo fora de sua casa e do horário habitual.



Vitaminas



As vitaminas são substâncias orgânicas cuja presença na dieta em quantidades mínimas é indispensável para garantir o perfeito desenvolvimento e funcionamento do organismo.


As vitaminas são agrupadas de acordo com a sua solubilidade sendo vitaminas lipossolúveis ? solúveis em gorduras (A,D,E e K) e as vitaminas hidrossolúveis- solúveis em água (complexo B, niacina, acido fólico, acido pantotênico e vitamina C).


Durante o processo dialítico ocorre perdas de nutrientes e dentre eles as vitaminas em especial as hidrossolúveis devido as perdas para o dialisato, também a deficiência vitamínicas em paciente renal devido as restrições dietética e medicamentos que podem afetar absorção de vitaminas. Portanto, a suplementação de vitaminas hidrossolúveis em quantidades compatíveis com a RDA/DRI é recomendada.Verifique com seu medico e/ou nutricionistas sobre a suplementação de vitaminas.



Líquidos



A quantidade de água em nosso organismo corresponde a 60% do peso corporal. No entanto, quando os rins não estão funcionando o excesso de liquido fica retido no organismo.


Este acúmulo de líquido causa ganho de peso entre uma diálise e outra, consequentemente acarreta inchaço no corpo, dificuldades de respirar e aumento da pressão sanguínea. Esse acúmulo de liquido interdialítico (entre uma diálise e outra) não deve ultrapassar de 3 a 5% do peso seco .


A ingestão de liquido deve ser baseada no volume urinário de 24 horas e caso o paciente seja anúrico (não urina), a ingestão deve ser de 500 ml por dia. Verifique com seu médico qual a ingestão diária de líquidos.Dicas úteis:Praticamente todos os alimentos contém líquido em sua composição, principalmente verduras, legumes e frutas, entretanto, se controlar a ingestão dos mesmos consumindo poucas quantidades, considere apenas os líquidos como: água, chá, suco, refrigerante, sopa, gelo, gelatina, sorvete, café, mingaus, leite, caldo de feijão, etc.




  • Utilize copos e xícaras pequenas, pois induzirá a reduzir a ingestão de líquidos.


  • Utilize garrafa medidora. Preencha a garrafa com água de acordo com a indicação médica e conforme for ingerido líquido, vai retirando da garrafa a mesma quantidade de água. Quando esvaziar a garrafa é sinal que foi ingerido a cota diária de líquidos.


  • Faça pedras de gelo com limão (descontando da quantidade de liquido diários) e quando estiver com sede chupe pedrinhas de gelo.


  • Quando estiver com sede ou boca seca chupe balas duras ou azedas, pois estimula a salivação.


  • Consuma frutas e verduras geladas pobres em potássio, pois é refrescante e reduz a sede.


p.s: consulte sempre seu médico e/ou nutricionista
abs,
Carla
fonte:

www.nefrocare.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla