Powered By Blogger

quinta-feira, 15 de março de 2012

VACINAS & DIABETES - VOCÊ JÁ SE VACINOU?


O diabetes prejudica a resposta a inúmeros estímulos infecciosos, tornando os diabéticos mais suscetíveis a apresentar alguns tipos de infecções, geralmente com maior gravidade do que na população geral.

Influenza (gripe simples) e pneumonia são doenças infecciosas associadas com a chance de morte e complicações em pessoas idosas e portadoras de doenças crônicas como o diabetes.

Pacientes diabéticos devem receber vacina anti-influenza e anti-pneumocócica.

1. Vacina anti-influenza (contra a gripe)

A vacina contra influenza diminui a chance de hospitalizações e mortes por pneumonia em idosos e crianças pequenas.

Conheça sobre a vacina:

A vacina pode ser aplicada a partir dos 6 meses de idade e os diabéticos adultos devem receber uma dose anual da vacina anti-influenza.

Crianças menores de 9 anos, ao receberem a vacina pela 1ª vez, requerem duas doses com intervalo de 4 a 6 semanas. Apenas uma dose anual é suficiente nas vacinações subseqüentes.

Deve-se seguir a orientação anual do Ministério da Saúde quanto à época da vacinação.

A vacina contra influenza pode ser aplicada simultaneamente com outras vacinas do calendário de vacinação ou com qualquer intervalo entre elas.

Via de administração: intramuscular.

Contra-indicações: pessoas com história de alergia a proteínas do ovo ou a outros componentes da vacina.

Efeitos colaterais:

1. Locais: eritema, dor e enduração de pequena intensidade, com duração de até dois dias.

2. Sistêmicos: febre, mal-estar e dor muscular. A vacinação não agrava sintomas de pacientes asmáticos nem induz sintomas respiratórios. Reação anafilática é rara.

2. Vacina anti-pneumocócica

O pneumococo é uma bactéria presente em condições normais na boca e garganta de todos os indivíduos, mas em certas ocasiões pode causar infecções no ouvido (otite), pneumonias e meningites. A maior incidência de doença pneumocócica ocorre nos primeiros anos de vida e no idoso.

Conheça sobre a vacina:

A vacina anti-pneumocócica está indicada para todos os pacientes diabéticos acima de 2 anos de idade. A revacinação é indicada uma única vez, devendo ser realizada cinco anos após a dose inicial.

Via de administração: intramuscular, podendo eventualmente ser feita por via subcutânea.

Contra-indicações: em indivíduos com história de reação anterior de hipersensibilidade imediata (anafilaxia) à vacina.

Efeitos colaterais:

1. Locais: eritema, enduração e dor.

2. Sistêmicos: febre baixa, fraqueza, dor de cabeça e dor muscular podem ocorrer, sendo mais intensos e mais freqüentes na revacinação. Anafilaxia é rara.

Estas vacinas estão disponíveis nos Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais (CRIE) da sua cidade! Para ter acesso a estas vacinas, o portador de diabetes deve levar um relatório do seu médico constando o diagnóstico do diabetes e as receitas, que ficarão arquivados no centro de vacinação.

Em Belo Horizonte: o CRIE funciona diariamente das 07:30 às 18:00 na Av. Francisco Sales, 1111 - Santa Efigênia, anexo à Santa Casa de Belo Horizonte. O telefone para contato é (31) 3277-4949.


fonte:www.espacodiabetes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla