Powered By Blogger

sexta-feira, 22 de março de 2019

LEUCEMIA MIELOIDE CRÔNICA (LMC): Estadiamento da



Equipe Oncoguia
- Data de cadastro: 02/08/2015 - Data de atualização: 26/09/2018


O estadiamento da maioria dos tipos de cânceres atribui estágios numerados, de I a IV, para descrever sua extensão, com base no tamanho do tumor e na probabilidade de disseminação.

A leucemia mieloide crônica é uma doença da medula óssea e não segue um sistema de estadiamento como a maioria dos cânceres. O prognóstico de um paciente com leucemia mieloide crônica depende de outras informações, como idade do paciente, exames de sangue e valores sanguíneos e comprometimento do baço.


Fases da leucemia mieloide crônica

A leucemia mieloide crônica é dividida em 3 grupos, baseada principalmente no número de glóbulos brancos imaturos (blastos) no sangue ou na medula óssea:

Fase crônica. Os pacientes nesta fase têm menos do que 10% de blastos nas amostras de sangue ou medula óssea. Estes pacientes geralmente apresentam sintomas leves (se existirem) e geralmente respondem ao tratamento padrão. A maioria dos pacientes é diagnosticada na fase crônica.

Fase acelerada. Os pacientes são considerados em fase acelerada, se qualquer um dos seguintes for verdadeiro:

Amostras de sangue ou da medula óssea com mais de 15% e menos do que 30% de blastos.

Basófilos correspondem a 20% ou mais do sangue.

Blastos e promielócitos combinados correspondem s 30% ou mais do sangue.

Contagem de plaquetas muito baixas, não causadas pelo tratamento.
Novas alterações cromossômicas nas células leucêmicas com o cromossomo Filadélfia.

Os pacientes com leucemia mieloide crônica em fase acelerada podem apresentar sintomas como febre, falta de apetite e perda de peso. Nesta fase , os pacientes não respondem ao tratamento tão bem quanto na fase crônica.

Fase blástica. A medula óssea e as amostras de sangue de um paciente nesta fase têm mais de 20% de blastos. As células blásticas frequentemente se espalham para tecidos e órgãos além da medula óssea. Esses pacientes geralmente apresentam sintomas, como febre, falta de apetite e perda de peso. Nesta fase, a leucemia age como uma leucemia aguda.


Fatores prognósticos

As diferenças entre os pacientes e que afetam a resposta ao tratamento são denominadas fatores prognósticos. Alguns fatores são vinculados com um menor tempo de sobrevida e são denominados fatores prognósticos adversos.

Fatores prognósticos adversos

Fase acelerada ou fase blástica.

Aumento do baço.
Áreas de dano ósseo devido ao avanço da leucemia.
Aumento do número de basófilos e eosinófilos em amostras de sangue.
Contagem de plaquetas muito alta ou muito baixa.

Idade (60 anos ou mais).
Múltiplas alterações cromossômicas nas células leucêmicas.

Muitos destes fatores são levados em conta no sistema de Sokal, que desenvolve uma pontuação utilizada para o prognóstico do paciente. Este sistema considera a idade, a porcentagem de blastos no sangue, o tamanho do baço e a quantidade de plaquetas. Estes fatores são utilizados para classificar os pacientes em grupos de risco (baixo, intermediário ou alto). Outro sistema, denominado sistema Euro inclui além dos fatores mencionados acima, o número de basófilos e eosinófilos. Ter grandes quantidades dessas células indica um prognóstico desfavorável.

Os sistemas Sokal e Euro foram úteis no passado, antes do desenvolvimento de medicamentos mais eficazes para a leucemia mieloide crônica. No momento, não está claro como eles podem ser úteis na determinação do prognóstico de um paciente. As terapias alvo como o imatinib mudaram drasticamente o tratamento da leucemia mieloide crônica nos últimos anos. Esses sistemas não foram testados em pacientes tratados com estes medicamentos.



Fonte: American Cancer Society (19/06/2018)





obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/
#FevereiroLaranjaVerdeRoxo
#Oncoguia #VocêNãoEstáSozinho #idade #sexo #Google #Câncer #CâncerdeViaBiliar #Leucemia#LeucemiaemCrianças #LeucemiaLinfóideAguda(LLA)
#LeucemiaLinfóideCrônica(LLC) #LeucemiaMieloideAguda(LMA) #LeucemiaMieloideCrônica(LMC) #LeucemiaMielomonocíticaCrônica(LMMC) #Estatística #ExamesdeLaboratórioparaDiagnóstico #Prevenção #TaxadeSobrevida #Tratamentos #Cirurgia #Radioterapia
#FatoresdeRisco #Causas #FatoresPrognósticos#Quimioterapia #TerapiaAlvo #TransplantedeMedulaÓssea #ProblemasEmocionaisapósoTratamento #Diagnóstico #EfeitosdoTratamento #SinaiseSintomas #ComoPrevenir #DetecçãoPrecoce #ExamesdeImagemparaDiagnóstico #Estadiamento #TratamentoPaliativo #MudançasnoEstilodeVidaapósoCâncer
#SeoTratamentoparadoCâncerparardeResponder #VivendocomoCâncer
#NovidadesnoTratamento #InternetExplorer #Firefox #Chrome #brhao123com #www.bing.com #search #HistóricoFamiliareIndividual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla