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quinta-feira, 22 de abril de 2021

Você sabia que os planos de saúde fornecem medicamentos ?


  Tudo que os pacientes precisam saber sobre: Medicamentos Biológicos e Biossimilares Fornecidos pelo Plano de Saúde





O plano de saúde, segundo o Rol de coberturas da ANS, fornece apenas medicamentos imunobiológicos, que estão descritos no rol pelo termo: terapia imunobiológica. Assista o vídeo em nosos Youtube e esclareça as suas dúvidas sobre acesso a medicamentos biológicos e biossimilares no plano de saúde: https://youtu.be/zWXe9lPxJTg 👆👆

O rol de cobertura mínima obrigatório do plano de saúde, definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), determina o fornecimento de medicamentos imunobiológicos para o tratamento das seguintes doenças:

  • Artrite Reumatoide
  • Artrite Idiopática
  • Artrite Psoriásica
  • Doença de Crohn
  • Espondilite Anquilosante
  • Esclerose Múltipla
  • Retocolite Ulcerativa
  • Uveíte
Apesar de não constar  no rol, alguns planos fornecem também os novos medicamentos orais, tais como o tofacitinibe, baracitinibe e o upadacitinibe.

Documentos necessários:
  • Receita médica com nome do medicamento (no plano de saúde, o médico pode prescrever o medicamento biológico ou biossimilar citando a marca - nome comercial, enquanto no sus não pode indicar a marca).

  • Relatório médico, descrevendo a justificativa de indicação do medicamento e com informações clínicas da doença.

  • Exames atuais que comprovam a sua doença.

  • Com receita e relatório médico em mãos, você faz a solicitação no plano de saúde, que tem 21 dias para avaliar o seu pedido, geralmente a maioria dos planos respondem em 1 semanal

  • Pode ser exigido ainda o preenchimento de formulários próprio do plano de saúde, que cada plano tem sua rotina administrativa.

  • Se o plano de saúde demorar mais de 21 dias, é possível abrir uma reclamação no Disque ANS que supervisiona o cumprimento do rol e prazos.

Para resolver problemas com o plano de saúde, é importante seguir os seguintes passos:

  • Ouvidoria do plano de saúde: Comunique a sua operadora sobre o seu problema, dúvida ou negativa de coberturas, registre uma reclamação na ouvidoria do seu plano de saúde, anote o protocolo. Se for negativa de cobertura, anote o protocolo e solicite uma justificativa da negativa por escrito.


  • Comunique a Agência Nacional de Saúde Suplementar por meio do Disque ANS (0800 701 9656) que ao comprovar a irregularidade poderá até mesmo multar o plano de saúde infrator. As operadoras de plano de saúde tem um prazo de 10 dias para resolver os problemas e devem reportar a solução a ANS, logo, esta alternativa funciona muito bem, porém é importante ter protocolo de sua reclamação ou negativa do seu plano de saúde.

  • Registre uma reclamação também no Procon

  • E para casos mais complexos, vale a pena solicitar ajuda do judiciário por meio da Justiça Federal Especial.

Dúvidas podem ser esclarecidas também em nosso Whatsapp: (16) 3951-5110

Link: https://wa.me/message/7TYG5TNIZZKYO1. (envie preferencialmente mensagem de texto).

 
 
 
Se você esta sem receber seu medicamento do SUS ou do Plano de Saúde, clique aqui e faça seu relato.
👇👇

https://pt.surveymonkey.com/tr/v1/te/UQ5P8ghOtkmPLuGCuO5L1YCD3jAZzNf1QkXQqb59OVyHF04ZEcH52aWiQuUpV7acAXJdm5dm53a0_2BIIsIRZ66977U8xZru_2FWUar4tmp70f5lPht9Rbmz6JB2BMo7apxOnpElDcLFONc8ZIgtS6jF0bRDrOvP2VtYjBw0Yet0A6Uz3LR4GWrCVny7Va_2FBrJ_2Be


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abs

Carla

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