Powered By Blogger

quarta-feira, 15 de junho de 2022

CÂNCER: LEUCEMIA MIELOIDE CRÔNICA - LMC- VI.1

Risco de um segundo Câncer após a Leucemia Mieloide Crônica (LMC)

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 02/08/2015 - Data de atualização: 26/09/2018

 

 

Os pacientes que tiveram leucemia mieloide crônica podem ser afetados por uma série de problemas de saúde, mas muitas vezes a sua maior preocupação é enfrentar o câncer novamente. Se um câncer volta após o tratamento é chamado de recidiva. Mas alguns sobreviventes de câncer podem desenvolver um novo câncer.  Isso é chamado de segundo câncer primário. Não importa o tipo de câncer que teve, ainda é possível ter outro (novo) câncer, mesmo depois de sobreviver ao primeiro.

Infelizmente, ser tratado para determinado tipo de câncer não significa não ter outro tipo em outro momento da vida. Pacientes que tiveram câncer ainda podem desenvolver os mesmos tipos de cânceres que qualquer outra pessoa. Na verdade, determinados tipos e seus tratamentos podem estar relacionados a um maior risco de outros tipos de câncer.

Os pacientes que tiveram leucemia mieloide crônica podem ter qualquer tipo de segundo câncer, mas têm um risco aumentado para:

  • Câncer de boca e orofaringe.
  • Câncer de pulmão.
  • Leucemia linfoide crônica (LLC).
  • Câncer de intestino delgado.
  • Câncer de tireoide.
  • Melanoma.
  • Câncer de próstata.

O risco parece ser maior nos primeiros 5 anos após o diagnóstico da leucemia mieloide crônica, mas são necessárias mais pesquisas para confirmar isso.

Após o término do tratamento para leucemia mieloide crônica, você ainda deve consultar o seu médico regularmente para procurar sinais de possíveis recidivas ou disseminação da doença. Comunique seu médico sobre quaisquer novos sintomas ou problemas, porque eles poderiam ser causados pela recidiva da doença ou por um segundo tipo de câncer.

Todos os pacientes que tiveram leucemia mieloide crônica devem evitar o tabagismo, uma vez que o fumo aumenta o risco de muitos tipos de câncer e pode aumentar ainda mais o risco de um segundo tipo de câncer.

Para ajudar a manter a boa saúde, os ex-pacientes também devem:

  • Atingir e manter um peso saudável.
  • Adotar um estilo de vida fisicamente ativo.
  • Consumir uma dieta saudável, com ênfase em alimentos de origem vegetal.
  • Evitar ou limitar o consumo de álcool a uma dose por dia para as mulheres ou 2 doses  por dia para homens.

Essas ações também podem reduzir o risco de outros tipos de câncer.

Fonte: American Cancer Society (19/06/2018)

 

 

 Lidando com as emoções

Quando uma pessoa é diagnosticada com leucemia, é normal ficar com o emocional abalado

O diagnóstico de leucemia pode gerar sentimentos como apreensão, desânimo e não aceitação. Por isso, é extremamente importante que o paciente e seus familiares busquem apoio externo e mantenham-se esclarecidos e em contato com profissionais que possam apoiá-los nesse momento vulnerável.

Busque apoio emocional com:

  • Família e amigos
  • Atendimento psicológico a pacientes com câncer, com profissionais especializados na área
  • Espiritualidade
  • Bons livros e filmes

A PSICO-ONCOLOGIA E A LEUCEMIA MIELOIDE CRÔNICA

A psico-oncologia, uma especialidade dentro da Psicologia da Saúde, representa a área de interface entre a Psicologia e a Oncologia e atua justamente nas necessidades destes pacientes. São diversos os momentos em que este profissional pode ajudar com:

  • Suporte emocional no diagnóstico da Leucemia
  • Suporte emocional no tratamento da Leucemia

O apoio psicológico também deve acontecer frente à impossibilidade de cura e a convivência com a doença crônica, que muitas vezes requer adaptabilidade a uma nova realidade.


A equipe de psicologia da ABRALE pode te ajudar gratuitamente!

Sabemos que o ser humano é um conjunto maior do que suas partes.  Como também sabemos, que existe uma interação permanente entre todos os aspectos que o compõem. Assim, entendemos que os tratamentos não podem ficar restritos ao corpo.  E é por esse motivo, o Departamento de Psicologia da ABRALE oferece diferentes formas de apoio psicológico, que têm por objetivo a saúde global, o bem-estar das pessoas e o reforço aos resultados dos tratamentos médicos.

“O atendimento psicológico presencial é oferecido gratuitamente na sede da Associação em São Paulo e temos a orientação psicológica online para pacientes de outras regiões do País com a certificação do Conselho Federal de Psicologia (CFP)”

 

 

 


 

 

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

https://www.abrale.org.br/ 

http://www.oncoguia.org.br/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla