Powered By Blogger

segunda-feira, 1 de julho de 2024

A saúde bucal na terceira idade

 Mentes e Demências

Berna Almeida II


A terceira idade é repleta de mudanças no organismo. Disso você já sabe, mas alguns pontos costumam ser negligenciados. Um deles é quando se trata da saúde bucal na terceira idade. Afinal, é preciso estar em alerta a alguns cuidados e prevenções.
Quando pensamos em qualidade de vida, não podemos ignorar a saúde bucal. Se as atenções ao nosso corpo devem ser recorrentes, na terceira idade devem ser dobradas.
Nessa etapa da vida, diversas mudanças importantes se iniciam. Assim, entre as principais, podemos citar:
  • aumento da gordura no sangue;
  • diminuição da massa muscular e óssea;
  • sistema imunológico menos ativo;
  • enfraquecimento dos rins;
  • alterações no sistema cardíaco.
Portanto, o idoso precisa adequar-se às mudanças. Isso é, ficar atento a diversas áreas e usar de precaução. Desse modo se conquista a qualidade de vida tão desejada.
SAÚDE BUCAL NA TERCEIRA IDADE
Assim como todo o organismo, não é diferente quando se trata do aparelho bucal. A saúde bucal sofre suas alterações e potencializa riscos. Sobretudo por conta da queda em produção de saliva, que pode ocasionar:
  • aumento de chances mau hálito;
  • aumento da xerostomia;
  • maior probabilidade de boca seca;
  • agravamentos por conta de medicações.
Além dessas causas de não cuidar da saúde bucal em idosos, precisamos citar que há uma maior probabilidade de problemas como:
  • perda de dentes;
  • cáries, inflamações, infecções;
  • gengivite;
  • candidíase;
  • câncer de boca.
As chances de problemas crescem, mas nem todos os idosos desenvolvem tais problemas. Portanto, é necessário prevenir. Através da atenção e do cuidado, é possível e provável o idoso ter uma ótima saúde bucal. O que afeta positivamente a qualidade de vida e o bem-estar.
CUIDADOS COM A SAÚDE BUCAL NA TERCEIRA IDADE
Como vimos, atentar-se aos cuidados é indispensável. Assim, a saúde bucal em idosos, se mantém alinhada e em dia. Abaixo, vamos falar com mais detalhes sobre os principais cuidados. Acompanhe!
1- ESCOVAÇÃO DENTÁRIA
É recomendado utilizar escovas de dentes com cerdas macias. Desse modo, o objeto não gera atrito em excesso no esmalte dentário. Outro benefício é não ferir a gengiva. Lembre-se: a escolha da escova precisa ser assertiva.
2- HIDRATAÇÃO
O consumo de água incentiva a produção de saliva. Afinal, diversos problemas bucais são causados pela diminuição de saliva. Além desse benefício, se previne a proliferação de bactérias.
3- USO DO FLÚOR E FIO DENTAL
O flúor evita a sensibilidade, outro problema recorrente em inúmeros indivíduos. Além disso, o fio dental complementa e é indicado após todas as refeições; não se esqueça!
Higienização da língua
Nem todo mundo sabe que a língua é um órgão bucal que também acumula resíduos alimentares. Por isso, os cuidados devem ser intensificados. Assim, uma dica valiosa dos profissionais dentistas é utilizar o limpador de língua já que seu uso é intuitivo e prático.
MUDANÇAS NO ORGANISMO OCORREM DURANTE A TERCEIRA IDADE. EM CONSEQUÊNCIA DISSO, PROBLEMAS BUCAIS SÃO MAIS RECORRENTES E CONCRETOS. CONTUDO, INFELIZMENTE, HÁ UMA NEGLIGÊNCIA DESSE ASPECTO TÃO FUNDAMENTAL PARA O BEM-ESTAR.
Mas a boa notícia é que com prevenção tudo se resolve. Por isso, além de termos visto os problemas mais comuns, também vimos dicas de cuidados. Afinal, qualidade de vida deve ser sempre prioridade.






FONTE: https://web.facebook.com/groups/mentesedemencias/







obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla