Powered By Blogger

terça-feira, 24 de junho de 2025

Glicose alta? 5 formas de descobrir se você tem diabetes

 Festa Junina Viva GIF by Feraz NFT

 

 

 Conheça os principais testes e exames que podem ajudar no diagnóstico do diabetes

 

 Conheça os principais testes e exames que podem ajudar no diagnóstico do diabetes   

Milhões de pessoas no mundo convivem com o diabetes e identificar a condição precocemente permite iniciar o tratamento de forma adequada. De acordo com as diretrizes mais recentes da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e outras entidades médicas, há diversos métodos para diagnosticar o diabetes, cada um com suas especificidades e formas de interpretação. Conheça os principais testes e exames que podem ajudar no diagnóstico do diabetes.

Glicemia de jejum

Esse é um parâmetro que mede o nível de glicose no sangue após um período de jejum de pelo menos 8 horas. Geralmente, os profissionais de saúde realizam o exame pela manhã, antes do café da manhã. Nesse momento, eles coletam uma amostra de sangue para análise. Níveis elevados de glicose no sangue, a partir de 126 mg/dL, podem indicar diabetes. Este exame é um dos mais comuns e recomendados para o diagnóstico inicial.

 

Teste Oral de Tolerância à Glicose (TOTG)

O que é: Esse teste avalia a capacidade do organismo de processar a glicose após a ingestão de uma solução açucarada.

Como funciona: Inicialmente, o paciente faz um exame de sangue em jejum. Em seguida, os profissionais de saúde oferecem uma solução com glicose, e depois coletam novas amostras de sangue em diferentes intervalos de tempo para acompanhar a resposta do organismo.

Interpretação: Um aumento significativo nos níveis de glicose no sangue duas horas após a ingestão da solução sugere a presença de diabetes. Este teste é, portanto, útil para diagnosticar o diabetes tipo 2.

Recentemente, o Brasil o foi primeiro país no mundo a adotar um novo critério de diagnóstico do diabetes neste teste. Por isso, qualquer glicemia acima de 209 mg/dL após uma hora de ingestão da glicose pode dar o diagnóstico de diabetes.

 Saiba mais aqui.

LINK: https://umdiabetico.com.br/brasil-tem-novo-parametro-de-glicose-no-sangue-para-diagnostico-precoce-de-diabetes/

 

 

 LINK: https://youtu.be/LaD1LTvauhM?t=2

 


 

Hemoglobina Glicada (HbA1c)

A hemoglobina glicada, também conhecida como HbA1c, mostra a média dos níveis de glicose no sangue ao longo dos últimos dois a três meses. Para isso, os profissionais de saúde coletam uma amostra de sangue e, em seguida, analisam a porcentagem de hemoglobina que se encontra glicada.

Além disso, quando os resultados apontam valores iguais ou superiores a 6,5%, isso indica que o controle da glicemia está inadequado. Com esse dado em mãos, os médicos podem confirmar o diagnóstico de diabetes em muitos casos.

Por fim, vale destacar que esse teste se mostra essencial no acompanhamento da condição ao longo do tempo, permitindo ajustes no tratamento sempre que necessário.

Glicemia casual

Esse exame mede o nível de glicose no sangue a qualquer momento do dia, independentemente da última refeição. É realizado um exame de sangue em qualquer horário, sem necessidade de jejum. Os níveis de glicose iguais ou superiores a 200 mg/dL, associados a sintomas típicos de diabetes, podem confirmar o diagnóstico. Este exame é geralmente utilizado quando o paciente apresenta sintomas agudos da doença.

Para saber mais sobre os principais sintomas de glicose clique aqui.

Peptídeo C

Ele avalia a função das células beta do pâncreas e é usado para diferenciar entre diabetes tipo 1 e tipo 2.

 
 
 
 

Editor-Chefe e Supervisor de Comunicação - Jovem, antenado e questionador, Marcelo convive com diabetes tipo 1 desde os 5 anos de idade. Natural de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, é jornalista e está sempre em busca de novos aprendizados. Atua na produção e edição de reportagens, roteiros e conteúdos que unem informação, sensibilidade e relevância. Também supervisiona a comunicação institucional do Um Diabético e contribui ativamente para o diálogo com a comunidade. Sua vivência com o diabetes traz ainda mais autenticidade e empatia para o conteúdo que produz.

 

 

 

FONTE:https://umdiabetico.com.br/2025

 

RIM PELE 


 

 

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs.

Carla

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla