Powered By Blogger

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

DOADOR - Cont. do Transplante Renal

QUEM PODE SER DOADOR?

Pode haver três tipos de doadores.

Um deles é o doador vivo relacionado, ou seja, é um parente (avós, pai, mãe, irmãos, irmãs, filhos, tios, sobrinhos, primos até segundo grau inclusive e cônjuges), maior de idade e capaz, que durante a sua vida doe, gratuitamente, um de seus rins ao paciente.

Outro tipo é o doador vivo não relacionado, é o indivíduo que não tem nenhum dos graus de parentescos definidos acima, e que sendo maior e capaz perante a lei, decide espontaneamente, sem coação e sem remuneração financeira doar um de seus rins a outra pessoa. Este tipo de doação só é autorizada mediante autorização judicial.

Nestes dois casos acima o doador tem que ser pessoa saudável, sem doenças, comprovada através de avaliação médica e laboratorial.

Outro tipo de doador, é o doador cadáver. Neste caso o doador é uma pessoa que está em morte encefálica (cerebral), e cuja família autorizou a equipe médica a realizar a retirada de órgãos para transplante.

QUAL O MELHOR DOADOR?

O melhor doador é aquele que, além da compatibilidade do tipo de sangue, tem os antígenos de histocompatibilidade mais semelhantes ao receptor. Esses antígenos são determinados através de um exame de sangue que se chama tipagem HLA.
Assim, o melhor doador são os irmãos gêmeos univitelinos. Porém é pouco freqüente encontrar pacientes com este tipo de doador.

Em segundo lugar, vem os irmãos e/ou irmãs com antígenos de histocompatibilidades idênticos.

Depois vêm os irmãos que possuem 50% dos antígenos de histocompatibilidade iguais ao receptor, e os pais.

Em seguida vem o doador cadáver.
Se você tiver um membro da família que gostaria ser um doador, a equipe também o avalia para assegurar se é um bom candidato para a doação.

Para receber um transplante de cadáver, você é tipado para o sangue e tipo de rim. Novamente, a equipe de transplante procurará um tipo de rim que seja similar a sua estrutura genética, quando possível, e olhará o resultado da prova cruzada ( ver página da Central de Transplantes de São Paulo www.saudesp.gov.br )

O QUE DETERMINA UMA BOA TIPAGEM?

Primeiro você deve ter um tipo sangüíneo compatível com seu doador. Os tipos sangüíneos são A, B, AB ou O. Pacientes do tipo sangüíneo A devem receber um rim de um doador do tipo sangüíneo A ou O; pacientes do tipo B de doadores do tipo sangüíneo do tipo B ou O; pacientes do tipo O de doadores do tipo O; pacientes AB podem receber um rim de qualquer tipo sangüíneo.

IMPORTANTE: O fator RH não contra indica o transplante

Uma vez que a compatibilidade de tipo sangüíneo é determinada, o laboratório procura um doador com estruturas celulares similares nos marcadores de superfície celular. Uma tipagem celular mais próxima deve ajudar seu organismo a aceitar um novo rim.

COMO POSSO SABER SE ALGUÉM DA MINHA FAMÍLIA PODE DOAR UM RIM PARA MIM?

Uma amostra de sangue é retirada de seu candidato a doador e testada no laboratório de tipagem tecidual. Nós procuraremos por uma estrutura celular similar a sua. Se for determinado que o doador tem uma boa tipagem, o avaliaremos exaustivamente para assegurar que não há contra-indicações para a operação.

O QUE ACONTECE SE NENHUM DOS MEMBROS DA FAMÍLIA FOR COMPATÍVEL?

Se você não tem um doador entre os membros da sua família, será colocado na lista de espera de rim de doador cadáver.

POR QUANTO TEMPO TEREI QUE ESPERAR POR UM RIM DE CADÁVER?

O período de espera por um rim de cadáver varia. Sempre que recebermos um rim de cadáver com tipagem sangüínea compatível com a sua, o seu sangue será cruzado com o sangue do doador cadáver para saber se há possibilidade de você receber esse rim. Estes testes requerem mais ou menos 10 horas.
O QUE ACONTECE QUANDO UM RIM DE CADÁVER TORNAR-SE DISPONÍVEL?
Quando um rim de cadáver tornar-se disponível e a prova cruzada for compatível será escolhido o receptor a mais tempo na fila de espera para receber o rim. Se você for escolhido, um membro da equipe de transplante lhe comunicará.

Mantenha sempre a sua equipe informada dos seus dados, endereço, telefones residência e celular, telefones para recados, etc..

Após ser contatado, por favor, não coma nem beba nada, pois deve permanecer sem ingerir nada pela boca por 4 horas antes da cirurgia. Quando for chamado, a equipe médica vai avaliar os riscos que podem contra-indicar a cirurgia.

O QUE É A PROVA CRUZADA OU "CROSS-MATCH"?

É o exame em que se mistura o sangue do receptor e do doador para ver se há possibilidade de rejeição nas primeiras horas pós-transplante. Se for positivo, o transplante não será realizado, pois a chance de rejeição é de quase 100%.


COMO SABEREI SE POSSO DOAR O RIM?

Você fará uma consulta médica e depois, em etapas, grande série de exames de sangue, urina, radiológico e eletrocardiograma para comprovar que seus rins e demais órgãos estão perfeitos.

Caso um ou mais exames derem alterados será avisado você é encaminhado para o tratamento adequado. Se não puder doar também será comunicado.

COMO É ESCOLHIDO O DOADOR?

Só serão candidatos a doador, aqueles familiares de pacientes que espontaneamente procurarem a equipe médica da nefrologia, e manifestarem expressamente o desejo de doar.

Para poder doar o rim será feita tipagem sangüínea dos candidatos a doador. Só continuarão a investigação os candidatos que tiverem tipagem sangüínea compatível com o receptor.

Após ter confirmada através de exame que o tipo de sangue entre o candidato a doador e o receptor é compatível, o candidato a doador realiza uma consulta com um nefrologista da equipe de transplantes, onde o candidato a doador é entrevistado e examinado.

Se na entrevista e no exame físico não for constatado nenhuma doença que inviabilize a doação, são solicitados vários exames de sangue, de urina e exames radiológicos para descartar doenças, para impedir a doação.

POR QUE FUI ESCOLHIDO?

Primeiro por doar o rim espontaneamente. A equipe de transplante não aceita pressão de ninguém, do paciente, da família ou de outras pessoas para forçar o doador a doar o rim. A doação é um ato de amor. Só ocorre doação se você assim o desejar.
Em segundo lugar porque seu rim é o que tem a tipagem mais parecida com a do receptor, entre os doadores indicados.

QUAIS SÃO OS RISCOS DA DOAÇÃO?

A cirurgia é feita com anestesia geral e esse é o risco da cirurgia, para que seja o risco menor possível é feita toda a avaliação clínica do doador. Especialmente a cirurgia do doador é feita com muito cuidado já que não está doente e apenas pratica um ato de amor.

LEVAREI VIDA NORMAL COM UM RIM APENAS?

Algumas pessoas nascem com apenas um rim e nunca ficam sabendo disso, exceto se fizerem algum exame ocasional e descobrirem o fato. Um rim faz o trabalho de dois rins e a vida da pessoa será normal em qualquer profissão ou na família.

E SE O RIM QUE FICA PERDER A FUNÇÃO?

Caso sofra de cálculo renal não poderá ser doador, pois existe a possibilidade de que tenha cálculo de novo. As outras doenças que ocasionam paralisia dos rins atingem os dois rins, tanto faz ter um ou dois rins.

QUE CUIDADOS DEVO TER ANTES DA OPERAÇÃO?

Se você for obeso o médico recomendará que diminua o peso. Se fumar deverá largar o cigarro até a operação, para diminuir a chance de complicações respiratórias da operação.

COMO SERÁ MINHA RECUPERAÇÃO?

Nas primeiras 24 horas após a cirurgia a dor será um pouco maior, mas, será tratada adequadamente com remédios. No dia seguinte a operação você começará a caminhar, e em torno de 1 semana serão retirados os ponte . A alta geralmente ocorre 03 dias após a cirurgia.

QUE PODEREI FAZER PARA AJUDAR MINHA RECUPERAÇÃO?

Tossir, para não acumular secreção nos brônquios, colocando a mão em cima do curativo da operação, para evitar dor no local da cirurgia. Deverá flexionar os pés e as pernas para cima e para baixo, para não ocorrer flebite. Quando o médico permitir, sair da cama e andar.

QUANDO PODEREI VER O RECEPTOR?

Você poderá ir até o quarto do receptor e observá-lo assim que estiver andando. Antes disso poderão comunicar-se com bilhetes ou telefone.

DEVEREI FAZER REVISÃO MÉDICA?

Após a alta e revisão pós-operatória imediata é recomendável que o doador consulte com o nefrologista 12 meses após a cirurgia.

QUANTO TEMPO TEREI LICENÇA DO TRABALHO?

A junta médica da perícia do INSS costuma dar 30-40 dias de licença para o doador.
IMPORTANTE: O Doador não tem direito ao Benefício de Auxílio Doença, porque ele goza de boa saúde.
abs,
Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla