Powered By Blogger

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

NUTRIÇÃO E O RIM



O rim tem como uma de suas funções filtrar o sangue. Isto é, ele se encarrega de eliminar, na forma de urina, alguns nutrientes que ingerimos através dos alimentos, tais como:


- O sódio, que existe naturalmente nos alimentos e que usamos para temperá-los, através do sal de cozinha;


- O potássio;- O fósforo;


- A uréia, que é uma parte não aproveitável da proteína;


- A água (tanto a água que tomamos pura, quanto a que ingerimos através de sucos, frutas, chás, refrigerantes, doces, arroz, feijão, etc...).



A insuficiência renal crônica, ou IRC, é caracterizada por um funcionamento deficiente do rim e é uma das complicações crônicas que aparecem no diabetes mal controlado.Quando o rim está insuficiente, o sódio, o potássio, o fósforo, a uréia e a água ficam acumulados no sangue, podendo levar a aumento da pressão sanguínea, causar parada cardíaca, enfraquecimento dos ossos, enjôo, vômito, inchaço, entre outros.


Para que estes sintomas sejam evitados, é importante controlar a dieta, dando preferência aos alimentos que possuem menos quantidade dessas substâncias.Como é necessário reduzir o sal da alimentação dos pacientes com IRC e hipertensos, pode-se achar que alguns alimentos ficarão sem paladar. Para obter melhor o sabor, aroma e aparência dos alimentos e preparações, algumas especiarias e ervas podem ser usadas à vontade. Além disso, também é fundamental restringir a quantidade de potássio na alimentação, para evitar que ele se acumule no sangue.

p.s: não esqueça de consultar sempre o seu médico e/ou nutricionista


abs,

Carla

fonte:www.espacodiabetes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla