Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Mais conforto no tratamento do diabetes para crianças em São Paulo

O juiz federal Danilo Almasi Vieira Santos, da 10ª Vara Federal Cível de São Paulo, concedeu liminar para obrigar o Sistema Único de Saúde a fornecer medicamentos e insumos menos agressivos a crianças diabéticas. O SUS deve fornecer o medicamento insulina Glargina, bem como os respectivos insumos necessários ao tratamento de crianças e adolescentes portadores de diabetes mellitus, especialmente, agulhas curtas de 5 mm de comprimento e canetas aplicadoras de insulina. A decisão é válida para o Estado de São Paulo.

Após tomar ciência da decisão, o SUS terá o prazo de 30 dias para passar a fornecer os medicamentos e insumos. Em caso de descumprimento, está prevista multa diária de R$ 1 mil.

"Vida digna"
Em setembro de 2010, o MPF ajuizou Ação Civil Pública contra o SUS para garantir meios necessários e menos dolorosos para o tratamento de diabetes mellitus nas crianças e adolescentes.

O diabetes causa a destruição ou a diminuição na produção da insulina, hormônio necessário para que a glicose seja transformada em energia para o corpo. No caso do diabetes mellitus, é feita a reposição da insulina destruída por meio de aplicação através de agulhas, injeções ou canetas aplicadoras. A quantidade de injeções aplicadas varia entre 1 e 4 por dia.

O uso da agulha longa (acima de 8 mm) em crianças e adolescentes magros, pode ainda fazer com que a insulina seja aplicada no músculo, causando hipoglicemia logo após a aplicação, resultando em suores, tremedeiras, tontura, sensação de fraqueza, bem como hiperglicemia tardia, além de sangramento e dor. O mais adequado é o uso da agulha de 5 mm, dada a fragilidade da estrutura corpórea destes pacientes. Além das agulhas curtas, o uso das canetas aplicadoras também é menos doloroso.

Para o procurador regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo, Jefferson Aparecido Dias, autor da ação, a ausência desses insumos fere o princípio constitucional do direito à vida e à dignidade humana.

"O direito à vida deve ser interpretado não só como garantia de existência orgânica do ser humano, mas acima de tudo como garantia de uma vida plena e digna, principalmente em relação a crianças e adolescentes, que são prioritariamente protegidos pela legislação brasileira", afirma. Com informações do Assessoria de Comunicação do MPF.


fonte:http://www.conjur.com.br/2011-jul-22/sus-obrigado-utilizar-remedios-agressivos-diabeticos

extraído:http://www.comunidadediabetes.com.br/novo_site/direitos_n11.php



2 comentários:

  1. Carla primeiramente parabéns pelo seu blog.... Meu nome Dayane Suescun e semana passada descobri que minha filha de 6 anos esta com diabete tipo 1 tendo que tomar insulina duas vezes por dia estou totalmente perdida sem saber o que fazer o que dar para ela comer ate mesmo onde comprar as coisa que ela precisa se poder me envie algumas dicas para que eu possa ajuda-la pois estou totalmente perdida ..... mt obrigada bjs.... DAYANE SUECUN

    ResponderExcluir
  2. Dayane Suescun, obrigada pela visita fique bem a vontade para fazer críticas, sugestões etc... Olha Dayane, é muito complicado receber uma notícia desta o chão foge dos nos pés no começo é tudo meio complicado porque é diferente do nosso dia a dia é só vcs. terem calma e perguntar tudo ao médico e nutricionista e adaptar no dia a dia de vcs. dar este tipo de informação é complicado pq cada pessoa é única e os tratamentos são diferentes e tem o resultados dos exames para ser avaliados mas, vamos lá vou sugerir alguma coisa e me passe um e-mail e o estado onde mora para indicar lojas para comprar os produtos. Já procurou a nutricionista para orientar e ensinar a fazer a contagem de carboidratos caso a sua pequena estude tenha cuidado também com os lanches oferecidos na escola e levados , sempre nos preocupamos muito com a alimentação que é oferecida nas escola informe também as professoras, auxiliar de enfermagem e cantina para alguns esclarecimentos e para "alinhavar" tudo certinho para nada sair errado.... a professora, dos cuidados ela tem que ter principalmente quando a hipoglicemia.Vá no marcadores clique em diabetes e alimentação que há alguma sugestões e no dia 21/09/2013 na Sede ADJ vai haver um encontro gratuito para trocar experiências segue o telefone caso more em SP""Uma atividade elaborada especialmente para você que tem familiares com diabetes!!!

    21/09/2013 na sede da ADJ

    Inscreva-se gratuitamente ligando para 11 3675-3266 Ramal 11!!!

    obs. não esqueça cada tratamento é específico, porque cada organismo é diferente e um tratamento de um diabético não serve para o outro somente o médico e/ou nutricionista pode indicar o que é melhor. Boa sorte para vcs. e estou sempre por aqui.abs,
    Carinhosamente,
    Carla

    ResponderExcluir

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla