Powered By Blogger

domingo, 9 de outubro de 2011




Conheça o dia-a-dia de um atleta portador de diabetes aos 79 anos


Esportes é um hábito saudável e recomendável para a saúde como um todo, seja qual for a idade 50, 60, 70, 80 anos. Com isso, muitos que começam por necessidade tornam-se desportistas competidores e até medalhistas profissionais. Dr. Carlos Augusto Bittencourt Silva, mais conhecido como Gugu, já virou patrimônio da cidade onde vive, Niterói, por conta do esporte. Médico Ortopedista e Geriatra, atleta e pedagogo, ele abraçou o esporte aos 42 anos após o diagnostico do diabetes tipo 2. Desde então, competiu em diversas maratonas de corrida, voleibol, e basquete. Gugu, quando tinha 59 anos, conseguiu chegar em 3° lugar na maratona de 42 km , da cidade Rio de Janeiro, do jornal do Brasil. Hoje, aos 79 anos, é praticante ativo de natação, ginástica e musculação.
"Sempre fiz exercícios físicos quando jovem. Passei a correr todos os dias após o diagnostico do diabetes. Comecei correndo 2 km e depois de alguns meses cheguei a correr mais de 40 km. Corri em várias maratonas, mais depois de algum tempo parei, porque descobri que esporte em excesso era prejudicial à saúde. Notava que as mulheres maratonistas profissionais apresentavam um envelhecimento precoce. Porque a pessoa ao correr respira muito oxigênio e com isso absorve mais radicais livres, que causa o envelhecimento precoce", explica Gugu.
Pela manhã Dr. Bittencourt pratica musculação e ginástica, por aproximadamente 3 horas ao dia, durante seis vezes por semana, além de ministrar aulas de ginástica para pessoas com mais de 60 anos. Apaixonado pela atividade física há 10 anos, desenvolveu o projeto que leva seu nome e que tem o objetivo de integrar o idoso junto à sociedade, melhorando seu condicionamento físico e sua auto-estima. Hoje o Projeto Gugu tem 27 núcleos de ginástica espalhados em diversos bairros de Niterói, com cerca de 1700 pessoas fazendo exercícios físicos diariamente, sendo um deles na NET Niterói (canal 36). Aulas de dança de salão, teatro e coral também são promovidos. Apesar de voltadas para a terceira idade, as atividades estão abertas também a jovens e adultos.
O currículo de Carlos Augusto é extenso. Ele foi o primeiro diretor do Hospital Universitário Antônio Pedro, respondeu pelo curso de Ortopedia da UFF e foi idealizador do Jornal Médico. Vereador, eleito em 1974, já chefiou a limpeza pública em Niterói e presidiu a Enitur (antigo nome da atual Neltur).




Redação da Comunidade Diabetes




fonte:
http://www.comunidadediabetes.com.br/novo_site/idade_n08.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla