Powered By Blogger

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Barras de apoio no banheiro é lei em cidade mineira


M3400488 Elderly woman injured by falling SPL Barras de apoio no banheiro é lei em cidade mineira
Barras de apoio no banheiro é lei em cidade mineira
Todas as unidades habitacionais construídas em Juiz de Fora, Minas Gerais,  a partir deste mês, deverão ser adaptadas com equipamentos de segurança para idosos. A norma 12.616, promulgada nesta semana, estabelece que as novas construções tenham barras de apoio, principalmente, na área do banho e perto do vaso sanitário. A determinação foi incorporada ao Artigo 22-A, Seção IV, da Lei 6.909.
Conforme os legisladores, o investimento é pequeno, já que as barras custam, em média, R$ 8 a unidade, e o resultado deve ser a redução na incidência de acidentes e mortes, inclusive, aliviando os serviços de saúde. A fiscalização da norma será realizada quando o proprietário solicitar o habite-se (permissão para ocupação) do imóvel na Prefeitura.
Dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia apontam que os acidentes domésticos envolvendo idosos configuram um problema de saúde pública. O geriatra e editor do Portal Cuidar de Idosos, Márcio Borges, explica que as quedas são a quinta causa de morte entre idosos e que o local mais perigoso para eles é a própria residência. “Cerca de 70% dos acidentes deste tipo ocorrem no período da noite, no caminho entre o quarto e o banheiro. Por isso, toda e qualquer adaptação contribui para que seja reduzida a estatística.”
O especialista acrescenta que entre 30% e 35% das pessoas com mais de 65 anos e 40% das que estão acima dos 70, já sofreram algum tipo de queda. Metade deste percentual teve ferimentos e, em cerca de 6% a 10%, a lesão foi grave, como fratura nas pernas, braços ou costelas. Os números mostram também que mulheres têm três vezes mais chance de sofrer fraturas que os homens. No caso das cirurgias, o risco de o paciente hospitalizado sofrer complicações é grande e, por isso, em pelo menos metade dos casos de operações de fêmur, o idoso acaba tendo algum tipo de imobilidade.
O integrante do Conselho Municipal de Direito do Idoso, José Anísio da Silva, o Pitico, acrescenta que informação é essencial. “Muitas pessoas desconhecem quais são as necessidades dos idosos no ambiente doméstico e não fazem idéia de que medidas simples podem diminuir significativamente os acidentes. Mudanças na arquitetura doméstica contribuem para oferecer autonomia ao idoso e para evitar que ele tenha que passar por tratamentos demorados e de difícil recuperação.”
Extraído de: http://www.tribunademinas.com.br/cidade/norma-para-aumentar-seguranca-de-idosos-1.1122336

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla