Powered By Blogger

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Você sabe o que é disglicemia?

Você sabe o que é disglicemia?


A disglicemia é definida como uma alteração na glicemia que, embora não corresponda aos critérios diagnósticos de diabetes, encontra-se com níveis elevados em relação à normalidade. Pode ser dividida em glicemia de jejum alterada e intolerância à glicose, sendo ambas preditoras para a ocorrência de diabetes mellitus e doenças cardiovasculares.
Tem disglicemia uma pessoa cuja presença de glicose no sangue, quando em jejum, fique entre 100 e 125mg/dl. Este nível é maior do que o normal, mas menor do que aquele que indica a presença de diabetes.
Se a tolerância à glicose está prejudicada significa também que a quantidade de açúcar no sangue está alta, mas não o suficiente para ser diagnosticada como diabetes. A diferença em relação à disglicemia é que o nível de glicose é um pouco mais alto, variando entre 140 e 199 mg/dl duas horas após o paciente ter ingerido um líquido contendo 75 gramas de glicose.
Está indicada a realização de um teste oral de tolerância à glicose (TOTG) para classificar corretamente o grau de anormalidade em relação ao metabolismo da glicose.
Além das disglicemias, as situações mais comuns com indicação para investigação de diabetes são:
  • Idade superior a 45 anos;
  • Índice de massa corporal (IMC) > ou = 27kg/m²;
  • Antecedente familiar de diabetes;
  • Mulheres que tiveram diabetes gestacional ou filhos que nasceram com peso superior a 4kg;
  • Pessoas hipertensas, dislipidêmicas;
  • Doença aterosclerótica.
Estudos epidemiológicos e experimentais mostram que alterações na glicemia, inferiores aos valores diagnósticos de diabetes, predispõem à aterosclerose e aumentam o risco cardiovascular. Assim, alterações no estilo de vida como o consumo de dieta balanceada e a prática regular de atividade física, bem como a perda de peso e controle da dislipidemia são essenciais para prevenir a progressão para o diabetes.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://debemcomavida.accuchek.com.br/voce-sabe-o-que-e-disglicemia/?utm_content=Disglicemia&utm_source=enext&utm_medium=email&utm_campaign=20180206_broad_disglicemia
Para saber mais 
acesse: www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/1/casos_complexos/…/tema_03f.htm

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla