Powered By Blogger

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Diabetes: e suas moneclaturaas

 Começando pela explicação do nome e função das coisas, temos:

Hemoglobina:

É uma proteína encontrada no interior das hemácias (glóbulos vermelhos), que tem como principal função, realizar as trocas gasosas do nosso organismo, ou seja, leva o Oxigênio para os tecidos e órgãos do corpo, e retiram o gás carbônico; possui um tempo de vida médio de 70 a 110 dias.

Glicose:

É o carboidrato mais importante na biologia. As células de todos os organismos vivos a utilizam como fonte de energia. Existe uma dosagem média normal nas pessoas sem diabetes que varia entre 70-99 mg/dl em jejum.

Diabetes:

Sem elencar os motivos: É a elevação da glicose no organismo, ou seja, HIPERGLICEMIA.

Insulina:

É um hormônio (proteína), produzido no pâncreas, que funciona como se fosse uma “chave” responsável por “abrir” a célula para a entrada da Glicose na célula para ser convertida em energia.

HbA1c:

É apenas 01 fração da Hemoglobina A, que é a hemoglobina presente em maior quantidade nas hemácias, sendo 95% da Hemoglobina Total, e a porção 1c é a fração da hemoglobina que sofreu ligação de forma definitiva e irreversível com o excesso de glicose.

Diferença entre Hemoglobina Glicada e Hemoglobina Glicosilada:

Na GLICADA, a Hemoglobina sofre um processo de GLICAÇÃO. Que é quando a molécula de Hemoglobina sofre ligação ESPONTÂNEA à molécula de glicose QUE ESTÁ EM EXCESSO, e essa união É DEFINITIVA, até que essa molécula cumpra seu tempo de vida. É um processo incontrolável. Com o processo de Glicação, essa molécula de Hemoglobina se torna imprestável para exercer suas principais funções que é a troca gasosa dos tecidos (O2 e CO2), e a manutenção do pH do sangue (equilíbrio ácido-base).
Na GLICOSILADA, a Hemoglobina sofre um processo de GLICOSILAÇÃO. Que é quando a Hemoglobina sofre união à molécula de glicose através da ação de enzimas, e este processo é importante para a obtenção de substâncias úteis ao organismo.
O resultado do exame de Hemoglobina Glicada corresponde a uma MÉDIA das glicemias reais do organismo (não apenas das pontas de dedo) dos últimos 70-110 dias.
Porém, por conta da vida da hemoglobina, as glicemias exercem um peso diferente em função do tempo, ou seja, aproximadamente:
☑️
 50% (metade) da composição da Glicada corresponde às glicemias dos últimos 30 Dias;
☑️
 25% da composição da Glicada corresponde às glicemias dos 30 dias anteriores;
☑️
 25% da composição da Glicada corresponde às glicemias dos 50 dias ainda anteriores.
Apesar do medo “saudável” que todos temos dos efeitos de longo prazo das HIPER glicemias (glicemias altas), a alta incidência das HIPO glicemias (glicemias baixas) é tão prejudicial quanto a outra, PORÉM, de consequências imediatas, podendo trazer problemas de aprendizagem, de desenvolvimento, psicológicos, pode trazer também problemas cardiorrespiratórios, tudo isto claro variando conforme a idade, ou conforme a existência de outras complicações de saúde associadas ou não.
HIPO e HIPER glicemias SÃO INEVITÁVEIS!!! O que temos que fazer, é PROCURAR manter dentro da meta de glicemia, estabelecida pelo ENDOCRINOLOGISTA, o maior tempo possível. E a explicação é justamente esta:
Hemoglobina Glicada = Média das Glicemias de um Período de tempo; e o número puro de uma média NÃO nos diz absolutamente nada!
Imaginem o seguinte caso, onde tenho 02 pessoas e suas glicemias:
Pessoa 1 = 65mg/dl, 40 mg/dl, 65mg/dl, 300mg/dl; MÉDIA = 117,5mg/dl que daria uma Glicada de 5,7%
Pessoa 2 = 160mg/dl, 100mg/dl, 120mg/dl, 140mg/dl; MÉDIA = 130mg/dl que daria uma Glicada de 6,2%
A fórmula matemática para o cálculo aproximado da Glicada é: [Glicada = (Glicemia Média + 46,7) / 28,7]. Nos laboratórios é realizado através de processo analítico chamado cromatografia.
Apesar da Pessoa 1 ter o valor de glicada mais baixo, é o PIOR resultado, pois está completamente fora das glicemias alvo, com muita incidência de hipoglicemias. Por este motivo é IMPORTANTÍSSIMO levar nas consultas o diário de glicemias, contendo os horários, as medidas, quanta insulina foi aplicada, e dependendo da organização de cada um, seria interessante saber também qual foi a alimentação.
Avançando mais um pouco, a famosa descrição de que a Hemoglobina Glicada ou HbA1c DEVE ser menor ou igual a 7%, SOMENTE é válida, se ela for atingida SEM HIPOGLICEMIAS IMPORTANTES.
PARA CADA FAIXA ETÁRIA da infância e adolescência, existe uma Hemoglobina Glicada (HbA1c) tolerável DIFERENCIADA, justamente para “prevenir” hipoglcemias. Mas isto quem definirá é o seu ENDOCRINOLOGISTA que fará toda uma consideração sobre o quadro clínico do paciente, e as condições sócio/econômicas da família.
DIABETES é um constante jogo de equilíbrio, NÃO há necessidade de sermos rígidos ao extremo, para não tornarmos a vida impossível, PORÉM, não podemos ser relaxados e deixarmos tudo de qualquer forma.
Aos que estão com Glicadas altas, converse com o Endócrino, procure uma Associação de Diabetes, pesquise e entenda sobre a nossa deficiência, e tente se aproximar o máximo possível do ideal.

ACREDITE É POSSÍVEL
‼️

SEMPRE CONSULTE E QUESTIONE SEU ENDÓCRINO!!!






obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

https://www.facebook.com/groups/Diabetes.Infantil.Brasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla