Powered By Blogger

sábado, 29 de maio de 2021

Câncer de Boca e Orofaringe > Tratamentos: Imunoterapia para

 

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 11/04/2015 - Data de atualização: 23/01/2020




A imunoterapia é um tipo de terapia sistêmica que usa medicamentos que estimulam o sistema imunológico a destruir as células cancerígenas de forma eficaz.

Inibidores do controle imunológico

Uma função importante do sistema imunológico consiste em sua capacidade de atacar as células normais e anormais do corpo. Para fazer isso, ele usa pontos de verificação – as chamadas moléculas de controle imunológico em células imunológicas que precisam ser ativadas (ou desativadas) para iniciar uma resposta imunológica. As células cancerígenas, às vezes, usam esses pontos de controle para evitar serem atacadas pelo sistema imunológico. Os medicamentos modernos direcionados a esses pontos de controle são bastante promissores como tratamentos contra o câncer.

O pembrolizumabe e o nivolumabe são medicamentos direcionados ao PD-1, uma proteína das células do sistema imunológico denominada células T que normalmente impede que essas células ataquem outras células do corpo. Ao bloquear o PD-1, esses medicamentos aumentam a resposta imunológica contra as células cancerígenas. Isso pode reduzir o tamanho de alguns tumores ou retardar seu crescimento.

Esses medicamentos podem ser usados ​​após a quimioterapia em pacientes com câncer de cavidade oral ou orofaringe que recidivaram após o tratamento ou que se disseminaram para outros órgãos. O pembrolizumabe também é uma opção como primeiro tratamento para alguns pacientes.

Esses medicamentos são administrados por infusão intravenosa, geralmente a cada 2, 3 ou 4 semanas.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais desses medicamentos podem incluir:

  • Fraqueza.
  • Febre.
  • Tosse.
  • Náusea.
  • Coceira.
  • Erupção cutânea.
  • Perda de apetite.
  • Dores musculares ou articulares.
  • Constipação ou diarreia.

Outros efeitos colaterais mais graves podem ocorrer com menos frequência:

Reações à perfusão. Alguns pacientes podem apresentar uma reação à infusão ao receber os medicamentos como uma reação alérgica, que pode incluir febre, calafrios, rubor facial, erupção cutânea, coceira na pele, tontura, chiado no peito e dificuldade em respirar. Se você apresentar qualquer um desses sintomas enquanto estiver recebendo esses medicamentos comunique, imediatamente, seu médico.

Reações autoimunes. Esses medicamentos agem basicamente removendo uma das salvaguardas que normalmente mantêm o sistema imunológico do corpo sob controle. Às vezes, o sistema imunológico começa a atacar outras partes do corpo, o que pode provocar problemas nos pulmões, intestinos, fígado, glândulas hormonais, rins, pele ou outros órgãos.

É importante comunicar qualquer novo efeito colateral ao seu médico. Se ocorrerem efeitos colaterais graves, pode ser necessário interromper o tratamento e o paciente ser medicado com altas doses de corticosteroides para suprimir o sistema imunológico.

Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Imunoterapia.

Para saber se o medicamento que você está usando está aprovado pela ANVISA acesse nosso conteúdo sobre Medicamentos ANVISA.

Fonte: American Cancer Society (19/06/2019)





OBS. CONTEÚDO MERAMENTE INFORMATIVO 

ABS.

CARLA

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/a-boca-e-a-orofaringe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla