Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Câncer > Tumores Cerebrais / Sistema Nervoso Central em Crianças > Diagnóstico:Sinais e Sintomas dos

Equipe Oncoguia

  • - Data de cadastro: 13/09/2013 - Data de atualização: 05/06/2017



Os sinais e sintomas dos tumores cerebrais dependem basicamente da localização do tumor e do grau de comprometimento do tecido cerebral. Dessa maneira eles podem ser classificados como gerais e específicos:

Sintomas Gerais

Os tumores localizados em qualquer parte do cérebro podem provocar pressão dentro do crânio. Isto pode ser causado pelo crescimento do tumor, inchaço no cérebro ou bloqueio do fluxo do líquido cefalorraquidiano (LCR). O aumento da pressão pode levar a sintomas como:

  • Dor de cabeça.
  • Náuseas.
  • Vômitos.
  • Visão turva.
  • Problemas de equilíbrio.
  • Alterações de comportamento.
  • Convulsões.
  • Sonolência.


Dores de cabeça que pioram ao longo do tempo são um sintoma comum dos tumores cerebrais. Mas nem todos os tumores cerebrais provocam dores de cabeça, e a maioria das dores de cabeça não são provocadas por tumores.

Em algumas crianças, as convulsões são o primeiro sintoma de um tumor cerebral. A maioria das convulsões em crianças não são provocadas por tumores cerebrais, mas se o seu filho tiver uma convulsão, o médico pode encaminhá-lo para um neurologista para se certificar que não foi provocada por um tumor cerebral ou outra doença grave.

Nos primeiros anos de vida, outros sintomas incluem irritabilidade, perda de apetite, atraso no desenvolvimento e uma queda na capacidade intelectual e física. Em crianças pequenas, que ainda não se queixam de sintomas, os pais podem perceber um aumento no tamanho da cabeça, com ou sem abaulamento do crânio. Isso acontece porque os ossos do crânio ainda não cresceram juntos, e o aumento da pressão de um tumor pode empurrar e separá-los.

Em crianças em idade escolar, outros sintomas gerais podem incluir mal desempenho escolar, fadiga e mudanças na personalidade.

Se a criança consegue cooperar, o médico pode às vezes dizer se a pressão no interior do crânio está  aumentada examinando o fundo dos olhos da criança e observando inchaço do nervo óptico, o que é denominado papiledema.

Sintomas Específicos

Os tumores cerebrais muitas vezes podem provocar problemas com as funções específicas da região em que se desenvolvem. Por exemplo:

  • Tumores nas partes do cérebro que controlam o movimento ou sensibilidade  podem provocar fraqueza ou dormência em uma parte do corpo, muitas vezes em apenas um lado.
  • Tumores dentro ou próximo das partes do cérebro responsáveis ​​pela linguagem podem provocar problemas com a fala ou mesmo na compreensão das palavras.
  • Tumores na parte frontal do cérebro podem às vezes afetar o pensamento, a personalidade e as habilidades da linguagem.
  • Tumores em uma área do cérebro denominada gânglios basais normalmente provocam movimentos anormais e na posição corporal.
  • Tumores no cerebelo, que controlam a coordenação, podem provocar problemas na locomoção ou com outras funções normais, como, por exemplo, comer.
  • Tumores na parte posterior do cérebro, ou em torno da glândula pituitária, nervos ópticos, ou determinados nervos cranianos podem causar problemas de visão.
  • Tumores dentro ou próximos a outros nervos cranianos podem levar à perda de audição, problemas de equilíbrio, fraqueza de alguns músculos faciais ou dificuldade para engolir.
  • Tumores da medula espinhal podem provocar dormência, fraqueza ou falta de coordenação nos braços e/ou pernas (geralmente em ambos os lados do corpo), bem como problemas urinários ou intestinais.


Ter um ou mais desses sintomas não significa que a criança tenha um tumor cerebral ou de medula espinhal. Todos esses sintomas podem ser provocados pelo câncer, mas, mais frequentemente são provocados por outras doenças. Ainda assim, se o seu filho apresentar algum destes sintomas, consulte um médico para que a causa possa ser diagnosticada e tratada, se necessário.

Fonte: American Cancer Society (21/01/2016)





obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

http://www.oncoguia.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla