Powered By Blogger

quarta-feira, 26 de maio de 2021

Câncer de Boca e Orofaringe > Sobre o Câncer: Leucoplasia e Eritroplasia (Possíveis Lesões Pré-Cancerígenas)

 




















  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 11/04/2015 - Data de atualização: 23/01/2020



Leucoplasia e eritroplasia são termos utilizados para descrever determinados tipos anormais de tecido que podem ser encontrados na boca ou na garganta:

  • Leucoplasia é uma mancha branca ou cinza.
  • Eritroplasia pode ser ligeiramente abaulada, vermelha e que pode sangrar facilmente
  • Eritroleucoplasia é uma mancha com áreas vermelhas e brancas.

O dentista pode ser o primeiro profissional a visualizar essas áreas brancas ou vermelhas, que podem ser precursoras de um câncer, uma lesão pré-cancerígena denominada displasia, ou uma lesão relativamente inofensiva.

A displasia pode ser classificada como leve, moderada ou severa. Conhecer o grau da displasia ajuda a prever a probabilidade de progredir para um câncer ou desaparecer após o tratamento. Por exemplo, a displasia severa tem maior probabilidade de se tornar um câncer, enquanto a displasia leve tem maior probabilidade de desaparecer completamente.

As causas mais frequentes de leucoplasia e eritroplasia são fumar e mascar tabaco. Dentaduras mal ajustadas que irritam a língua ou a parte interna das bochechas também podem ser a causa das lesões pré-cancerígenas. Mas, às vezes, não existe uma causa óbvia. A displasia geralmente pode desaparecer se a causa for removida.

A maioria dos casos de leucoplasia não se transforma em câncer. Mas algumas leucoplasias são malignas quando diagnosticas ou têm alterações pré-cancerígenas que eventualmente podem evoluir para câncer se não forem devidamente tratadas.

A eritroplasia e a eritroleucoplasia são menos comuns, mas geralmente são mais graves. A maioria dessas lesões vermelhas pode ser uma lesão precursora de câncer, a biopsia confirmará a suspeita uma vez identificada a lesão.

No entanto, é importante notar que a maioria dos cânceres orais não se desenvolvem a partir de lesões pré-existentes.

Fonte: American Cancer Society (09/03/2018)





OBS. CONTEÚDO MERAMENTE INFORMATIVO 

ABS.

CARLA

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/a-boca-e-a-orofaringe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla