Powered By Blogger

domingo, 23 de maio de 2021

URINA NA DIÁLISE – FUNÇÃO RENAL RESIDUAL III

 Autor: Dra. Renata Campos

Modalidade de diálise utilizada (hemodiálise x diálise peritoneal)

Alguns estudos mostram que as pessoas submetidas à hemodiálise apresentam perda mais acelerada da função renal residual do que aquelas que fazem diálise peritoneal. No entanto, com os avanços alcançados nos últimos anos no tratamento por hemodiálise, essa diferença parece não ser mais relevante.

FATORES NÃO MODIFICÁVEIS QUE INTERFEREM COM A FUNÇÃO RENAL RESIDUAL

Infelizmente, nem todos os fatores que influenciam a perda da função renal residual podem ser modificados.

Tempo em diálise

A função renal residual vai se reduzindo com os anos e quanto mais tempo o paciente permanece sob diálise, maior será a diminuição. Eventualmente, todo paciente em diálise perde completamente sua função renal.

Doenças cardíacas e vasculares

A presença de doença coronária, episódios de infarto e isquemia miocárdica, insuficiência cardíaca e doença aterosclerótica difusa estão relacionados a maior rapidez na perda da função renal residual.

Proteinúria

proteinúria, nome que damos à perda de proteínas na urina, é um sinal de lesão renal ativa. Consequentemente, quanto maior for a proteinúria, mais rápida costuma ser a perda da função renal residual.

Diabetes

Diabéticos tendem a ter comprometimento renal mais acelerado, frequentemente com proteinúria. Além disso, possuem fatores de risco elevados para doenças cardiovasculares, e normalmente são hipertensas. Todos estes fatores individualmente contribuem para a perda da função renal residual e obviamente quando somados são potencializados. 

Idade avançada

Estudos identificaram que pessoas mais idosas estão sob maior risco de perda da função renal residual.


REFERÊNCIAS


Médica graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

https://www.mdsaude.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla