Powered By Blogger

terça-feira, 25 de julho de 2023

NEFROLOGIA/UROLOGIA; Hidronefrose: definição, causas, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento, evolução, prevenção e complicações

 Hidronefrose: definição, causas, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento, evolução, prevenção e complicações

 

 

O que é hidronefrose?

Normalmente, a urina flui dos rins para as vias urinárias em gradientes muito baixos de pressão. Se este fluxo for obstruído, acontece uma dilatação do rim pela urina, em decorrência da pressão de retorno do fluxo urinário sobre o rim, danificando os seus delicados tecidos e interrompendo o seu funcionamento. Chama-se hidronefrose à distensão que se verifica no rim assim afetado.

Quais são as causas da hidronefrose?

A causa mais comum da hidronefrose é uma obstrução do ureter em sua junção com a pelve renal. Em geral essa obstrução pode acontecer em razão de anomalias estruturais, ptose renal (deslocamento do rim para baixo), cálculos renais, compressão do ureter por órgãos adjacentes, etc. A hidronefrose também pode ser produzida por um refluxo da urina desde a bexiga, por diversos tipos de obstruções como cálculos, tumores, infecções, radioterapia, cirurgia, etc. A hidronefrose frequentemente ocorre durante a gravidez porque o útero aumentado passa a comprimir os ureteres.

Hidronefrose

Quais são os principais sinais e sintomas da hidronefrose?

Além dos sintomas da hidronefrose em si, deve-se ter em conta os sintomas provocados pelas suas causas. Estes dependem da natureza das causas, bem como da sua localização e duração. A hidronefrose que se instala agudamente produz uma cólica renal forte e intermitente no lado afetado. Se for crônica, a hidronefrose pode ser assintomática e só se manifestar pelas lesões renais tardias ou então haver apenas ataques de dor surda. Se o rim estiver muito grande, o médico pode palpar uma massa no flanco do paciente. Certa porcentagem de pacientes (mais ou menos 10%) tem sangue na urina. As infecções produzem febre, calafrios, pus na urina (geralmente só visto ao microscópico) e incômodo na zona da bexiga ou do rim. A obstrução da urina favorece a formação de cálculos. A hidronefrose pode causar sintomas intestinais leves, como náuseas, vômitos e dores abdominais.

Como o médico diagnostica a hidronefrose?

Tanto é importante diagnosticar a existência da hidronefrose quanto determinar as suas causas. Isso pode demandar uma grande variedade de exames. As análises de sangue podem dar uma ideia do estado funcional dos rins. A ecografia (ultrassonografia) proporciona imagens dos rins, ureteres e bexiga. A urografia excretora, outro exame que pode ser solicitado, consta de radiografias do sistema urinário feitas depois de uma injeção venosa de uma substância radiopaca, que permite visualizar a árvore urinária. Através de uma urografia retrógrada, a substância radiopaca é introduzida nas vias urinárias através da uretra e permite uma boa visualização da bexiga e da uretra. Estes exames, além de mostrarem possíveis lesões localizadas, oferecem informações acerca do fluxo urinário. A cistoscopia é um exame em que um tubo delgado contendo um dispositivo de fibra óptica em sua extremidade é introduzido no interior da uretra, produzindo imagens diretas do interior da bexiga, que são captadas em um monitor de televisão.

Como o médico trata a hidronefrose?

A solução da hidronefrose tanto envolve o tratamento do acúmulo de urina quanto de suas causas e por isso exige recursos variados. A urina acumulada deve ser drenada o mais depressa possível se a função renal diminuiu, a infecção persiste ou a dor se torna muito forte. Na hidronefrose crônica é importante corrigir a causa da obstrução urinária. Uma cirurgia pode ser necessária para corrigir anormalidades dos ureteres. O tratamento pode incluir medicamentos ou dilatação da uretra por meio de dilatadores mecânicos. Podem ser necessários outros tratamentos, como a litotripsia (fragmentação dos cálculos renais por meio de ondas sonoras) para os cálculos que estejam obstruindo a passagem da urina.

Como evolui a hidronefrose?

A hidronefrose pode evoluir com muita dor de forma intermitente, devido a um acúmulo de urina na pelve renal, exigindo uma solução de urgência.

A hidronefrose leve e de pouca duração é reversível, embora os ductos urinários possam permanecer dilatados. As mais sérias, se não forem tratadas, acabam por lesar os rins e podem terminar em insuficiência renal.

O prognóstico da hidronefrose crônica é menos otimista do que o da hidronefrose aguda.

Como prevenir a hidronefrose?

A prevenção da hidronefrose consiste em tratar e remover as doenças que podem causá-la.

Quais são as complicações possíveis da hidronefrose?

A hidronefrose já é uma complicação de outras doenças, mas sua evolução pode terminar em insuficiência renal.

 

Referências:

As informações veiculadas neste texto foram extraídas em parte dos sites da Mayo ClinicNational Kidney Foundation e National Health Service (NHS) do Reino Unido.

ABCMED, 2014. Hidronefrose: definição, causas, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento, evolução, prevenção e complicações. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doencas/551877/hidronefrose-definicao-causas-sinais-e-sintomas-diagnostico-tratamento-evolucao-prevencao-e-complicacoes.htm>. Acesso em: 21 jul. 2023.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

 

FONTE:https://www.abc.med.br/p/
 

#autocuidadoéSobreViver #JulhoVerde2022 #CampanhaNacionalPrevençãoCCP #CCP #CâncerdeCabeçaePescoço #acbgbrasil@ 


 

 

 

 


 




obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla