Powered By Blogger

quinta-feira, 20 de julho de 2023

SÍNDROME DO PÉ DIABÉTICO: SINAIS DE NECESSIDADE DE AJUDA MÉDICA

blogue

 

Quais são os sinais nos pés que indicam que deve procurar ajuda médica?

·       Alterações na forma dos pés, como por exemplo, joanetes, dedos em garra, dedos em martelo, ou calos. Essas deformidades modificam os apoios e os pontos de contacto dos pés com o calçado, o que favorece o aparecimento de feridas e torna mais difícil a cura. Os dedos em garra ou em martelo são lesões nos tendões ou nos ossos da ponta dos dedos. Estas lesões correspondem a um colapso ou flexão de uma ou duas articulações do segundo, terceiro, quarto ou quinto dedo. Este colapso pode criar uma pressão dolorosa no pé e dificuldades no caminhar, para lá do desconforto estético.

 

 

·       A presença de pele seca, rachada e dura (hiperceratose) é indicativa de neuropatia e favorece a formação de feridas.

·       Unhas vermelhas, deformadas ou com uma aparência fora do normal;

·       Limitações na mobilidade do pé;

·       Feridas, bolhas ou chagas nos pés;

·       Mudanças na sensibilidade nos pés ou nas pernas, especialmente à noite;

·       Dor ou cãibras nas pernas, porque esse sinal pode indicar má circulação ou doença vascular periférica. O resultado é o suprimento deficiente de oxigénio (hipoxia) às células, ou que não chega uma quantidade suficiente de sangue (isquemia) aos pés. Por essa razão a pessoa pode ferir-se mais facilmente porque tem menos sensibilidade, e a cicatrização da ferida é mais difícil porque o organismo não responde corretamente à infeção.

 

 SSofro de uma úlcera de pé diabético… o que devo fazer?

 

Se tiver uma ferida deve procurar com urgência um especialista em pé diabético para tratar corretamente e precocemente os fatores de risco. O médico irá verificar se tem algum tipo de falta de sensibilidade nos pés através de simples exames indolores. Com tratamento adequado, 90% dos pacientes com úlceras do pé diabético recuperam, embora o prognóstico dependa, em grande medida, do estado de saúde geral da pessoa e do acompanhamento do tratamento prescrito.

Para evitar complicações e melhorar a cicatrização da ferida é muito importante que:

·       Tome a medicação prescrita pelo médico;

·       Mantenha uma dieta saudável;

·       Pare de fumar, se tiver esse vício;

·       Controle o excesso de peso através de atividade física moderada.

Quais são os fatores de risco de lesão no pé diabético?

·       Falta de sensibilidade no pé (neuropatía);

·       Insuficiente circulação sanguínea (doença vascular periférica);

·       Também se deve estar atento à infeção da ferida, já que a falta de sensibilidade nos pés pode passar despercebida e agravar a infeção.

 

 

O que é a neuropatia?

 

A neuropatia consiste numa deterioração dos nervos, normalmente em consequência do mau controle dos níveis de açúcar no sangue. Ela pode provocar a perda de sensibilidade (neuropatia sensorial) e/ou alterações funcionais no pé (neuropatias autonómica e motora).

A falta de sensibilidade nos pés faz com que não se sinta dor, e, portanto, não se reaja perante estímulos que deveriam ser dolorosos como os que resultam de sapatos apertados, alterações na morfologia do pé, exposição a fontes de frio ou de calor (aquecedores, etc.) ou bolhas. 

Estas agressões podem provocar facilmente a aparição de uma úlcera difícil de cicatrizar, e que se pode agravar com rapidez devido à dificuldade de perceção da ferida.



Fontes:

https://www.coflugo.org/docs/Guia_piediabetico.pdf

https://www.saudecuf.pt/mais-saude/doencas-a-z/dedos-em-garra

Cruz Roja de España


FONTE: https://www.cuidador.pt/blogue/

 

 

 

 


 




obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla