Powered By Blogger

terça-feira, 16 de setembro de 2025

CÂNCER:Tudo sobre linfomas

Os linfomas são tipos de câncer que se originam nos linfonodos e outras partes do sistema linfático, afetando os linfócitos — células essenciais do sistema imunológico. Eles podem ser agressivos ou de progressão lenta e atingem pessoas de todas as idades.

 

Imagem gerada com inteligência artificial

O que são linfomas?

Linfoma é o nome dado aos tumores malignos que se originam do sistema linfático. Existem mais de 70 subtipos, geralmente classificados em dois grupos: linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodgkin. A depender do subtipo, podem ter um comportamento mais indolente e ou mais agressivo.

Imagem gerada com inteligência artificial

Fatores de risco

Idade avançada ou muito jovem (dependendo do subtipo), histórico familiar, imunossupressão (como AIDS ou uso de imunossupressores), infecções crônicas (como Epstein-Barr, H. pylori, HIV e hepatite C) e doenças autoimunes aumentam o risco de linfomas.

Imagem gerada com inteligência artificial

Sintomas

Aumento dos gânglios linfáticos (ínguas), febre persistente, suores noturnos, perda de peso sem causa aparente, cansaço excessivo, coceira e infecções recorrentes são sinais frequentes.

 

Imagem gerada com inteligência artificial

Diagnóstico

O diagnóstico é feito por biópsia do linfonodo, exames laboratoriais, exames de imagem como tomografia e PET scan, além de biópsia da medula óssea em alguns casos para avaliação do estágio da doença.

 

Prevenção

Não há formas diretas de prevenir linfomas, mas manter o sistema imunológico saudável, controlar doenças autoimunes e tratar infecções crônicas pode ajudar a reduzir o risco.

Imagem gerada com inteligência artificial

Tratamento

O tratamento depende do tipo e estágio do linfoma, podendo incluir quimioterapia, imunoterapia, radioterapia e, em certos casos, transplante de medula óssea.

 

Recaída

Linfomas podem voltar mesmo após o tratamento. O acompanhamento médico contínuo com exames de controle é essencial para detectar possíveis recidivas e definir novas estratégias terapêuticas.

FONTE: https://vencerocancer.org.br/cancer-geral/linfoma/

 

 

 

 

 

 

 

 


 

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla