Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de julho de 2010

CATETER

QUANDO A FÍSTULA NÃO É POSSÍVEL


O braço é o local mais comum para a confecção da fístula. Quando este local não pode ser usado, as veias da virilha ou da perna podem ser uma alternativa. O catéter de duplo lúmen permite a retirada e a devolução do sangue, sendo utilizado quando há necessidade de se iniciar o tratamento de hemodiálise mas não houve tempo para a realização da fístula, se ela não amadureceu o suficiente ou ainda se existe algum problema com a fístulaé que esta precisa de pelo menos um mês para se tornar apta a punção pelas grossas agulhas da hemodiálise.Nem todos os pacientes podem esperar por este intervalo para começar a dialisar. Neste caso lança-se mão do cateter de hemodiálise. Este cateter é introduzido geralmente na veia jugular interna, localizada no pescoço, e prolonga-se até a veia cava, que fica na entrada do coração. è um procedimento de 30 minutos e o paciente pode seguir imediatamente para hemodiálise.



ACESSO TEMPORÁRIO – CATETER



O acesso temporário é utilizado em situações emergenciais ou durante o período de maturação da fístula artério-venosa.O acesso temporário pode ser instalado nas veias de grande calibre. O local onde o cateter foi instalado deve ser manter sempre limpo e seco. Somente a equipe de enfermagem pode fazer os curativos do cateter. O local do cateter se for molhado pode causar uma grande infecção. Portanto, se o curativo molhar o paciente deve procurar o serviço de hemodiálise imediatamente.
Por isso, é absolutamente imprescindível que cada paciente siga as instruções de seu médico.




Reparem na ilustração ao lado. Tudo o que está abaixo da grande seta azul fica para fora do corpo. O resto fica internamente. O cateter possui 2 vias, uma para levar o sangue até a máquina de hemodiálise e outra para devolvê-lo. Enquanto a fístula não estiver pronta, o paciente dialisa pelo cateter.Então porque não utilizar o cateter sempre ? Apesar de já existirem cateteres de longa duração, que podem permanecer por alguns meses, eventualmente todos eles em algum momento serão infectados por bactérias residentes na nossa pele. Através do cateter essas bactérias conseguem acesso a nossa circulação sanguínea podendo levar a um quadro grave de sepse (leia: O QUE É SEPSE / SEPSIS E CHOQUE SÉPTICO ? )O cateter também não consegue fluxos de sangue bons, não proporcionando uma hemodiálise tão eficiente quanto a fístula.Portanto, o cateter de hemodiálise é uma solução provisória, e deve ser sempre substituído pela fístula o mais rápido possível.

textos:
Marcia Regina V. Fermi
Coordenadora de Enfermagem do Grupo Nefrocare – COREN 34.500

www.mdsade.com/postado por Dr. Pedro Pinheiro
fotos:
www. mdsaude.com
abs,

postado por Carla

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Minha avó tem diabetes e possui 72 anos. Já fez vários exames superficiais em relação ao coração e nunca deu nada. Nesses últimos meses vem se queixando de pontadas no peito e dor nas costas. Quando foi ao médico, ele recomendou o cateterismo para saber se há ou nao algo no coração. Ela corre algum risco? Estou muito preocupado. Obrigado. Obs: meu nome é Thiago e ficaria bem feliz em ouvir sua resposta.

    ResponderExcluir

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla