Powered By Blogger

terça-feira, 30 de novembro de 2010

ALIMENTAÇÃO: A CHAVE PARA MANTER-SE SAUDÁVEL



“ Você descobriu que tem diabetes. Então vai aprender a se alimentar de forma saudável, fazer exercícios, cuidar de verdade da sua saúde e evitar colesterol alto, problemas cardíacos, obesidade... A descoberta do diabetes acaba sendo positiva.”


Frase que o Dr.Levimar Rocha Araújo, endocrinologista de BH que tem diabetes, gosta de dizer para seus pacientes.


"Uma das dificuldades é quando o paciente descobre que tem diabetes. Receber a notícia deprime, porque o preconceito contra a doença é grande, e a pessoa acha que a vida acabou, que nunca mais vai poder fazer nada, nem comer nada. E isso é uma inverdade; hoje a medicina defende que o diabético pode comer de tudo, desde que com equilíbrio. O segredo está na distribuição de alimentos, na dieta com moderação, na monitoração da glicemia."



Drª Denise Reis Franco, endocrinologista de SP


fonte: www.diabetesnoscuidamos.com.br -Sanofi-aventis



Viver bem significa viver com qualidade de vida. Para viver com qualidade é preciso ter saúde, "bem-estar" e alegria. Corpo, mente e espírito saudáveis resultam em equilíbrio. É verdade que nem tudo depende de nós mas, no que se refere à saúde, devemos fazer nossa parte, cuidando da alimentação.

O que devem comer as pessoas que têm diabetes?



As pessoas com diabetes devem comer os mesmos alimentos que ajudam todas as pessoas a se manterem saudáveis. Suas refeições e lanches devem incluir uma variedade de frutas, vegetais, amidos, carnes e produtos lácteos.



Recomendações úteis
  1. Estabeleça um horário regular para as refeições e lanches do dia. Não pule refeições.
  2. Prefira ir ao supermercado sem que esteja com fome. Desta forma, evitará a compra de alimentos que não lhe convenham.
  3. Procure manter um plano alimentar saudável com atenção aos carboidratos e calorias. Um nutricionista poderá orientá-lo.
  4. Consuma diariamente frutas (na quantidade recomendada pelo seu médico ou nutricionista), vegetais frescos e crus (á vontade) e cereais integrais, optando também por alimentos que contenham menores concentrações de gorduras totais e trans(salgadinhos e batatinhas de pacotes, biscoitos recheados).
  5. Reduza os alimentos ricos em gorduras como batata frita, sorvetes, queijos, toucinho, salsicha, banha, óleo, maionese e alguns temperos para saladas.
  6. Asse, ferva ou grelhe os seus alimentos. Evite frituras.
  7. Tenha por hábito ler o rótulo dos produtos que fazem parte de sua lista de supermercado: alguns alimentos identificados como ”dietéticos” podem ser ricos em gorduras e calorias. Solicite a orientação ao seu nutricionista.
fonte: minicurso - universa
  • Diet
    Diet significa ausência de algum nutriente no alimento, que pode ser o açúcar, sódio, gordura ou proteína. Nas sobremesas, por exemplo, há isenção do açúcar.Os produtos diet devem ser consumidos por pessoas que necessitem de alimentos com isenção desses nutrientes, ou seja, são indicados para pessoas que têm restrição ao consumo de alguma substância.
    Fonte: Foster-Powel, A Nova Revolução da Glicose, 2003
    Fonte:www.lowcucar.com.br

  • Light
    São alimentos cujo valor energético(calorias) ou conteúdo de algum nutriente(acúcares, gorduras, soódio, etc) é baixo ou reduzido em pelo menos 25% quando comparado ao produto na sua apresentação normal.
    Fonte:www.lowcucar.com.br
  • Zero
    O termo Zero é um dos mais utilizados na atualidade. É de fácil compreensão porque junto à expressão “zero”, vem em seguida o que é retirado no produto, como por exemplo “Zero Açucar”, “ Zero Calorias”, “Zero gordura”, etc.
    Como o pensamento de muitas pessoas era de que produtos Diet eram apenas os produtos sem açúcar ou direcionados a diabéticos, pode-se dizer que o termo Zero seria uma saída para facilitar o entendimento e popularizar o consumo desses produtos. Alguns produtos light que tinham a retirada total de algum nutriente também aderiram ao termo zero.
    Fonte:www.lowcucar.com.br
  • Low Carb
    Alimentos com baixo teor de carboidratos. Os produtos da Substância Low Carb têm baixo teor de carboidratos e a quantidade aumentada de proteínas. São indicados para serem ingeridos à noite, quando os carboidratos são armazenados sob forma de gordura. Também são ótimas opções para quem fez a dieta da proteína e agora está voltando a ingerir carboidratos numa quantidade controlada
    Fonte: Foster-Powel, A Nova Revolução da Glicose, 2003
  • Sem glúten
    O glúten é uma proteína vegetal encontrada na aveia, trigo, centeio e cevada. Algumas pessoas têm alergia ao glúten, alergia essa chamada de Doença Celíaca, não podendo ingerir esta proteína. Existem estudos que relacionam a isenção do glúten na alimentação com a ativação do metabolismo e conseqüente perda de peso.
    Fonte: Foster-Powel, A Nova Revolução da Glicose, 2003

abs,


Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla