Powered By Blogger

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Obesidade: fator de risco para diabetes.

O diabetes tipo 2 (DM2) representa hoje uma das doenças mais comuns no mundo, englobando mais de 200 milhões de portadores. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a cada 5 segundos, uma pessoa no mundo descobre que tem a doença, enquanto no Brasil, a cada 2 minutos e 18 segundos surge um novo caso de diabetes. E além das complicações crônicas (falência dos rins, perda da visão e amputações), o número de mortes decorrentes do DM2 é preocupante.
E qual a razão dessa epidemia de DM2 ?
Acredita-se que os principais fatores relacionados são o envelhecimento da população, o sedentarismo e, principalmente, a obesidade.
Porque a maioria dos diabéticos tipo 2 são obesos?
A obesidade e o sobrepeso são os principais fatores de risco para o desenvolvimento de DM2, sendo detectada em 60 a 90% dos pacientes com a doença.
E isso é válido não só para adultos, mas também para crianças e adolescentes, nos quais a ocorrência de DM2 está cada vez mais freqüente, graças aos maus hábitos alimentares e ao sedentarismo.
O ganho de peso na atualidade decorre da grande ingestão de frituras e comidas gordurosas, abuso do açúcar e dos doces, baixa ingestão de frutas e hortaliças e refeições rápidas (do tipo fast-food) e em horários irregulares, graças à rotina corrida do dia-a-dia. Deve-se lembrar que a ingestão de doces não leva diretamente a diabetes, mas o faz indiretamente ao promover o ganho de peso.
Porque a obesidade leva a diabetes tipo 2?
A obesidade cria no corpo um estado chamado de resistência insulínica, ou seja, vai tornando cada vez mais difícil a atuação da insulina no organismo, apesar de esta ainda ser produzida. Por vários mecanismos, a insulina não consegue entrar nas células musculares e no fígado para promover a queima de glicose, isto é, para facilitar a entrada da glicose nas células, onde a ela é utilizada para a produção de energia. Daí surge o acúmulo de açúcar na corrente sanguínea e o aparecimento do DM2.
E por que nem toda pessoa com obesidade tem diabetes tipo 2?
A herança genética é muito importante para o desenvolvimento de DM2. Sendo assim, muitos obesos que não têm história de diabetes na família não desenvolverão a doença. Isso é significativo, pois os obesos que têm casos de DM2 na família devem ter muita atenção com os níveis de glicose no sangue.
Por outro lado, o ambiente em que a pessoa vive também tem um papel fundamental para o aparecimento do diabetes, principalmente no tipo 2. Além da predisposição genética, fatores como os maus hábitos alimentares - que levam à obesidade - e o sedentarismo da vida moderna são os principais responsáveis para o surgimento da doença.
O que fazer para prevenir o aparecimento do diabetes tipo 2?
Por tudo isso, tratando-se a obesidade é possível prevenir o DM2, devendo-se tomar atitudes na fase em que o indivíduo começa a ser obeso, mas ainda não diabético. Da mesma forma, a promoção da perda de peso, além de prevenir o DM2, auxilia no seu tratamento e torna a vida mais saudável.
As alterações do estilo de vida, que passam por uma alimentação equilibrada e racional, sem doces ou gorduras e com horários regulares de refeição, associada ao aumento da atividade física aeróbica, são fundamentais para reverter ou atrasar o processo. E tais medidas devem ser instituídas desde a infância, para que os hábitos saudáveis de vida sejam criados desde cedo.
Perder peso é difícil, e é uma questão de prioridade. E prioridade é uma questão de preferência.
abs,
Carla
fonte: Espaço Diabetes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla