Powered By Blogger

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Dia Mundial do Diabetes - 14/11

O diabetes é um problema metabólico causado pela ausência ou deficiência na produção de insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas e responsável pela absorção da glicose no sangue para as células.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a doença atinge 150 milhões de pessoas no mundo, de todas as idades. No entanto, a Federação Internacional da Diabetes acredita que esse número chega a 285 milhões, já que quase 50% dos diabéticos desconhecem sua condição. A doença, quando não controlada, pode levar a várias complicações.

Diabetes
Segundo dados da Federação Internacional do Diabetes (IDF), no Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas são portadoras da doença e aparecem 500 novos casos de diabetes por dia.
O tema escolhido para a Campanha Mundial de 2010 é “Diabetes: Educar para Prevenir”. O objetivo é chamar a atenção de quem está envolvido direta ou indiretamente nos cuidados com o diabetes.

No Brasil é considerada a 4ª principal causa básica de morte, atingindo adultos e crianças, homens e mulheres, ricos e pobres, sem distinção.A prevalência do diabetes, na maior parte dos países, atinge 7,9% da população adulta. O diabetes insulino-dependente atinge crianças e adolescentes, na proporção de um para 500 e de um para 200, respectivamente, com a redução, em até um terço, da expectativa de vida.

fontes: revista vigor
www.diabetes.org.br


Campanha em Belo Horizonte

No dia 12 de novembro, a SBD-MG juntamente com a Secretaria Municipal e Estadual de Saúde de Belo Horizonte farão campanha em prol do Dia Mundial do Diabetes. O evento ocorrerá na Rodoviária de Belo Horizonte, das 13h às 17h. Confira a programação:
  • Exame de fundo de olho dos diabéticos;
  • Avaliação dos pés dos diabéticos;
  • Aferição do índice de massa corporal;
  • Avaliação do risco de se ter diabetes da população em geral;
  • Avaliação da glicemia capilar e peso dos pacientes com risco aumentado de ser diabéticos;
  • Apresentação da Banda de Música da Polícia Militar;
  • Participação teatral do Mobiliza SUS;
  • Panfletagem e conscientização da população sobre a importância da prevenção e do controle do diabetes;
  • Orientações sobre: dieta, atividade física, higiene bucal, conservação e aplicação de insulina e complicações renais da doença.

Merck Promove Ações Para Funcionários no Rio de Janeiro

Em homenagem ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado no próximo domingo, dia 14 de novembro, a Merck, a mais antiga indústria química e farmacêutica do mundo, vai iluminar de azul a fachada da sua fábrica, em Jacarepaguá.

De 17 a 19 de novembro, serão desenvolvidas uma série de exames e ações para os seus funcionários, por meio da sua equipe do Departamento Médico.

Durante estes três dias, serão realizadas: medição do índice de glicemia, palestras de conscientização e orientação nutricional e uma avaliação dos pés para quem apresentar indícios da doença.

O objetivo da Merck é conscientizar os seus funcionários sobre os riscos da doença, as formas de prevenção e como manter o diabetes sob controle.

Hospital Sirio-Libanês promove Ações em São Paulo

Até o dia 14 de novembro, o Hospital Sírio-Libanês promoverá uma série de ações destinadas a difundir informações sobre a doença. A programação tem o objetivo de atingir diferentes públicos, a começar pelos seus próprios profissionais e pacientes, além das pessoas que circulam pelas proximidades da Rua Adma Jafet, no bairro da Bela Vista, São Paulo (SP), onde a instituição está localizada.

No site www.diamundialdodiabetes.org.br , vc. encontra toda agenda com os eventos.

Em Portugal

CORRIDA PELA DIABETES

Para assinalar o Dia Mundial da Diabetes, no dia 14 de Novembro venha correr ou caminhar connosco.
Com a participação dos campeões olímpicos Rosa Mota e Carlos Lopes.

PARTICIPE NA CORRIDA PELA DIABETES, em Lisboa.

Inscreva-se até 12 de Novembro através da transferência de 5 euros para o NIB da APDP 003506750001027333297
Seja solidário com esta causa. Maiores informações no site.www.apdp.pt


abs,


Carla

VAMOS CONTROLAR O DIABETES. AGORA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla