Powered By Blogger

sábado, 27 de novembro de 2010

Complicações Crônicas do Diabetes

As complicações do diabetes não podem ser previstas, mas são muito menos comuns e graves nas pessoas que possuem os níveis de glicose bem controlados!



Esse controle da glicemia pode ser estimado através da dosagem da Hemoglobina Glicada, ou HbA1c, um exame que reflete a média dos valores de glicemia nos três meses anteriores em cada paciente.
O controle ótimo do diabetes é obtido quando a HbA1c é menor do que 7%, sendo que ela deve ser dosada a cada 3 meses, a cada consulta médica.

As complicações crônicas do diabetes ocorrem basicamente pelo excesso de glicose no sangue, o que leva a lesões nos pequenos vasos sanguíneos da retina e dos rins, nos grandes vasos do coração, pescoço e pernas e lesões nos nervos responsáveis pela sensibilidade e movimento dos membros e pelo funcionamento do intestino e bexiga .




Olhos:

1. Retinopatia Diabética: acometimento da retina, que corresponde a uma tela no fundo do olho onde são projetadas as imagens que vemos.A hiperglicemia leva ao aparecimento de manchas e sangramentos na retina, determinando a diminuição da visão. Em casos mais graves, podem ocorrer descolamento de retina e hemorragia vítrea, resultando em cegueira.

2. O diabetes favorece o desenvolvimento de catarata e glaucoma.

COMO PREVENIR A RETINOPATIA? Para prevenir a retinopatia, é fundamental manter um bom controle glicêmico (HbA1c <>
Rins:
1. Nefropatia Diabética: consiste no acometimento dos rins pelo diabetes, já que a glicose alta e a pressão arterial elevada podem causar lesões nesses órgãos. Existe risco de redução gradual na capacidade de filtração dos rins, o que é chamado insuficiência renal crônica e que se não tratada adequadamente pode levar o paciente a necessitar de hemodiálise.


Como avaliar o acometimento dos rins pelo diabetes?

Avalia-se o acometimento dos rins pela perda de proteínas pela urina, (proteinúria) e pelo cálculo do clearance de creatinina no exame de urina de 24 horas e da creatinina no sangue. Quando em grande quantidade, a proteinúria pode levar o paciente ao inchaço, que é mais evidente nas pernas.


COMO PREVENIR A NEFROPATIA?

Para prevenir a nefropatia, é preciso:
• Controlar bem a glicose (HbA1c <>

• Manter a pressão arterial menor do que 130 x 80 mmHg;
• Fazer exame de urina que pesquise a microalbuminúria pelo menos uma vez ao ano;

• Evitar excesso de proteínas na alimentação.


Neuropatia Periférica:

A hiperglicemia crônica pode também levar ao quadro de Neuropatia Periférica, ou seja, lesão nos nervos das pernas e braços, que pode determinar o aparecimento de sintomas como dormência, formigamento, câimbras e dores em queimação nos membros inferiores, além de deformidades nos pés, como joanetes e calos. Em casos mais avançados, pode haver perda da sensibilidade dolorosa e térmica (de temperatura) e ulceração nos pés.

COMO PREVENIR?

Para prevenir esses problemas, é necessário controlar a glicose, ir ao médico regularmente e pedir a ele que examine os pés e, principalmente, cuidar diariamente dos pés, desde sua limpeza à escolha do calçado (ver cuidados com o Pé Diabético).



Neuropatia Autonômica:

Ocorre pelo acometimento dos nervos dos órgãos do corpo pela hiperglicemia sustentada. Pode se apresentar na forma de constipação intestinal, diarréia persistente, vômitos e sensação de empachamento no estômago, hipotensão postural (queda de pressão quando na posição de pé), disfunção erétil e dificuldade para urinar por fraqueza da bexiga (disfunção vesical).

Outras complicações:

Doenças do coração e dos vasos ocorrem com mais frequência em quem tem diabetes e representam a principal causa de morte nesses pacientes. Dentre elas, a mais grave é a chamada DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA, que consiste no entupimento das artérias coronárias, que alimentam o coração, graças à lesão dos vasos pela hiperglicemia e pelo depósito de colesterol nos mesmos formando as placas de aterosclerose. Nessa situação, podem surgir sintomas de angina (dor no peito) e, se a dor for persistente, podemos estar diante de um infarto do miocárdio. Todo diabético que apresentar dor no peito deve procurar imediatamente atendimento médico de urgência. A doença arterial coronariana é mais comum nos pacientes diabéticos com hipertensão descontrolada, elevação do colesterol e nos fumantes.

O entupimento dos vasos pode aparecer nas artérias do pescoço, levando ao risco de derrame cerebral (AVC, ou acidente vascular cerebral), e nos membros inferiores, levando à má circulação de sangue nas pernas e dor para caminhar.


COMO PREVENIR?

Para prevenir tais complicações, é preciso controlar bem a glicose (HbA1c <>

É de fundamental importância que o paciente diabético faça acompanhamento regular com um cardiologista, que saberá pedir os exames apropriados para investigar se existe ou não doença coronariana e tratá-la antes que ela se torne grave.

Resumindo, a prevenção das complicações do diabetes envolve:

• Controle adequado da glicose (HbA1c <>

• Controle da Pressão Arterial (PA menor que 130 x 80 mmHg);

• Não fumar;

• Praticar exercícios físicos regularmente;

• Comparecer sempre às consultas, pelo menos a cada 3 meses, tirar suas dúvidas e seguir as orientações da equipe de saúde;

• Realizar o exame de microalbuminúria pelo menos uma vez ao ano e consultar com nefrologista, se necessário;

• Consultar com oftalmologista pelo menos uma vez ao ano, realizando o exame de fundo de olho;

• Consultar com cardiologista pelo menos uma vez ao ano e caso apareçam sintomas;

• Cuidar bem dos pés.

De fato, quanto melhor o controle da glicose, menor será o risco de complicações. A equipe envolvida no tratamento do diabetes tem o papel de orientar os pacientes a combater os hábitos e condições nocivos, como tabagismo, sedentarismo, obesidade e aumento da pressão e do colesterol.

Desta maneira, a educação e compreensão do paciente sobre a doença e sua participação no tratamento é fundamental para o seu sucesso. Quanto mais o paciente conhecer a respeito do diabetes, mais fácil será para controlar o açúcar do seu sangue e evitar as complicações.

abs,

Carla

fonte:Espaço Diabetes



Um comentário:

  1. Olá,

    Saiba como se prevenir do Diabetes e entenda melhor essa doença. Acesse o link http://bit.ly/cTnJgE.

    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

    Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude

    Obrigado,

    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla