Powered By Blogger

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Os Filhos Não Querem Cuidar De Seus Pais


A partir de vários comentários que chegam até nós pelo portal ou por email é possível concluir uma triste realidade: os filhos não querem mais cuidar de seus pais idosos, principalmente quando eles estão doentes. Acho revoltante deparar com esta realidade, principalmente se pensarmos que foram nossos pais as pessoas que cuidaram de nós enquanto crianças, dependentes, nas vezes que ficamos doentes.


É cada vez mais comum o relato de filhos que se sentem sobrecarregados, pois os irmãos ou outros familiares se retiram, e sobra para apenas um dele a árdua tarefa de cuidar de um idoso dependente. Uma coisa é fato: não existe uma lei que obrigue todos os filhos a cuidar dos pais idosos, em igual proporção. O Estatuto do Idoso, em seu Art 3° Paráguafo único - V, ilustra claramente a “priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência.” Ou seja, o idoso deve ser acolhido por sua própria família (filhos netos, irmãos, etc), sendo o atendimento em instituições recomendado apenas para os idosos que não possuem família ou que não tenha condições de se manter. Porém não há como obrigar a todos os irmãos se dedicarem na mesma proporção.


É um absurdo as pessoas procurarem leis que obriguem os filhos a exercerem sua função de filhos, penso que cuidar dos pais idosos seja uma tarefa tão natural aos filhos quanto cuidar de filhos pequenos é atribuição dos pais. Quando uma mãe ou pai se recusa a cuidar de um bebê ou abandona-o, toda a sociedade se revolta com um ato de atrocidade contra um incapaz. E quando o inverso acontece? Um idoso dependente é tão vulnerável quanto um bebê, ou seja, não tem condições de se alimentar sozinho, de se vestir sozinho e de defender-se.


Seguem abaixo algumas justificativas que filhos têm lançado mão para não cuidarem de seus pais idosos:


“Meus irmãos não me ajudam, estou sozinha para cuidar de papai!”. Não é certo “tirar o corpo fora” e deixar toda a tarefa de cuidar para apenas um irmão! Porém, mais errado ainda é este irmão deixar o idoso de lado. Isto é crime! Abandono e negligência do idoso são crimes e, quando denunciados, os agressores irão responder criminalmente. Não faz sentido criticar a falta de alguém (o irmão que não ajuda) cometendo a mesma injustiça. O idoso é que sai prejudicado. E se o cuidador fosse filho único e não tivesse nenhum irmão para dividir os cuidados? Muitas pessoas nessa situação conseguem alternativas (cuidador, ajuda de terceiros, instituições) e não ficam sobrecarregados, assim como também o idoso não fica abandonado.


“Estou ficando doente de tanto cuidar sozinha, decidi que não cuido mais de mamãe”. Um cuidador sobrecarregado pode mesmo adoecer em função do alto stress emocional e da sobrecarga física de cuidar de um cuidador (trocar roupas, dar banho e mudar de posição um adulto é muito pesado). Porém, mais uma vez afirmo que abandonar o idoso não irá resolver o problema. Um cuidador que fizer isto, além de poder responder na justiça, também poderá sentir-se culpado e deprimido por suas atitudes. Pensar apenas em seu bem-estar não resolve o problema. A solução é reunir a família e pensar no que pode ser feito no sentido de trazer melhor qualidade de vida para o idoso dependente e seu cuidador.


“Trabalho fora o dia todo, não tenho tempo de cuidar de mamãe!”. Um fato inquestionável: as pessoas precisam trabalhar para garantir sua subsistência, principalmente os cuidadores de idosos dependentes, que costumam ter vários gastos excedentes. Cuidar de um idoso nessas condições requer o mesmo trabalho e responsabilidade que cuidar de uma criança e nem por isto todas as mães param de trabalhar fora! É fato que o Brasil não disponibiliza de centros-dia gratuito para os idosos (com funcionamento semelhante ao das creches, o idoso passaria apenas o dia num local com acompanhamento multiprofissional), porém, em muitos casos, é possível arcar com os custos de um cuidador apenas em uma parte do dia, ou mesmo contar com a ajuda de familiares ou vizinhos de confiança que possam cuidar do idoso enquanto o familiar trabalha.


“Meu pai me abandonou enquanto criança, hoje ele está idoso e doente, mas não irei cuidar dele”. Cuidar envolve laços de afetividade desenvolvidos ao longo dos anos. Lógico que se esta pessoa não foi um bom pai torna-se mais difícil para um filho ser seu cuidador vários anos mais tarde. Porém, não se justifica um erro com o outro. Se as mágoas foram muito intensas, às vezes tentar ser o cuidador pode não ser a melhor saída, pois pode ser uma forma do filho descontar seu rancor pelo pai – atualmente impotente. Esta relação direta de dependência pode abalar emocionalmente ambos. Uma alternativa viável seria reunir a família e investir num bom cuidador familiar ou mesmo levar ao idoso a uma instituição de longa permanência adequada, prestando a assistência necessária.


“Minha mãe me agride e está muito chata. Não quero cuidar dela”. Agressividade e comportamentos ranzinzas podem ser sintomas da doença de Alzheimer, ou seja, não são propositais. Algumas crianças também são agressivas e cansativas e nem por isto a maioria dos pais levam-nas para abrigos. Pense nisto toda vez que pensar em deixar de cuidar de um familiar idoso que depende de seus cuidados. Converse com o médico do idoso, pois existe medicação para minimizar os sintomas agressivos e, mais uma vez, converse com a família em busca de ajuda.


Estes foram apenas alguns exemplos de justificativas que os filhos têm usado para não mais cuidarem de seus pais ou familiares idosos. Cada pessoa tem suas questões, seus problemas e limitações, mas não cuidar de pais idosos é grave! É uma forma de violência. Elabore alternativas, não tenha vergonha de pedir ajuda, às vezes as pessoas não ajudam, pois não sabem que você está precisando ser ajudado. Quando for possível, contrate um cuidador profissional, sua presença em casa, mesmo que em apenas uma parte do dia, pode ajudá-lo muito, principalmente quando não se tem outras pessoas da família para ajudar. Se a única alternativa for levar o idoso para uma ILPI, faça isto de maneira consciente, mantendo seus vínculos de pais e filhos. O que não pode é abandonar um idoso dependente, seja em casa, ou na instituição. E um cuidador também não pode fazer tudo sozinho.



p.s: as pessoas tem que ter mais amor pelos os seus idosos, fácil não é, mas, não podemos abondoná-los na hora em que mais precisam de atenção, carinho estar presente não é perda de tempo. Como queria ter meu pai para cuidar mais dele foi trabalhoso mas, um longo aprendizado como ser humano não perdi nada somente ganhei.....

abs,

Carla

Fonte: www.cuidardeidosos.com.br /A reprodução deste texto só pode ser realizada mediante expressa autorização do Portal Cuidar de Idosos

12 comentários:

  1. ola pessoal,meu avô sofreu um derrame e agora esta encamado ja faz um ano , ele tem cinco filhos ; o mais distante mora uma hora da casa dele ,mas somente minha mãe cuida dele, ela deixou de viver a vida para cuidar dele, pois não pode sair de casa para não deixar ele sozinho.

    estou procurando algum orgão competente que possa definir tarefas e tempos para cada filho que tem obrigação de cuidar de seus pais quando estão idosos ..

    alguém que possa me ajudar com algum contato ou site por favor estou precisando..

    caiorodrigodesouza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. pessoal o que minha mãe pode fazer perante a justiça para que os meus quatro tios tenham obrigação de ajudar a cuidar do meu avó..
    preciso dessas informações obrigado..

    caiorodrigodesouza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Eu particularmente não sei se há algum órgão que possua está competência para obrigar judicialmente seus tios a colaborem com sua mãe. Mas, estou encaminhando o seu e-mail para os colaboradores no blog na Melhor Idade para ver se eles podem ajudar com alguma informação. Sei que é difícil e bastante cansativo. Eu cuidei sozinho do meu pai por quase 09 anos possuo somente uma única irmã e quase não meu ajudou. Fiquei extremamente exausta com a situação, mas foi enriquecedor por pude crescer como ser humano foi por causa disto que fiz o blog para podermos repassar conscientizar sobre as doenças, informar, tirar dúvidas e principalmente criar um ciclo de ajuda. Espero que nossos colabores possam ter alguma informação e peço a eles que me dêem respaldo para eu publicar, pois quase todos têm o mesmo problema.
    Que Deus possa continuar iluminando, dando forças para vcs. passarem por mais esta prova com crescimento para vcs. Repassei o seu pedido para os colaboradoes do blog para ver quem pode dar uma orientação.
    "Por mais solitária e escura que sua jornada possa parecer,
    lembre-se que você nunca está só. Existem muitos Anjos Celestiais ao seu redor."

    Com carinho,
    Carla

    ResponderExcluir
  4. Olá, estava procurando,algo sobre como cuidar de idoso,tive que sai de minha casa para ficar com meus pais.Pai 91 e mãe 78 e um irmão de 41 meio deficiente..Essa coisa de anjos celestiais há mesmo pois só a ajuda do alto para suportar.Pois os meus pais são ótimos mais os dez irmãos que tenho é complicado cuido dos 03 com a ajuda da aposentadoria deles meus pais 01 salario minimo cada meu irmão não é aposentado.Gostei muito deste blog. Abraços.Wilma

    ResponderExcluir
  5. acho um absurdo não existir uma lei que obriguem os filhos cuidarem dos pais idosos!!! isso é brasil aqui tudo é uma merda mesmo

    ResponderExcluir
  6. Keune, olá! Obrigada pela visita.Também gostaria que tivesse uma legislação para punir para quem não cuida de seus idosos. Ainda continua o bom senso dos parentes que é impossível isto acontecer somente um parente é que vai tomar a frente para cuidar do seu idoso ficando um situação muito difícil. abs,

    ResponderExcluir
  7. Lamentável que os filhos não ame seus pais,que tanto lhe amou na infância..😌 muito triste ver isto,os filhos tem tempo pra tudo...menos tempo pra cuidar um pouquinho de seus velhos pais!!!

    ResponderExcluir
  8. Unknown, olá! Obrigada pela visita. Realmente é muito triste eu nem sei o que dizer recebo vários comentários e e-mail's perguntando se tem alguma forma judicial de obrigar os outros familiares ajudar a cuidar de seus entes principalmente quando a família tem vários filhos só falo que eles tem que ter bom senso por que não é fácil o cuidado diário . Minha mãe esta hospitalizada vejo isto constantemente no hospital os filhos brigarem para não ficar com os seus por causa dos compromissos no meu prédio tem um Senhor assim cuidam dele mas com pouco caso já falei mesmo não sendo consultada tive até vontade outro dia que fui socorre por que ele caiu estava todo sujo com um odor enorme de urina e a noite passei ele estava com a mesma roupa que tava durante o dia fiquei muito triste e chorei até mesmo minha mãe com alzheimer entendeu por que eu chorava sendo que meus familiares sempre criticaram o jeito que eu cuidava e cuido de minha mãe.Agora eles estão vendo que ela tá terminal mas bem cuidada são poucos que chegam no estado dela como ela está briguei muito com todos principalmente com o alzheimer não deixe ele tomar conta dela sempre forçava ela a fazer uma atividade....abs, fraternos,
    Carla

    ResponderExcluir
  9. Boa noite me ajudem por favor, estou desesperada. Meu mora comigo um tempo e um tempo com minha irmã, nesta semana ele fez carícias no corpo da minha sobrinha de 12 anos e fomos para na delegacia, ele foi ouvido e liberado pra aguar o julgamento em liberdade. Só que a justiça determinou que ele saísse de da casa dela i eu não tenho coragem de trazer ele pra minha casa porque tenho uma filha de 7 anos e tenho medo dele fazer o mesmo com meus filhos, eu e minha irmã estamos desempregado mesmo assim alugamos uma casa pra ele, só que ele acha que sou obrigada a manter ele dentro da minha casa Porque ele não pode ficar sozinho. Só que ele não tem nenhum problema de saúde , e também não trabalha. O que devo fazer????? Me ajudem

    ResponderExcluir
  10. Olá, Ygor! Nossa que situação complicada acho melhor vocês procurem por um advogado para orienta-los.Ele não está com nenhum problema de demência ppor que os idosos com demência a libído fica mais aflorada... Desculpa mais não tenho muito para orientar espero com sinceridade que tudo acabe bem

    obs. Procure orientação na prefeitura de sua cidade na parte de cidadania do idoso.
    . abs. fraternos,
    Carla

    ResponderExcluir
  11. Nao deve de haver lei que possa obrigar todos os filhos a cuidar dos pais simplesmente porque os pais não cuidam dos filhos da mesma maneira , muitos filhos nem conseguem estar perto dos pais por varias razoes : abuso sexual ou fisico , abandono ou venda de crianças para praticas sexuais , falta de apoio ou roubo da parte dos pais ou por exemplo num caso que um pai que herdou bens e decediu vender todos os seus bens durante a sua vida para gastar em prostitutas e espera agora que a sua filha cuide dele quando ele presisa na casa dela.Ou simplesmente um idoso com graves problemas mentais. Naturalmente os idosos não devem ser abandonados mas deve ser o estado a financiar e opcionalmente a colocar os idosos em lares aonde trabalham pessoas preparadas e com equipamento para lidar com idosos com todo o tipo de problemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Septioword! Obrigada pela visita e comentário . Cada caso é um caso. Todo Ser Humano tem suas dificuldades em seus lares entendo perfeitamente a situação temos é que ter a consciência tranquila para mais tarde não se arrepender cada qual é dono do seu coração, consciência e do seu caminhar temos o livre arbítrio de nossos atos e ações a escolha é sempre nossa. Eu acho que uns dos grandes ensinamentos do Mestre Jesus é que devemos perdoar por que a mágoa, rancor e o ódio são prejudiciais para nós. Mas cada qual segue o seu caminho e não estamos aqui para julgar e sim para auxiliar. Volte sempre
      Abs. Fraternos,
      Carla

      Excluir

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla