Powered By Blogger

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Crianças com Diabetes respondem melhor ao "Pode Fazer" que a ameaças.



Médicos e outros profissionais de tratamento de saúde sempre avisam os pacientes sobre as conseqüências de não seguir os seus tratamentos, mas pesquisadores afirmam agora que eles podem estar indo pelo caminho errado.


Nicole Palardy e colegas da Universidade de Alabama, Tuscaloosa e Birminghm, pesquisaram 101 adolescentes com idade entre 11 e 17 anos, que foram diagnosticados com diabetes mellitus dependente de insulina. Eles sugerem que esses jovens respondem melhor a tratamentos com mensagens construtivas do que aqueles que enfatizam as conseqüências negativas de não seguir o tratamento. "A não aderência a tratamentos médicos é um problema que cria vários riscos a saúde de pacientes com doenças crônicas", foi escrito em Janeiro no Journal do Development and Behaviour Pediatrics. "Os profissionais tentam resolver os problemas comunicando aos seus pacientes as conseqüências de não aderirem".


Sabendo que a atitude com a saúde do paciente influencia significativamente se o paciente seguirá ou não o seus planos de tratamento, os pesquisadores se concentraram a comparar atitudes e ligá-las a níveis diferentes de aderência. Eles mediram a freqüência de adesão as seus tratamentos por sete dias anteriores, e depois compararam a resposta do adolescente a cinco fatores, dois sobre ameaças:






  • Riscos Severos - Quanto doentes eles ficarão se eles não seguirem os tratamentos? Eles irão perder um dia de escola? Vários dias ? Eles irão morrer ?




  • Vulnerabilidade - Quais são as chances que eles fiquem doentes se eles não seguirem o tratamento? Eles terão uma reação a insulina, terão gangrena, ou falha renal ?


E outros três de análise:






  • Eficácia de Resposta - Como efetivamente eles consideravam os quatro maiores componentes de seus tratamentos (insulina, monitoramento da glicose no sangue, dieta e exercícios).




  • Eficácia Própria - Quanto eles acreditavam ser capazes de levar as tarefas do tratamento ?




  • Custos de Resposta - Quanto importante são os custos pessoais do tratamento tais como dor, inconveniência e embaraço ?


Os pesquisadores concluíram que a maioria dos adolescentes que acharam que seguir o tratamento inclui algum tipo de custo pessoal, tinham menos disposição a aderir ao tratamento completo. Eles sugeriram que mensagens que levem incentivos aos pacientes, tais como sobre os custos pessoais, podem ser mais efetivos para aumentar a aderência que mensagens de ameaças. Mostrar de maneira desafiadora que os custos pessoais não alteram o modo de vida do adolescente podem aumentar a aderência ao tratamento.




abs,


Carla


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla