Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de julho de 2012


Diagnóstico de câncer aumenta o risco de morte cardiovascular

Diagnóstico de câncer aumenta o risco de morte cardiovascular

O diagnóstico de câncer é uma experiência traumática que pode acarretar consequências adversas à saúde, as quais podem ultrapassar os efeitos próprios da doença ou do seu tratamento.Um grande estudo demonstrou que pacientes que recentemente receberam um diagnóstico de câncer tinham um risco aumentado de morte por suicídios ou doenças cardiovasculares.
Pesquisadores suecos avaliaram 6.073.240 indivíduos para examinar as associações entre o diagnóstico de câncer e o risco imediato de morte por suicídio ou doenças cardiovasculares no período de 1991 até 2006.
Em comparação com pessoas livres de câncer, o risco relativo de suicídio entre pacientes que receberam o diagnóstico de câncer foi 12,6 vezes maior na primeira semana, e 3,1 vezes maior durante o primeiro ano.O risco relativo de morte cardiovascular após o diagnóstico de câncer foi 5,6 e 3,3 vezes maior durante a primeira semana e o primeiro mês, respectivamente.
O risco de suicídio e morte cardiovascular diminuiu rapidamente após o primeiro ano do diagnóstico de câncer.O aumento do risco foi particularmente proeminente para os casos de câncer com pior evolução.
"Esperamos que os resultados de nosso estudo ajudem a melhorar os cuidados de pacientes recém diagnosticados de câncer e, eventualmente, diminuir o risco de estresse relacionado com a doença e a morte", finaliza o Dr Fang Fang, médico do Instituto Karolinska (Estocolmo, Suécia).

Fonte: The New England Journal of Medicine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla