Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Hiperdia tem 90 mil novos diabéticos e hipertensos em Manaus

O número de diabéticos e hipertensos cadastrados no Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos (Hiperdia), neste ano, em Manaus, já ultrapassa 90 mil pessoas, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que têm direito a medicamentos gratuitos.
Segundo a coordenadora do programa na capital, Elessandra Sicsú, até abril, mais de 60 mil casos de hipertensão e 30 mil de diabetes foram identificados, na rede básica de saúde.
Há mais de cinco anos em vigor em Manaus e desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde (MS), o Hiperdia tem por objetivo promover a assistência aos pacientes detentores das doenças e fornecer os medicamentos e instrumentos necessários ao seu controle.
A enfermeira destaca que no caso dos hipertensos, além de aferição de pressão, medicamentos como Enalapril, Anlodipino, Atenolol e AAS são disponibilizados gratuitamente nas policlínicas, farmácias gratuitas e em algumas casinhas distribuídas por distrito aos pacientes cadastrados.
“Destacamos apenas que os pacientes devem se cadastrar nas policlínicas disponibilizadas para poder ter acesso”, frisou a coordenadora.
São distribuídos 84 itens de medicamentos e mais a seringa que é usada pelos pacientes diabéticos que fazem tratamento com insulina.Em cada Farmácia Gratuita, o paciente tem a sua disposição um farmacêutico e uma equipe de técnicos que, além de auxiliar na dispensação, orienta sobre o uso correto dos medicamentos.
As farmácias estão interligadas on line com a Central de Medicamentos do Município, que funciona no bairro Planalto, zona centro-oeste. A interligação permitirá um monitoramento preciso dos estoques de medicamentos, para garantir a eficiência do abastecimento de cada farmácia.
Para retirar o medicamento na Farmácia Gratuita é preciso apresentar receita expedida por médico credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A receita precisa conter: nome completo do paciente, o medicamento prescrito com o nome genérico (não pode ser o nome comercial), forma farmacêutica, dosagem e modo de usar. É necessário, ainda, o carimbo do médico e o número de inscrição no Conselho Regional, a assinatura do médico e a data da emissão da receita.
A receita precisa ter o prazo de validade de 14 dias para antibióticos, 90 dias para medicamentos de uso contínuo e 30 dias para os demais medicamentos do elenco básico.
Hipertensão
Conforme o Ministério da Saúde, para ser considerado  hipertenso o paciente deve apresentar pressão arterial igual ou superior a 14 por 9.
A doença, causada pelo aumento na contração das paredes das artérias para fazer o sangue circular pelo corpo acaba sobrecarregando órgãos, como coração, rins e cérebro.
Se não tratada, a hipertensão pode causar entupimento de artérias, acidente vascular cerebral e até infarto.
Quanto à assistência destinada aos diabéticos, Sicsú esclarece que caso seja observada a necessidade de aferição do nível de glicemia por mais de duas vezes ao dia, o glicosímetro, além da Glibenclamida, Metformina e Insulina NPH e regular são disponibilizados.
“A diabetes é considerada uma epidemia, por isso, o paciente recebe o medicamento para três meses e após esse período passa por uma reavaliação médica”, explica Elessandra Sicsú.
fonte:http://www.diabetenet.com.br/conteudocompleto.asp?idconteudo=7199

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla