Powered By Blogger

quarta-feira, 12 de setembro de 2012


NÃO QUERO TOMAR BANHO!

Sentir-se sem privacidade, não gostar de tomar banho, sentir-se desconfortável (muito frio, com medo de água), sentir-se inseguro (medo de cair), esquecer de tomar banho ou não saber mais para que serve o banho. Esta
s são algumas causas que acontecem nos casos de idosos mais dependentes, principalmente com Alzheimer.


O que fazer para que o idoso tome seu banho regularmente:

- Comece por pedir de maneira amigável: "Por que não?" Isso lhe dará dicas e percepções sobre como você pode convencer o idoso. Medo de cair? Água muito quente ou fria? A falta de consciência da sua higiene? O que o idoso responde, servirá de auxílio para sua maneira de persuadir e fazer ele mudar de idéia.

- Certifique-se o processo de banho é confortável, em um ambiente aconchegante, banheiro com segurança à toda prova , que inclui uma cadeira de banho, tapetes emborrachados e barras de segurança no box..

- Mostre para o idoso o máximo de discrição e privacidade, na hora do banho. Lembre-se que muitos idosos e idosas nunca se despiram na frente de outras pessoas (nem para os cônjuges!)

- Deixe que o idoso tome o seu banho sozinho, se puder. Somente oriente no que for preciso. Não o trate como criança e nem o chame de "minha criança", "meu bebê" ou "vovó".
 
- Bom humor e segurança resolvem muito mais que ansiedade e imposição!

7 comentários:

  1. Minha sogra tem alzhaimer e vive comigo, esta com 88 anos e se recusa terminantemente a tomar banho e reage com agressão, mesmo com os mais carinhosos forma de insistir.. nao sei mais o que fazer..

    ResponderExcluir

  2. Vera, olá! Obrigada pela visita e o comentário sei o quanto essa doença é cruel mas,vá com calma(?). Tenta deixar passar um tempo em que você sugeriu a hora do banho fale com ela que precisa tomar banho por que ela vai sair ou receber uma visita tente também levar uma boneca para ela dar banho, cante são algumas sugestões minha mãe não quer lavar o cabelo então comecei a cantar músicas antigas e religiosas ela foi cantando se esqueceu que eu estava lavando o cabelo no final ela sempre pede para não molhá-los então eu falo já lavei e ela se espanta. No dia 28/05/2014 postei algumas sugestões para ajudar na hora do banho. abs,
    Que o Senhor esteja com vocês.
    Carla




    ResponderExcluir
  3. Cuido de uma senhora com 80anos e ela te alzheimer e a hora do banho e a mais complicada porque independente fo horario ela sempre diz ja ter toma anteriormente mesmo eu estando aqui, afinal ela nao lembra que eu estava ne, ai e aquela luta, as vezes nem sei mais o que dizer que vamos passear ou que os filhos vem visita-la, ou que vamos ao medico ou e recomendacao medica porque temos que padsar oleo na pele pra hidratar e nao rancar a pele toda outro problema que enfrento tambem, e dificil demais, mas vamos tentando ate uma desculpa dar certo e o banho acontecer embora ela acaba se chateando um pouco e eu nao gosto porque ela fica nervosa demais, mas gracas a Deus tudo e esquecido. Muito triste essa doenca, mas carinho, atencao, cuidado, amor , calma e muita paciencia a gente vai lebando com muita fe em Deus tudo da certo.

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe está com 89 anos, é lucida, costura os fuxicos na minha loja de artesanato, conversa com as pessoas, mas tenho notado que me engana na hora do banho, entra no banheiro, molha a cabeça e sai, quer dizer ela sabe que está enganando, a toalha fica sequinha, só molha a pontinha onde enxuga o cabelo, o sabonete fica sequinho, o cheiro de urina está insuportável, já falei com ela, mas ela finge que vai tomar banho e eu não quero constrangela ao falar que percebi que ela não tomou.O que posso fazer? Não quero magoa-la, mas entendo a necessidade da higienização.

    ResponderExcluir
  5. Olá, fazendo arte! Obrigada pela visita. É bastante complicado e constrangedor a nossa situação. Tenta ver se ela deixa você tomar banho com ela pedindo ajuda para lavar a suas costa que está com problema de coluna e só queria ela que era minha mãe. O medico orientou para tirarmos o foco do banho e falar sobre o quanto a água e gostosa para beber colocar nas plantas para relaxar, não sei se funciona pq no meu caso minha mãe ainda toma banho o problema com minha mãe é somente o de lavar o cabelo mas não custa tentar...mais falou se ñ quiser temos que usar uma tática....isso vc vai ter que descobrir...tem que achar o ponto fraco e hora certa... ex: vamos sair ...ou o filho vem buscar para sair... ou alguém vem buscar para ir em tal lugar.... melhor tomar banho agora pq vai faltar agua....ou a noite esfria muito.... enfim...n estratégias tem que ir com jeito e carinho ate concordar dá trabalho, mas pra mim o único remédio pra Alzheimer é o amor e o carinho da família, tudo vale a pena boa sorte. abs, fraternos e com Deus.

    ResponderExcluir
  6. Olá meu nome é Tatiani, moro em Belém do Pará, tenho minha vozinha que amo muito, esta com 83 e estamos passando por isso, ela perdeu o total interesse pela higiene

    ResponderExcluir
  7. Tatiani, obrigada pela visita e desculpa por somente hoje responder é que minha mãe está hospitalizada com Alzheimer terminal. Não deixe de higienizar sua vozinha use estratégias para fazer sua higienização também dê bastante água e passe hidratante sobre todo o corpo para evitar escaras. abs, fraternos .Carla

    ResponderExcluir

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla