Powered By Blogger

domingo, 13 de janeiro de 2013

7 Maneiras de Melhorar seu Sistema Imunológico


Por Bárbara Nomura; Avaliado por Julian Fisher, MD 

Seu sistema imunológico trabalha o tempo todo protegendo você contra vírus, bactérias e toxinas que tentam invadir seu corpo. Se ele não funcionar corretamente, aumentará o risco de contaminações de vírus e bactérias a que estamos expostos diariamente.

A má alimentação, o abuso de álcool e a falta de exercícios colaboram para esta queda de proteção. Este sistema de defesa merece atenção e de acordo com o doutor Antônio Sproesser, não é difícil cuidar dele. Aprenda como fazê-lo em 7 passos.

Equilibre o seu estilo de vida

Você precisa manter a vida em equilíbrio. Evite os extremos, como temperaturas excessivamente quentes ou frias, ansiedade e depressão, insônia e sonolência excessiva, anorexia e obesidade.

Como o Dr. Sproesser diz, "uma boa dieta, atividade física regular e uma vida emocional equilibrada são o tripé da boa imunidade".

Evite a poluição do ar

Avalie sua respiração e a qualidade do ar que você respira. Pergunte-se: Estou regularmente exposto à poluição dos carros ou me tornei um fumante passivo, através da exposição nas ruas? Sempre que possível passe um tempo em "áreas verdes" e respire o ar fresco. O ar limpo e fresco auxilia na formação do sangue saudável, um componente importante do sistema imunitário.

Não seja excessivamente dependente de vitaminas e suplementos

As vitaminas e os suplementos podem desempenhar um papel positivo no apoio da boa saúde, mas não resolvem sozinhos todos os problemas. Dr. Sproesser explica que tomar vitamina C não é de grande valor e é mais um mito do que uma cura cientificamente comprovada. "O zinco tem sido mencionado em vários artigos, como um suplemento que alivia os sinais, sintomas e duração da doença, mas o que realmente faz a diferença é manter uma dieta balanceada com verduras, frutas e líquidos", explica.

Não desperdice dinheiro com os mais recentes produtos

Você não precisa comprar todos os produtos que vê na TV e nas revistas. O que é realmente importante é manter um equilíbrio entre sua vida particular e trabalho. Faça exercícios regularmente, evite fumar e consuma álcool com cautela. Esta é a soma de valores que tornarão o seu sistema imunológico melhor.

Participe de atividades recreativas saudáveis

Ao fazer mais atividades físicas você ativará as propriedades protetoras do corpo, elevará o nível de serotonina - principal responsável pelo bom humor - e promoverá a liberação de endorfinas, proporcionando uma sensação de bem-estar. Esta é uma boa maneira de fortalecer seu corpo e mente. Mas, exercícios em excesso inibe a ação das células brancas do sangue e também produz substâncias que podem causar danos aos tecidos e células de vários órgãos, como cérebro, coração e sistema gastrointestinal. Você precisa ter moderação em todas as atividades.

Mantenha uma boa alimentação

Ao seguir uma dieta equilibrada você está ajudando seu corpo. Dietas equilibradas em carboidratos, proteína e gordura boa dão proteção e resistência aos agentes agressivos no corpo, tais como fungos, bactérias e vírus que normalmente habitam o nosso sistema sem causar problemas

A vacina da gripe aumenta a proteção

Se você tomou a vacina da gripe saiba que seu corpo elevará o nível de anticorpos contra o vírus da gripe, também conhecida como a influenza. Os níveis de anticorpos em nosso corpo fornece contínua defesa contra a doença, como explica Dr. Sproesser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla