Powered By Blogger

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Mesotelioma - Tipos de Cânceres - XXIV

Mesotelioma é um tipo de câncer que ocorre nas camadas mesoteliais da pleura, pericárdio, peritônio e da túnica vaginal do testículo. É mais comum em homens que em mulheres.
Histórico:
Quase sempre é causado devido a exposição ao amianto. Nesta doença, células malignas se desenvolvem no mesotélio, um revestimento protetor que cobre a maioria dos órgãos internos do corpo. O seu local de acometimento mais comum é a pleura (o revestimento externo dos pulmões e da parede torácica interna), mas também pode ocorrer no peritôneo (revestimento da cavidade abdominal), no coração, no pericárdio (um saco que envolve o coração) ou na túnica vaginal.
A maioria das pessoas que desenvolvem mesotelioma trabalharam em empregos nos quais foram expostas e inalaram partículas de asbesto, ou elas foram expostas a poeira de asbesto e fibras de outras maneiras. O ato de lavar as roupas de um membro da família que trabalhou com asbestos também pode colocar uma pessoa em risco de desenvolver mesotelioma. Ao contrário do câncer de pulmão, não há associação entre o mesotelioma e o tabagismo, mas o tabagismo aumenta muito o risco de outros cânceres induzidos pelo amianto.
Diagnóstico:
Para confirmar o diagnóstico de mesotelioma, um médico poderá solicitar:
- Biópsia
- Exames de ultrassonografia
- Tomografia cumputadorizada
Sintomas:
Os sintomas do mesotelioma incluem falta de ar devido a derrame pleural (fluido entre o pulmão e a parede torácica) ou dor na parede torácica e sintomas gerais como perda de peso. O diagnóstico pode ser suspeitado com um raio-x de tórax e uma tomografia computadorizada, sendo confirmado através de uma biópsia (amostra de tecido) e exame microscópica. Uma toracoscopia (a inserção de um tubo com uma câmera no tórax) pode ser usada para retirar biópsias. Ela permite a introdução de substâncias como talco para obliterar o espaço pleural (procedimento conhecido como pleurodese), o que previne que mais fluido se acumule pressionando o pulmão.
Tratamento:
O tratamento consiste em:
- Cirurgia para a retirada do tumor
- Quimioterapia para matar possíveis células cancerígenas que não são enxergadas a olho nú durante a cirurgia
- Radioterapia para insenficar o tratamento e melhorar a qualidade do mesmo
Pesquisas sobre exames de rastreamento para detecção precoce do mesotelioma estão em andamento.
Publicações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla