Powered By Blogger

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Quando o doente tem problemas de comunicação


Com a evolução da doença, a capacidade do doente para comunicar com as pessoas que o rodeiam diminuirá. Virá o dia em que você percebe que ele não consegue entendê-lo.
Lembre-se: quando chegar este momento, as palavras já não serão os meios de comunicação mais importantes.
Nessa altura, terá de usar o rosto, os gestos, enfim, qualquer coisa que possa estabelecer o contacto ou criar um entendimento entre ambos. Tente estabelecer contacto tocando-o, acariciando-o ou sorrindo-lhe. Chegou o momento de utilizar a comunicação não verbal.
O que pode fazer?
1) Olhe-o sempre nos olhos quando estiver a falar com ele ou a ouvi-lo.
2) Verifique regularmente se os problemas de visão e audição não se agravaram. Se tal acontecer, consulte o médico para obter ajuda.
3) Fale sempre com ele lentamente, pronunciando as palavras com clareza. Utilize palavras simples e modere o tom de voz para soar agradável e tranquilizante (não grite!).
4) Se estiver num compartimento com TV, desligue-a para que a sua voz possa ser facilmente reconhecida. Se necessário, passe para outro compartimento.
5) Nunca se canse de repetir as coisas. Tente transmitir a ideia que pretende exprimir da forma mais simples possível
6) Lembre-se que, embora a doença tenha provocado problemas de compreensão, o doente não é uma criança: trate-o com respeito e não fale com outras pessoas como se ele não estivesse presente.
7) Não poupe os sorrisos ou olhares e gestos amigáveis. Desta maneira tranquiliza-o e facilita a difícil tarefa da comunicação.
Fonte: "Alzheimer na Família" - Laboratórios Pfizer, Lda
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído;https://www.facebook.com/notes/alzheimer-portugal/quando-o-doente-tem-problemas-de-comunica%C3%A7%C3%A3o/461766457227844

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla