Powered By Blogger

domingo, 19 de abril de 2015

Pegadinhas da alimentação: saiba o que não é tão saudável assim




Conheça os alimentos que não são tão saudáveis ou light quanto parecem.

Nem tudo que parece é, já diz o ditado popular. Funciona assim também com alguns alimentos que consideramos saudáveis, mas nem sempre são recomendados. As nutricionistas Graziela Thomas, da Clínica Onodera Barra da Tijuca, e Paula Castilho, da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, alertam para alguns alimentos com os quais é preciso ficar de olho. "Muitos dos alimentos que pensamos ser saudáveis podem fazer mal a sua saúde", diz Paula. Veja a lista:

1- Saladas elaboradas

Tome cuidado com os molhos gordurosos e a maionese que muitas vezes fazem parte das saladas. Imagem ilustrativa. Foto: Getty Images
"Um erro comum é assumir que tudo que envolve a palavra 'salada' tem que ser saudável", alerta Graziela. Algumas são carregadas de maionese, com excesso de gorduras e calorias. 

Fique de olho no tamanho do prato, prefira os molhos light e fique atento à higienização das verduras – já que uma salada mal lavada pode causar diarreias e vômitos, entre outros problemas.

2- Integrais

Prefira os alimentos integrais que sejam orgânicos. Imagem ilustrativa. Foto: Getty Images
"Os alimentos integrais são excelentes, desde que sejam orgânicos. Caso contrário, estaremos ingerindo altas doses de agrotóxicos presentes nessas fibras", diz Paula. 

3- Alimentos artificiais: caixinha, lata e pó

Sopas artificiais possuem muitos conservantes e sódio. Imagem ilustrativa. Foto: Getty Images
A troca do refrigerante pelo suco industrializado não é tão bom negócio assim. Os sucos de caixinha contêm uma quantidade grande de açúcar, e mesmo as versões light ainda apresentam muitos conservantes (que podem prejudicar o funcionamento do intestino) e, em alguns casos, grandes quantidades de sódio. Opte pelos naturais, que conservam vitaminas que também se perdem no processo de industrialização. Lembrando que o de laranja, embora seja excelente fonte de vitamina C, é o mais calórico.

Os chás em lata também entram na lista. Embora os flavonoides, substâncias antioxidantes, sejam mantidos, eles merecem atenção. "Também apresentam grande quantidade de açúcar ou adoçante, semelhante a dos refrigerantes", diz Graziela.

As sopas industrializadas, que requerem apenas adição de água, também não devem fazer parte da dieta. "Elas contêm muitos conservantes, mas principalmente muito sódio: algumas chegam a ultrapassar o dobro da quantidade recomendada para um dia todo", afirma.

E até o leite em caixinha merece atenção. A nutricionista Paula Castilho dá a dica: "Tome leite fresco, de preferência orgânico, livre dos resíduos de agrotóxicos e promotores de crescimento presentes nas rações dos animais".

4- Adoçantes

Os efeitos do uso prolongado dos adoçantes ainda são desconhecidos. Foto: Steve Snodgrass/Wikimedia Commons
O consumo em grande escala de adoçantes deve ser evitado. "Os efeitos do uso excessivo e prolongado de adoçante ainda não são conhecidos. Por isso, a recomendação é tentar variar o tipo de adoçante utilizado ao longo do dia", sugere Graziela.

5- Chocolate diet

O chocolate diet, para perder em açúcar, compensa na adição de gordura. Imagem ilustrativa. Foto: Getty Images
Embora tenha menos açúcar e seja um aliado dos diabéticos, ele pode ser muito calórico. 

"Para manter o sabor e a consistência, a falta de açúcar é compensada com adição de gordura", explica a nutricionista da Onodera Barra da Tijuca.

6- Comida japonesa

O molho de soja possui muito sódio em sua composição. Imagem ilustrativa. Foto: Getty Images
Alguns pratos orientais são realmente são leves, como os sashimis, feitos de peixe cru, com cerca de 20 calorias por peça (e ricos em ômega 3). Mas outros não são tão light assim. 

O molho de soja, por exemplo, contém alta concentração de sódio e deve ter seu consumo moderado, pois aumenta a pressão sanguínea. "É preciso também tomar muito cuidado na hora de consumir peixe cru, pois um prato mal preparado pode conter bactérias extremamente perigosas", alerta Graziela.

7- Gelatina

As gelatinas coloridas artificialmente fazem mal à saúde. Imagem ilustrativa. Foto: Getty Images
Elas parecem inofensivas e ainda proporcionam colágeno para a pele, mas os corantes e aditivos químicos que os sabores coloridos têm fazem muito mal. 

"Gelatina incolor com sucos e pedacinhos de frutas orgânicas feita em casa é uma excelente sobremesa. Simples, barata e, essa sim, faz bem à saúde", diz Paula.

8- Barras de cereais

As barrinhas podem ter muito açúcar e gordura saturada. Imagem ilustrativa. Foto: Getty Images
Os lanchinhos milagrosos do século XXI também merecem atenção. "Muitas [barrinhas de cereais] são cheias de xarope de milho - rico em frutose -, açúcar e gordura saturada. Além disso, muitas marcas contêm mais de 350 calorias", diz a nutricionista da Onodera.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://blogfisiobrasil.blogspot.com.br/2015/04/pegadinhas-da-alimentacao-saiba-o-que.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla